Realizar o controle de obras e do financeiro pode ser um desafio para engenheiros e proprietários de construtoras. Mas, adotando um RDO é possível reduzir riscos e alcançar diversos benefícios no dia a dia dos empreendimentos.
Relatório diário de obra, ou RDO, é a maneira mais eficiente de manter todos os processos de uma obra sob controle. Seja você o proprietário de uma construtora ou o engenheiro chefe, os benefícios de adotar esse sistema são inúmeros e garantem resultados melhores para clientes e empreendimentos.
Utilizar esse controle de obras, do planejamento à conclusão, pode ajudar em diversos aspectos, como:
- Maior organização das etapas;
- Melhor preparação antes de iniciar a construção;
- Menos riscos de atraso na entrega da obra;
- Menores chances de erros;
- Máximo aproveitamento de material;
- Controle financeiro mais eficiente.
Estas são apenas algumas das vantagens que o uso de um diário de obras pode trazer para uma obra.
Acompanhe o texto e saiba tudo o que precisa para garantir máxima qualidade e eficiência na obra, utilizando um Relatório Diário de Obras, ou alguma outra solução para o seu dia a dia.
Administração de obra: a eficiência que só o RDO oferece
Imprevistos em obras podem acontecer sempre, principalmente quando o trabalho desenvolvido depende de terceiros. Na construção civil os processos são complexos e cada etapa envolve muitas pessoas.
Por isso, buscar maneiras de manter o controle do orçamento e das atividades é essencial para qualquer construtora e engenheiro que queira organizar os processos e se destacar da concorrência. É isso que faz com que seja muito importante buscar por processos administrativos eficientes.
Organizar e acompanhar a evolução da obra é a única maneira de ter certeza de que o resultado final será alcançado como planejado: com qualidade, no prazo e dentro do orçamento.
Com soluções que permitem desenvolver relatórios diários de obras é possível organizar o planejamento desde os primeiros momentos. Assim, todo documento utilizado pela construtora, materiais, mão de obra e detalhes são considerados e atualizados à medida que a obra avança, reduzindo o risco de erros e problemas.
Saiba o que é e como utilizar o Relatório Diário de Obra
RDO, também chamado de Relatório de Acompanhamento de Obra (RAO), é um dos documentos mais importantes a ser preenchido no momento de planejar e realizar obras. Considerar com cuidado todas as informações pedidas ajuda a alinhar processos e antecipar riscos, oferecendo maior controle e segurança.
Na prática, um relatório diário de obra é uma planilha de dados que, por meio da Resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), se tornou um registro obrigatório.
Esse documento exige que os eventos mais significativos do empreendimento sejam detalhados, garantindo um acompanhamento eficiente de sua evolução. Com isso, o desenvolvimento da obra se torna mais simples, uma vez que cada detalhe é pensado cuidadosamente para ser registrado.
Quando preencher?
O ideal é que o preenchimento do RDO seja feito ao longo da obra, à medida que cada informação surge. Essa é a única forma de garantir que dados, mudanças e detalhes importantes não sejam deixados de fora.
Com ou sem a atualização ao longo do dia, no entanto, é essencial que a planilha do dia seja verificada ao final do turno. Nesse momento é que é marcado o horário em que as atividades foram finalizadas naquele dia, podem ser revisados os problemas e as anotações, garantindo que nada relevante fique de fora.
É essencial que os diários sejam preenchidos no dia e não se acumulem. Cobre os responsáveis pelo preenchimento para que a entrega seja feita no dia. Atrasos podem significar informações importantes sendo esquecidas e negligenciadas. E isso pode impactar outras áreas da construtora.
Quem deve preencher?
Preenchimento incompleto ou inadequado:este é um dos maiores problemas enfrentados com o relatório de obra. Por isso, a responsabilidade de seu preenchimento é da equipe do engenheiro. Essa responsabilidade pode ser delegada a um trainee ou estagiário que o acompanhe.
O importante é que cada equipe entregue as informações do dia para o responsável para que ele coloque tudo no RDO. Dessa forma, não é necessário que uma pessoa só acompanhe e relembre cada detalhe ocorrido em cada parte da obra durante o dia.
Ainda que a responsabilidade seja de uma pessoa, o preenchimento acaba se tornando um trabalho em conjunto e depende de um representante de cada equipe para ser o mais completo possível.
Etapas do preenchimento do diário de obra
Existem 8 passos para preencher de maneira correta esse relatório e garantir sua eficiência e ajuda no desenvolvimento das obras. São eles:
- Cada encarregado de equipe deve preencher as informações pedidas na planilha RDO referentes às atividades realizadas;
- Entregar planilhas das equipes na sala do engenheiro chefe;
- Engenheiro, estagiário ou trainee responsável realiza o compilamento das informações em um único documento;
- Impressão do documento em duas vias;
- Engenheiro responsável pela obra verifica e assina o documento;
- Encaminhar as duas vias para a gerenciadora/fiscalização;
- Retorno de uma das vias com comentários para o engenheiro;
- Verificação dos comentários e arquivamento do documento.
Os documentos devem ser arquivados em pastas separadas para cada mês e utilizados como fonte de consulta para auxiliar na solução de problemas e desenvolvimento de projetos em futuras obras.
Todo dono de construtora e engenheiro conhece as implicações legais de não registrar esse diário da obra. A dúvida que resta, então, é: como ele ajuda, efetivamente, no dia a dia e etapas do projeto?
Do planejamento à conclusão: passo a passo para a eficiência
Ao considerar a utilização de um diário de obra, o primeiro elemento a ser decidido é de que maneira ele será desenvolvido. Ainda que pouco prático, existem engenheiros e construtoras que fazem as anotações diárias manualmente.
Outra opção é utilizar planilhas formatadas no Excel, como o modelo oferecido pela Obra Prima.
Nela, o tempo de atividade de cada dia é automaticamente subtraído do total, garantindo maior controle contra atrasos, além de ter uma área separada para fotos e anotações detalhadas.
Para um processo mais prático, intuitivo e eficiente para o desenvolvimento de um RDO, a melhor opção são os aplicativos para computador, tablets e celulares. Com isso, além de ter todas as opções e variáveis nos campos a serem preenchidos, é possível personalizar as planilhas para cada tamanho e tipo de obra.
Ainda que com as diversas possibilidades de como desenvolver uma planilha de relatório diário de obra existam diferenças para quem as utiliza, existe uma base a ser seguida. Acompanhe algumas informações importantes e que devem constar neste documento:
Como iniciar a planilha?
O primeiro passo é colocar os dados sobre a obra:
- Nome do empreendimento ou que defina a obra;
- Data de início;
- Data determinada para finalização em contrato;
- Previsão de término da obra.
Em seguida, coloque os dados do dia que será registrado no relatório:
- Dia do mês;
- Dia da semana;
- Horário de início das atividades;
- Horário de encerramento;
- Nº da folha;
- Previsão do total de dias da obra;
- Dias que já foram trabalhados;
- Períodos do dia (manhã, tarde ou noite);
- Informações sobre condições climáticas.
Esses são dados que auxiliam no controle da evolução da obra, ajudando para que o responsável perceba, enquanto ainda é tempo de solucionar, se algum atraso está ocorrendo.
Faça, ainda, um controle da mão de obra, colocando o horário de entrada, almoço e saída de cada um dos funcionários fixos e das equipes terceirizadas. Em seguida, coloque uma área de controle de atividades que, para ser mais eficiente e dinâmico, pode ser feito com base em divisões por assunto a ser tratado.
Lembre-se de deixar uma área para que contratantes e equipes contratadas possam comentar problemas ou avanços nas atividades diárias.
Finalize as informações com uma tabela das horas totais trabalhadas no dia calculando com base em informações como:
- Tempo trabalhado no dia;
- Horas utilizadas fora do escopo;
- Interrupção por condição climática;
- Outras variações de horário de impacto na equipe.
Para tornar seu documento mais completo insira fotos que permitam visualizar os avanços ou problemas do dia e que foram descritos nos comentários.
Mas, como comentamos, o modelo ideal é aquele que atende às suas demandas! Então, utiliza um modelo como base para construir a melhor opção para você.
O que pode dar errado sem um RDO?
Existem diversas barreiras a serem ultrapassadas quando não se utiliza um RDO para controlar as etapas e avanços de uma obra.
O primeiro deles é a relação de confiança com o cliente.
Ainda que sua construtora ou você, como engenheiro, seja muito respeitado no mercado e tenha recebido recomendações, ganhar a confiança do cliente depende de mostrar serviço.
Para um cliente que não entende a área da construção civil, muitas vezes, mostrar o canteiro de obras não é o suficiente. Com um relatório diário é possível apresentar de maneira mais eficiente o progresso das atividades e assegurar o cumprimento de prazos. São detalhes que fazem a relação ser melhor e mostram cuidado e respeito pelo cliente.
O segundo erro prevenido pelo relatório diário de obra é o atraso de entrega. Se a equipe é capaz de acompanhar dia a dia o avanço das atividades, interrupções de trabalho e o cumprimento do cronograma estabelecido no planejamento, o risco é reduzido.
Com as planilhas, cada minuto perdido é contabilizado e pode ser recuperado em tempo. Além disso, é possível antecipar atrasos impossíveis de serem impedidos e determinar o que os causou: se foi uma falha humana, de planejamento ou por condições climáticas.
Voltamos aqui à relação com o cliente, já que ele será informado detalhadamente sobre os problemas e a honestidade e competência dos desenvolvedores do projeto não será questionada.
O terceiro problema está relacionado à mão de obra e fornecedores. Por ser possível acompanhar o rendimento de cada um dos envolvidos, as cobranças e estratégias de motivação de equipes são direcionadas de uma melhor forma. Com isso, evitam-se constrangimentos e é possível identificar fatores externos que impactam na produtividade, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho e da vida dos trabalhadores.
Por último, adotando uma planilha mais completa, é possível controlar:
- Materiais e sua falta;
- Tempo de uso de equipamentos;
- Prazos de fornecedores e terceirizados;
- Gastos além do previsto em orçamento.
Controlar o uso de materiais e antecipar sua falta, locação de equipamentos e demais elementos permite evitar e antecipar a necessidade de ampliar o tempo de contratos de locação, a necessidade de comprar mais materiais e de cobrar fornecedores por atraso.
São detalhes essenciais para evitar atrasos no cronograma e gastos desnecessários de dinheiro, permitindo identificar desperdícios e cálculos equivocados tanto no planejamento quanto na execução.
RDO: ultrapassando o básico por meio do digital
Como foi possível perceber, o controle de obras depende de muitos elementos e detalhes. Manter tudo atualizado, dentro do orçamento e cronograma, depende, principalmente, de acompanhar de perto cada etapa.
Muitas vezes, planilhas de excel e anotações não são suficientes para esse controle e, por isso, aplicativos se tornam um diferencial. Por meio deles a atualização e cálculos de elementos da obra se tornam mais rápidos e eficientes.
Um dos melhores exemplos do mercado é o aplicativo de RDO da Obra Prima. Além dos elementos básicos já mencionados, ele oferece, de maneira intuitiva, diversos outros recursos:
- Orçamentos de obras;
- Planejamentos e medição;
- Cotação online;
- Gestão financeira;
- Faturamento e apropriação de custos.
O orçamento da obra permite adicionar os custos de cada elemento e etapa. O pagamento de fornecedores, funcionários, materiais e equipamentos, entre outros, é inserido antes que o projeto seja iniciado. Assim, passar custos para clientes se torna um processo mais transparente e que exige menos ajustes ao longo do projeto, evitando prejuízos.
Com a ferramenta de planejamento e medição, a obra é iniciada com uma estimativa realista de uso de materiais e etapas necessárias no projeto. Ter a certeza de como o trabalho deve se desenvolver auxilia na construção de cronogramas mais precisos e mais fáceis de acompanhar.
A cotação online, junto com a gestão financeira, traz mais praticidade para os engenheiros e construtoras. Todo o material e serviço que deve ser comprado é vinculado ao aplicativo, que auxilia a buscar as melhores ofertas do mercado, reduzindo custos e aumentando ainda mais o controle.
O grande benefício desses aplicativos, no entanto, está na praticidade e acessibilidade. Instalados em celulares, estão à disposição a qualquer momento. Dessa maneira, qualquer necessidade e imprevisto pode ser atendido imediatamente, reduzindo impactos negativos no desenvolvimento da obra.
A solução mais completa e eficiente para sua seu projeto está na Obra Prima.