7 tipos de telhado: vantagens, desvantagens e suas aplicações!

Confira sete tipos de telhado, suas vantagens, desvantagens e usos em construções comerciais e residenciais. 

A escolha dos tipos de telhado é uma decisão muito importante que vai influenciar não só a estética, mas também o desempenho e a funcionalidade de uma construção. 

Além disso, o sistema de cobertura tem um papel crucial na determinação da personalidade e identidade de um edifício. Os telhados são verdadeiras expressões arquitetônicas que agregam beleza e estilo, se tornando o ponto alto das estruturas. 

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre sete tipos de telhado e entender as vantagens e desvantagens de cada um. Também trataremos dos vários tipos de coberturas existentes e as situações em que são indicadas, além das estruturas específicas necessárias.  

7 tipos de telhados

Certamente, os telhados têm um papel essencial na segurança e conforto das estruturas. Então, conhecer as suas características é fundamental para tomar decisões durante o processo de construção. Acompanhe o texto a seguir para entender melhor cada um: 

  1. Telhado de telha de cerâmica;
  2. Telhado de telha de concreto
  3. Telhado embutido;
  4. Telhado de telha metálica;
  5. Telhado de telha de fibrocimento;
  6. Telhado verde;
  7. Telhado de ardósia.

Então agora que você conhece os sete tipos de telhado, vamos nos aprofundar mais neles: 

1. Telhado de telha de cerâmica

Uma característica importante das telhas de cerâmica é o conforto acústico e térmico que proporcionam. Termicamente, elas atuam como um material isolante para o frio e para o calor, e ela proporciona isolamento acústico. Tudo isso fez com que elas se tornassem uma das mais populares no Brasil. 

Além disso, as telhas de cerâmica, por serem um material pesado, precisam de estrutura reforçada em madeira, que é um elemento que encarece esse tipo de telhado. 

Ela é feita com argila ou barro, cozido e o formato pode variar bastante, como romana, colonial e portuguesa. 

Entre as vantagens podemos citar: durabilidade, resistência à intempéries e estética tradicional. Já as desvantagens são: peso elevado, necessidade de estrutura reforçada, custo da manutenção, entre outros. As aplicações podem ser: residências, construções com estilo rústico e edifícios comerciais. 

2. Telhado de telha de concreto

Quando comparado com as tradicionais telhas feitas de cerâmica, a de concreto é relativamente nova. A instalação é muito semelhante e proporciona o mesmo efeito estético do telhado cerâmico, só que com variações de cores. 

Entre as vantagens desse telhado, podemos destacar: durabilidade, variedade de texturas e cores, resistência ao fogo, etc. Já as desvantagens são: peso considerável, preço mais elevado em relação às telhas de cerâmica, instalação complexa, entre outras. 

E, as aplicações podem ser: residências, prédios comerciais, projetos que exigem estética personalizada.  

3. Telhado embutido

Esse é um modelo de telhado em que platibandas (pequenas paredes sobre a laje) de concreto são erguidas ao redor da cobertura. Dessa maneira, ele fica escondido, como as calhas. O resultado é uma fachada cheia de linhas retas e simples, que possibilita usar uma telha mais comum e barata. 

É importante destacar também que as calhas ficam dentro da platibanda. Dessa forma, a chuva desce por um cano até um coletor de água pluvial. Assim, é possível criar um sistema de captação. 

Entre as vantagens do telhado embutido podemos destacar: estética moderna, isolamento térmico e acústico, valorização da propriedade e pode ser usado como um espaço funcional, como um terraço, jardim ou área de lazer. 

No entanto, as desvantagens são: custo inicial elevado, problemas de drenagem, acessibilidade limitada, entre outros. 

Esse tipo de telhado é ideal para aplicações em edifícios com estética moderna, contemporânea e minimalista.  

4. Telhado de telha metálica

Vende-se a telha metálica em grandes placas. A grande desvantagem desse material é que ele tem menor conforto térmico e acústico, uma vez que o metal é um condutor. 

Uma característica que a destaca é o fato de ser maleável, o que confere grande plasticidade. Então, a telha metálica é um dos tipos de telhado mais usados em galpões e ginásios, inclusive com coberturas curvas. Nesses casos, devido ao baixo isolamento, é essencial que esses ambientes tenham um pé direito alto.   

Então, as vantagens podemos citar: leveza, boa durabilidade, fácil instalação e baixa manutenção. E as desvantagens: suscetibilidade à corrosão e isolamento acústico e térmico inferior. Além disso, as aplicações são: galpões industriais, construções modernas e contemporâneas e edifícios comerciais. 

5. Telhado de telha de fibrocimento

São grandes placas rígidas construídas de fibra sintética de cimento. Para simplificar a instalação, elas são leves, o que faz com que a resistência mecânica seja baixa, com isso a manutenção se torna mais frequente. 

As vantagens desse tipo de telhado são: resistência à intempéries, baixo custo e fácil instalação. Já as desvantagens são: fragilidade e propensão a danos por impacto. A aplicação acontece em edifícios simples, estruturas temporárias e áreas industriais. 

6. Telhado verde

Conhecido também como ecotelhado, é um jardim suspenso com plantas e grama. Afinal, essa é uma alternativa que precisa de instalação de camadas drenantes sobre a laje, já impermeabilizada. Todas as camadas fazem com que seja uma cobertura pesada, o que exige uma laje reforçada. 

Uma das vantagens desse telhado é que a cobertura absorve 100% da chuva que cai sobre ela, não sobrecarregando o sistema urbano de drenagem. Além disso, outro grande ponto alto é a vegetação próxima, além de ter um excelente isolamento acústico e térmico. Outra vantagem é a contribuição para o meio ambiente. 

Já as desvantagens desse tipo de telhado são: investimento inicial elevado e a necessidade de manutenção especializada. A aplicação é em residências sustentáveis, projetos arquitetônicos inovadores e edifícios corporativos. 

7. Telhado de ardósia

A ardósia é uma rocha sedimentar muito usada como revestimento no território brasileiro. Por ter placas mais finas e características como alta resistência mecânica e baixa porosidade são adequadas também para telhados. 

Entre as vantagens podemos destacar: durabilidade e baixa manutenção. E, a desvantagem é o alto custo em comparação com outros materiais, o que faz com que seja pouco usado em coberturas no Brasil. Pode ser aplicado em edifícios residenciais, industriais e comerciais. 

Decisões mais assertivas e informadas

Então agora que você conhece os sete tipos de telhados, as características, vantagens e desvantagens, fica muito mais fácil tomar decisões mais assertivas e informadas nos seus próximos projetos. 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e para ter acesso a muitas dicas e novidades, siga a nossa conta no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.