Na corrida contra o tempo e o aumento de custos dos projetos, um software para a gestão financeira da construtora pode ser exatamente o que está te esperando com a água e a toalha na linha de chegada. Um aliado para a gestão de obras, gerenciamento e controle financeiro da empresa.
Partindo da ideia de que toda empresa de construção civil precisa ser produtiva para reduzir custos, saem na frente aquelas que conseguem impulsionar a produtividade e otimizar seu tempo. Duas possibilidades oferecidas pelo uso da tecnologia para o controle financeiro da construtora.
Está em dúvida se vale mesmo a pena investir neste tipo de tecnologia para otimizar processos da gestão de obras e do próprio negócio? Entenda neste texto quais vantagens um software de gestão de obras pode trazer para a gestão financeira da construtora e lucre mais!
Experimente o sistema Obra Prima!
Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!
1. Ajuda a melhorar o fluxo de caixa e a gestão financeira da construtora
Em um único software é possível controlar receitas e despesas, além de entender se o caixa da empresa tem dinheiro sobrando ou faltando. A gestão financeira da construtora pode ser acompanhada a poucos cliques, com as principais informações atualizadas em tempo real em uma única tela.
2. Apresenta demonstrativos de previsto e realizado em poucos cliques
Além de otimizar o controle financeiro da construção civil, o software para gestão financeira da construtora emite relatórios rapidamente. Facilita o acompanhamento do custo previsto e custo realizado com base no histórico de obras e também a apresentação de demonstrativos para o cliente.
Uma forma de ajudar a empresa a entender quando aconteceram os maiores custos de obras e identificar possíveis soluções para reduzi-los no futuro.
3. Economiza tempo com cotações junto a fornecedores
As cotações são online. Então, assim que você perceber que a equipe de trabalho precisa de mais insumos no canteiro de obras, pode solicitá-las de onde estiver. Isso porque elas são enviadas e recebidas online, com base no histórico de fornecedores que estiverem cadastrados.
4. Facilita o planejamento do cronograma físico-financeiro de cada obra
Se estimar quanto será gasto em cada etapa é fundamental para um gerenciamento de obras de sucesso, com o software fica mais fácil controlar os custos e contornar desvios no orçamento mais rapidamente.
Todas as informações do planejamento podem ser armazenadas na ferramenta, assim como a definição de custo e venda de cada projeto. É aliar o cronograma ao orçamento sem trabalhar com informações erradas ou incompletas.
5. Oferece a apropriação de custos da obra
Embora nem sempre seja possível fazer obras e ao mesmo tempo controlar finanças, é sempre preciso agir rapidamente para identificar e corrigir problemas.
Com a ajuda de um software de gestão de obras, a construtora pode apropriar gastos em diferentes fases e serviços de cada projeto. O que oferece maior visão e controle de custos de cada etapa planejada e executada. Trocando em miúdos, você pode saber o valor real gasto e o valor excedente de um jeito bem mais simples.
6. Otimiza tempo de faturamento e reembolso
Como essa tecnologia integra informações de diferentes áreas do negócio, permite a emissão de relatório de espelho de faturamento. Além de se adaptar facilmente ao seu modelo de negócio, facilita e muito tarefas da gestão financeira da construtora como faturamento e reembolso.
7. Possibilita saber se a construtora está tendo lucro ou prejuízo
Ter conhecimento sobre os custos e despesas da construtora é a melhor forma de entender se a empresa terá lucro ou prejuízo financeiro.
Para isso, é necessário fazer a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), um relatório facilitado pelo software para gestão financeira da construtora. Indica as despesas e receitas obtidas dentro de um período de tempo. Uma obrigação prevista pela lei nº 11.638/2007.
Facilita o planejamento de novos negócios e obras, a avaliação da performance do negócio ao longo do tempo e a realização de tarefas como precificar serviços e acompanhar indicadores financeiros.
8. Previne erros em orçamentos de obras e também gastos além do previsto
Com dashboards específicos para a realização de orçamentos e acompanhamento do fluxo de caixa, fica mais fácil fazer uma estimativa realista de investimentos e evitar surpresas durante a execução dos projetos.
Em uma única ferramenta, a construtora pode prever materiais a serem utilizados e também as atividades que ainda precisam ser executadas. Assim, a empresa torna suas despesas mais previsíveis e reduz os riscos de equívocos.
Investir em otimização de custos e processos é investir em um software de gestão de obras
Além de otimizar tarefas como fazer o controle financeiro, o software não facilita só a gestão financeira da construtora, mas otimiza o tempo da equipe. O que evita, inclusive, a sobrecarga do departamento financeiro, que pode realizar suas atividades com mais foco e qualidade. O controle financeiro ganha eficiência, simplicidade e transparência.
Ao abandonar o uso de planilhas de controle feitas à mão por soluções digitais até mesmo os erros na gestão financeira são reduzidos. Com o uso dessas tecnologias tanto o acompanhamento dos indicadores e do fluxo de caixa quanto orçamentos e obtenção de relatórios ganham agilidade.
Já pensou em contar com a ajuda de uma solução como um software para facilitar a gestão financeira da construtora? As vantagens são várias: sua empresa pode lucrar mais, crescer mais, se consolidar no mercado e conquistar ainda mais clientes. Uma demonstração e tanta de profissionalismo e de adequação às novas necessidades da construção civil na era digital!