Gestão de projetos de construção civil: 8 conceitos fundamentais

Amanda Gregio

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Já sabe quais são os conceitos fundamentais da gestão de projetos de construção civil? Descubra oito conceitos que você precisa conhecer sobre o tema.

Para que uma construção seja concluída dentro do prazo combinado, com a qualidade esperada, é muito importante respeitar um conjunto de parâmetros que são percebidos todos os dias em um canteiro de obras

A gestão de projetos de construção civil otimiza as chances de uma obra ser realizada, assegurando a sua organização mesmo antes do início das construções. Por exemplo, se o orçamento dessa construção for bem-feito as chances do cliente sair satisfeito, evitando transtornos ao longo da sua realização, principalmente pela necessidade de investir mais dinheiro, é muito maior. 

Da mesma maneira, é necessário respeitar os prazos e concluir todas as fases de forma eficiente, e o uso de novas tecnologias com a coordenação dos recursos disponíveis torna essas tarefas muito mais fáceis. O gerenciamento de projetos, então, é a chave para evitar erros e tornar os resultados os melhores possíveis. 

Com isso em mente, vamos entender melhor o que é a gestão de projetos de construção civil e os seus principais conceitos no texto a seguir. 

O que é a gestão de projetos de construção civil? 

A gestão de projetos de construção civil consiste na administração de todas as fases e todos os elementos que integram o projeto de uma obra, como os prazos, orçamento, mão de obra, materiais, maquinários e assim por diante. 

Ela deve agregar valor para o serviço e garantir que a obra seja concluída dentro do prazo. O gerenciamento consiste em fazer uso de várias técnicas para que o projeto seja um sucesso. Assim, ele será bem estruturado, capaz de conferir segurança no trabalho e a satisfação do cliente. 

Para conseguir colocar uma boa gestão de projetos em prática, é fundamental avaliar quais são os processos envolvidos e entender como eles funcionam. As boas práticas devem estar presentes desde o começo, considerando as metodologias de gerenciamento, a elaboração do projeto, a efetivação do planejamento através da execução e o monitoramento dos resultados obtidos. 

Ou seja, o gerenciamento de projetos está apoiado em alguns pilares que o gestor precisa entender e aplicar nas atividades: gestão de pessoas, gestão de obras, gestão de riscos e planejamento. 

Por que um planejamento com uma boa estrutura é tão importante para o sucesso de um projeto?

Para conseguir ter sucesso no gerenciamento dos projetos, é importante deixar alguns elementos muito bem definidos, como: 

  • as dificuldades;
  • os objetivos
  • os gastos;
  • a prevenção de riscos;
  • a mão de obra qualificada;
  • os melhores fornecedores;
  • os prazos;
  • os serviços terceirizados.  

Cada um desses conceitos deve se ajustar para a realidade do seu negócio. Além disso, outras especificidades precisam ser levadas em consideração. Cada obra tem as suas características particulares e as fases de produção são únicas. 

Dessa maneira, os processos precisam ser padronizados, para que a produtividade seja garantida. A prevenção de risco também é um processo complexo e precisa integrar o projeto de forma personalizada, como gerenciamento dos riscos. 

A gestão de projeto ainda deve realizar um levantamento em relação: 

  • ao uso dos equipamentos para construção civil;
  • ao acesso aos locais e o mapeamento dos lugares de risco;
  • à logística dos materiais;
  • às questões de segurança do trabalho;
  • à padronização dos processos. 

Eficiência na gestão de projetos de construção civil

No setor da construção civil, a realização de mais de um projeto ao mesmo tempo muitas vezes é o único caminho para cumprir os prazos e metas de uma organização. Para que esse cenário seja positivo e traga sucesso, é preciso compreender o dinamismo da gestão de várias obras simultaneamente, uma vez que os empreendimentos ativos necessitam de modificações e revisões constantes e de novas iniciativas avaliadas, priorizadas e selecionadas. 

Durante esse processo, haverá a necessidade de organizar e gerenciar os recursos, assim como realocá-los entre os empreendimentos de maneira alinhada ao reajuste de metas, de maneira que seja possível chegar ao equilíbrio entre os recursos e os projetos. Esse equilíbrio será atingido seguindo os conceitos a seguir: acompanhe o texto para entender.

8 conceitos fundamentais da gestão de projetos de construção civil

A gestão de projetos de construção civil envolve a aplicação de conhecimentos, técnicas e habilidades para planejar, executar e controlar as obras. Aqui, vamos explicar oito conceitos fundamentais para conseguir realizar essa tarefa com eficiência para que os seus projetos sejam grandes sucessos, confira no texto a seguir: 

  1. Planejamento;
  2. Gerenciamento de custos;
  3. Gerenciamento do tempo;
  4. Gerenciamento de riscos;
  5. Gestão de pessoas;
  6. Gerenciamento de recursos;
  7. Controle de qualidade;
  8. Comunicação. 

Agora que você já conhece os conceitos, vamos entender melhor cada um deles para aplicar na sua construtora e acabar com atrasos na entrega de projetos ou estouro dos orçamentos e outras dores de cabeça muito comuns no dia a dia da construção civil, acompanhe: 

  1. Planejamento

O planejamento é um dos principais conceitos da gestão de projetos de construção civil. Envolve a definição dos objetivos, cronograma e orçamento, escopo do projeto, assim como a identificação dos recursos necessários e a elaboração de um plano de trabalho. 

A definição do escopo pode até parecer uma tarefa simples, mas no caso da construção civil, é um desafio relevante nas tomadas de decisões que podem determinar o fracasso ou sucesso do seu projeto. 

Por isso, definir de maneira correta o escopo é o primeiro passo para alcançar um planejamento eficaz. Caso ele seja mal definido, a obra fica sujeita a muitas falhas e até a fracassos.

O cronograma e o orçamento já conhecemos melhor, você pode conferir os diversos conteúdos que temos sobre esses temas no nosso blog. 

Leia também: 

6 passos para desenvolver um modelo de cronograma de obra | Obra Prima

Cronograma de obra online: diga adeus aos atrasos | Obra Prima

8 dicas para uma planilha de orçamento de obras | Obra Prima

6 dicas para fazer um orçamento de obras blindado de erros | Obra Prima 

  1. Gerenciamento de custos

O gerenciamento de custos é fundamental na gestão de projetos de construção civil, já que o controle dos gastos é muito importante para o sucesso de qualquer projeto, inclusive deste setor tão competitivo. Isso inclui o gerenciamento e elaboração de orçamento e o monitoramento de custos ao longo da execução da obra. 

  1. Gerenciamento do tempo

A elaboração de um cronograma coerente com a realidade e confiável é uma tarefa complexa na construção civil, uma vez que envolve a certificação de cumprimento de prazos por parte de empresas terceirizadas e inúmeros prestadores de serviço. 

Uma etapa fundamental para o gerenciamento do tempo é a estimativa de recursos, em que são determinadas as demandas de mão de obra, material e equipamento, as respectivas quantidades necessárias para o cumprimento do prazo e estima-se a data em que cada um dos recursos estará disponível para a execução da tarefa. 

  1. Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é uma parte fundamental da gestão de projetos de construção civil, uma vez que os projetos deste setor estão sujeitos a riscos que podem afetar o cronograma, a qualidade da construção e o orçamento da obra. Isso envolve a identificação de riscos, a análise das suas probabilidades e o impacto que terá caso ocorra, além da elaboração de planos de contingência e o monitoramento e controle de situações adversas.

Para entender melhor, acompanhe as etapas do que precisa ser realizado no gerenciamento de riscos nos seus projetos: 

Etapa 1: Planejar a gerência de riscos;

Etapa 2: Identificar os riscos;

Etapa 3: Análise qualitativa;

Etapa 4: Análise quantitativa;

Etapa 5: Planejar respostas;

Etapa 6: Controle e monitoramento. 

Alguns riscos são inerentes ao trabalho realizado na construção civil devido às próprias características particulares do setor. Além disso, os projetos estão sujeitos a diferenças geográficas e eventos naturais e ainda envolvem a parceria com grupos comunitários, investidores, grupos de proteção ambiental e muitos outros. Por isso, esse é um conceito muito importante quando falamos e pensamos nessa área do mercado. 

  1. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas, dentro da gestão de projetos de construção civil, é extremamente relevante para que a execução da obra seja feita conforme o projeto e sem desperdícios e para que a entrega final seja feita dentro do prazo combinado. 

Ela combina alguns critérios para otimizar o controle em relação à mão de obra. Esses fatores envolvem métodos, prática, técnica, política, entre outros. Enfim, é uma metodologia que se propõe a cuidar dos seus colaboradores no canteiro de obras, seja qual for a função deles, isso inclui: delegar tarefas, aprimorar a comunicação, oferecer uma boa infraestrutura, conhecer as pessoas, etc. 

  1. Gerenciamento de recursos

O gerenciamento de recursos é a parte essencial na gestão de projetos de construção civil. Isso envolve a alocação e controle de recursos, incluindo mão de obra, materiais, equipamentos e subcontratos, para assegurar que o projeto será entregue dentro do orçamento e prazo combinado. 

  1. Controle de qualidade

O controle de qualidade é outro conceito muito importante da gestão de projetos de construção civil. Isso envolve o monitoramento da qualidade das tarefas e do trabalho realizado para garantir que atenda às especificações e os requisitos necessários da obra.

  1. Comunicação

O oitavo conceito fundamental é a comunicação efetiva que é muito importante para a gestão de projetos da construção civil, já que envolve diversas áreas interessadas, incluindo o time da obra, os proprietários, os fornecedores e também os clientes. A comunicação constitui no compartilhamento de dados e informações relevantes, a elaboração de relatórios e a resolução de problemas e imprevistos. 

3 vantagens da gestão de projetos de construção civil

Entre as vantagens da gestão de projetos de construção civil, podemos destacar os três seguintes: 

  1. Cumprimento de prazos;
  2. Redução de custos;
  3. Controle de materiais

Entenda melhor cada uma dessas três vantagens a seguir, acompanhe: 

  1. Cumprimento de prazos

O cumprimento dos prazos é uma das vantagens mais importantes. A partir de um cronograma de obras bem elaborado e um planejamento acertado, é possível concluir a construção dentro do prazo estimado, garantindo a satisfação do cliente

Na realidade, uma boa administração pode até entregar com alguma antecedência, o que vai repercutir de maneira positiva no mercado. Mas é evidente que a finalidade é concluir no período combinado – não se deve tentar adiantar a entrega apenas para cativar o público, porque isso pode comprometer a qualidade do projeto final. 

  1. Redução de custos

Para toda empresa que deseja economizar, a gestão de projetos é um grande aliado, mesmo que alguns materiais apresentem um custo maior. A economia é percebida na diminuição de desperdícios, por exemplo. Com os profissionais qualificados e o orçamento assertivo, os materiais são utilizados convenientemente e comprados na quantidade correta. 

  1. Controle de materiais

Os desperdícios tendem a cair com a gestão de projetos na construção civil. Com a sua ajuda, o gestor é capaz de manter a obra com os custos dentro do orçamento. A gestão precisa possibilitar ainda encontrar o momento certo para comprar algum insumo. 

A importância da gestão de projetos de construção civil

Você conseguiu entender bem esses oito conceitos da gestão de projetos de construção civil? Eles são alguns dos mais fundamentais e ao aplicá-los na sua construtora, as chances de concluir as suas obras e reformas dentro do prazo, do orçamento e da qualidade esperada aumentam significativamente. Então, já coloque em prática na sua empresa agora mesmo. 

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