9 razões para contratar um software de gestão de obras hoje!

Descubra as vantagens de contratar um software de gestão de obras e potencialize a eficiência da sua empresa na construção civil.
9 razões para contratar um software de gestão de obras hoje!
9 razões para contratar um software de gestão de obras hoje!

Descubra quais são as vantagens e benefícios que contratar um software de gestão de obras proporciona para as empresas.

Todos que trabalham na construção civil sabem que o segredo para que tudo saia como planejado é uma boa gestão de obras. Esse gerenciamento traz muitos benefícios para o seu projeto, fazendo tudo fluir da maneira correta, sem prejuízos e erros. 

Um gerenciamento de obras feito de maneira ineficiente pode acarretar em inúmeros problemas no projeto, desde a queda da produtividade, desperdício de recursos e até atraso na conclusão. É necessário então que todos os elementos da construção, tanto os burocráticos, quanto os construtivos, sejam administrados da forma correta. 

No momento de fazer a gestão da construção, as empresas passam por uma série de desafios, como gerenciamento de prazos, controle de custos, gestão de recursos e equipe, comunicação e elaboração, entre muitos outros. 

Lidar com esses desafios requer uma abordagem estratégica, colaboração eficiente, planejamento cuidadoso e a utilização de tecnologias e soluções de gestão adequadas. Superar essas barreiras pode ajudar as construtoras a melhorar a sua eficiência, qualidade e sucesso dos projetos. 

No texto a seguir, você vai descobrir quais são as principais razões para contratar um software de gestão de obras na hora de lidar e resolver esses desafios. Entenda como essa ferramenta pode ser a solução que a sua construtora precisa para dar o próximo passo em direção ao sucesso.  

9 razões para contratar um software de gestão de obras para a sua construtora

Nos últimos anos, os softwares de gestão de obras se tornaram grandes aliados para as empresas preocupadas com produtividade, eficiência e qualidade. Ao integrar todas as etapas que envolvem o processo dos projetos, essas ferramentas possibilitam que as atividades aconteçam com fluidez, evitando falhas na comunicação e retrabalhos. 

Existem muitas razões para você contratar um sistema de gerenciamento de obras, entre eles, vamos destacar: 

  1. Automatização de processos;
  2. Centralização de informações;
  3. Controle de prazos;
  4. Gestão de equipe;
  5. Acompanhamento de estoque; 
  6. Registro de atividades;
  7. Comunicação eficaz entre times e envolvidos;
  8. Tomada de decisão mais assertiva;
  9. Escalabilidade e flexibilidade. 

Agora que você conhece as razões, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe a seguir: 

  1. Automatização de processos

Um sistema de gerenciamento de obras automatiza diversos processos, reduzindo a dependência das atividades manuais e mais demoradas. Isso inclui tarefas como criação de cronogramas, emissão de faturas, controle de custos, registros de atividades e gerenciamento de documentos. A automatização melhora a eficiência, diminui retrabalhos e erros, e libera o time para focar em atividades de maior valor agregado. 

  1. Centralização de informações

Um software de gestão de obras possibilita a centralização de todas as informações mais importantes do projeto em um só local. Sejam eles documentos, especificações, contratos, desenhos, registros financeiros, etc. 

A centralização simplifica o acesso e a recuperação de informações, evitando a necessidade de procurar por documentos físicos ou buscar por atualizações em mais de uma fonte. Isso melhora a organização, a tomada de decisão e a colaboração entre os membros do time. 

  1. Controle de prazos

Com um sistema de gerenciamento de obras, é possível fazer o controle de prazos de maneira mais eficiente. O software oferece recursos para a elaboração e acompanhamento do projeto, identificando as atividades críticas, a definição de marcos e a atribuição de responsabilidades. Dessa forma, a gestão de tempo, a identificação de possíveis atrasos e a tomada de ações corretivas se torna mais eficiente e capaz de garantir que os prazos sejam cumpridos.  

  1. Gestão de equipe

O software de gestão de obras auxilia no gerenciamento eficiente do time de projeto. Ele possibilita que o gestor atribua tarefas, monitore o progresso das atividades, controle o desempenho individual e coletivo, além de promover a colaboração entre os membros da equipe. Dessa maneira, a comunicação, o alinhamento e a coordenação das atividades se torna mais fácil, melhorando a eficiência e a produtividade de todos.  

  1. Acompanhamento de estoque

Com um sistema de gerenciamento de obras é possível realizar o acompanhamento do estoque de materiais com eficiência. O software registra as entradas e saídas, atualiza o nível e emite alertas quando for necessário reabastecer. Assim, a ferramenta ajuda a evitar a falta de insumos importantes ou estoques excessivos, melhorando o controle de armazenamento e gestão dos recursos. 

  1. Registro de atividades

Um software de gestão de obras registra e documenta todas as atividades e eventos relacionados ao projeto. Isso inclui registros de horas trabalhadas, mudanças no escopo da construção, relatórios de segurança, incidentes, entre outros. O registro de atividades fornece uma trilha de auditoria completa e auxilia na documentação e no monitoramento ao longo da execução da obra. 

Inclusive, você pode usar o Relatório Diário de Obras (RDO) para acompanhar de perto a evolução das atividades. Para fazer download de um modelo gratuito, clique na imagem abaixo e comece a usar: 

RDO
  1. Comunicação eficaz entre times e envolvidos

Um sistema de gerenciamento de obras disponibiliza recursos de comunicação integrados, facilitando a troca de informações entre os times do projeto, fornecedores e outras partes interessadas. Isso é realizado através de mensagens instantâneas, compartilhamento de documentos, atualizações de status em tempo real e ferramentas de colaboração. A comunicação eficaz otimiza a colaboração, diminui atrasos e problemas e mantém os envolvidos alinhados. 

  1. Tomada de decisão mais assertiva

Um software de gestão de obras fornece informações e dados em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais precisa e assertiva. Com recursos como análises de dados, relatórios personalizados e visualizações gráficas, são obtidos insights valiosos sobre o desempenho do projeto, identificando imprevistos e problemas, tendências e oportunidades de melhoria, etc. Dessa maneira, a tomada de decisão fica muito mais embasada e informada.   

  1. Escalabilidade e flexibilidade 

Um sistema de gestão de obras precisa ser escalável e flexível o suficiente para se adaptar às necessidades em evolução dos projetos e da construtora. Essa ferramenta deve ser capaz de lidar com construções de vários tamanhos e complexidades, assim como permitir a integração com outras ferramentas e sistemas usados pela empresa. A escalabilidade e flexibilidade garantem que o sistema possa acompanhar o crescimento e se adequar às mudanças no ambiente e no setor. 

Contrate um software de gestão de obras hoje mesmo!

Agora que você conhece as vantagens desse sistema para a sua empresa, conheça o Obra Prima! Somos o software de gestão de obras ideal para as empresas que buscam otimizar o seu controle, aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar a comunicação.

Para conhecer todas as funcionalidade e vantagens do Obra Prima, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita do nosso sistema: 

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe o nosso blog para ter acesso a muito mais! Siga também o Obra Prima no Instagram e não deixe de ouvir os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.