Revolução tecnológica na construção civil: construtechs, software de gestão de obras e mais!

Já está sabendo da revolução tecnológica na construção civil? A tecnologia passou a dominar a indústria e agora as construtoras precisam estar atentas às novidades.
Revolução tecnológica na construção civil: construtechs, software de gestão de obras e mais!
Revolução tecnológica na construção civil: construtechs, software de gestão de obras e mais!

Já está sabendo da revolução tecnológica na construção civil? Descubra aqui! 

A tecnologia invadiu de uma vez por todas a construção civil e está proporcionando a aceleração do crescimento para as pequenas e médias construtoras! E embora este seja um dos setores que menos investe em tecnologia e inovação, as construtechs e outras novidades chegaram para mudar essa realidade.

A maneira como consumimos, produzimos e até existimos em sociedade, mudou com a tecnologia. Os avanços, cada vez mais rápidos, inauguram novas eras para a indústria e para os mercados. Já passou da hora dessa revolução tecnológica acontecer na construção civil e no setor imobiliário. 

E você não pode ficar para trás!

Tecnologias que estão dominando a construção civil

A tecnologia vem proporcionando impactos significativos na construção civil em várias etapas, desde o canteiro de obras até o escritório. Soluções como aplicativos de ordem de serviço ajudam, por exemplo, os processos de gestão, coleta de informações, monitoramento do time e confecção de relatórios mais precisos. 

Além disso, a associação de empresas tradicionais e startups já não são mais vistas como um tabu. Inclusive, as construtechs estão provocando uma grande mudança no setor. 

Já ouviu falar das construtechs? Esse é o nome dado para as startups voltadas para o setor da construção civil. Também existem as proptechs que são focadas no mercado imobiliário e não oferecem soluções para as obras. Porém, algumas construtechs trabalham especificamente para o mercado imobiliário. 

O objetivo das construtechs é solucionar problemas, otimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços prestados, tornando as empresas mais aptas para competir no mercado cada vez mais tecnológico. 

Assim como as construtechs, as proptechs também estão procurando melhorar os processos das empresas através de tecnologias como internet das coisas, blockchain, inteligência artificial, softwares de gestão e outros. 

A construtech atua dentro e fora do canteiro de obras, agindo em toda a cadeia, desde empreiteiras, mineradoras e incorporadoras, chegando até o cliente final. Ou seja, existem soluções tecnológicas para todos os envolvidos no processo. 

Esse tipo de startup nasceu para resolver problemas como gastos maiores do que o orçamento planejado, a dificuldade de fazer a gestão de times, atrasos, baixo rendimento da equipe, entre muitos outros que a construção civil enfrenta. 

Afinal, com as ferramentas corretas para uma estratégia eficiente, é possível tornar o seu time mais produtivo, diminuir custos e entregar um serviço com maior qualidade e segurança. 

Entre as soluções que as construtechs oferecem para as construtoras e outras empresas do setor, podemos destacar: 

  • gestão de resíduos;
  • orçamentos de obras;
  • análise de riscos;
  • venda, compra e locação de imóveis;
  • facilitação da locação de maquinário e equipamentos;
  • modelagem e a compatibilização de projetos por meio do BIM;
  • estruturas mistas de aço e concreto e a impressão de estruturas em 3D;
  • automação dos canteiros de obras com dispositivos móveis, rastreamento de ferramentas e sensores vestíveis inteligentes;
  • cotação de preços com os fornecedores. 

Quer entender como essas startups da construção civil funcionam? Confira a seguir: 

Funcionamento das construtechs!

Ao contratar uma construtech é preciso avaliar as melhores formas de gestão para que ela agregue valor ao seu trabalho. Ou seja, é necessário que a solução esteja de acordo com as necessidades da sua empresa e que será necessário desenvolver estratégias de implementação para que essa ferramenta realmente seja usada. 

Isso quer dizer que a inclusão do novo software precisa acontecer de maneira fluida e todos que usam precisam receber instruções. Afinal, você deve se certificar que o seu time se engaje e perceba que a solução será útil para o negócio e tratá mais facilidades para os envolvidos. 

Esses softwares de gestão de obra não são novidade, já estão no mercado há algum tempo. Eles tornam o trabalho dentro da construção civil muito mais preciso e assertivo, reduzindo os desperdícios e gastos desnecessários, melhorando o aproveitamento e o lucro da empresa. 

Com um sistema de gerenciamento de obras é possível resolver problemas e dificuldades que estão no caminho para a sua construtora crescer e se desenvolver. Por exemplo, essa ferramenta economiza tempo com tarefas que antes demoravam horas ou até dias, como a organização de um orçamento ou um cronograma. 

Também ajudam a sua empresa a acompanhar a evolução das obras e reúnem em um só lugar todas as informações e dados importantes para que tudo saia como planejado. A inovação é uma grande aliada do crescimento econômico da construtora e do próprio setor da construção civil. 

Benefícios da inovação para o mercado

Segundo o McKinsey Global Institute, é estimado que o mundo precisará gastar US$ 57 trilhões em infraestrutura até o ano de 2030 para acompanhar o crescimento global do PIB. Este é somente um dos exemplos da necessidade de evoluir na construção civil para entregar construções de maneira mais eficaz e veloz.

Isso só se torna viável com o fortalecimento dos times e das empresas. Mas, se engana quem acredita que isso só é possível com custos elevados. Muito pelo contrário, com a utilização de tecnologias de forma estratégica é possível, até mesmo, diminuir os gastos desnecessários. 

Não só isso, mas também as empresas que investem em inovação para aumentar a qualidade dos seus serviços conquistam mais visibilidade e destaque no mercado. Principalmente, por se provarem à frente das concorrentes do ramo da construção civil, que muitas vezes ainda têm ressalvas para aderir a algumas inovações. 

Dessa maneira, se o seu negócio, com o apoio de tecnologias que atendem às suas necessidades específicas, otimizando processos e organizando o time, ele consegue transformar a experiência do seu cliente, a tornando mais completa e eficiente, onde existem grandes chances de conseguir fidelizá-lo. 

Tecnologias do mercado da construção civil.

Os softwares de gestão de obras são grandes aliados no crescimento e desenvolvimento da sua empresa. 

Ao usar um software de gestão de obras como o Obra Prima a sua construtora vai conseguir crescer e se desenvolver de maneira contínua no mercado da construção civil. O nosso sistema é 100% na nuvem, facilitando o acesso através de qualquer dispositivo, seja web ou mobile. 

Os documentos são digitalizados e estão disponíveis na plataforma, maior agilidade na comunicação com o seu cliente e compartilhamento das atualizações da obra, custo zero com servidores e backups e muito mais! 

Quer conhecer os benefícios do Obra Prima para a sua construtora? Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita: 

Com o Obra Prima a sua construtora vai ter o Portal do Cliente para se comunicar com mais facilidade e velocidade, acesso ao Relatório Diário de Obras para acompanhar exatamente o que está acontecendo e o andamento de cada projeto, além disso, também consegue fazer cotações online, acompanhar o previsto x realizado e fazer a medição física de cada um dos seus projetos. 

O nosso sistema já fez a diferença para mais de 1000 construtoras e em mais de 64 mil obras pelo Brasil inteiro, não deixe a sua empresa ficar para trás: transforme a sua gestão de obras agora mesmo! 

Para ter acesso a mais conteúdos exclusivos, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram. Estamos sempre compartilhando novidades e muitos materiais interessantes. 

Aproveite também para ouvir os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, temos muitas conversas interessantes e muito importantes para quem trabalha ou tem interesse no setor. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.