TCPO: Saiba como usar a Tabela de Composição de Preços para Orçamentos

Entenda a importância da TCPO (Tabela de Composição de Preços para Orçamentos) na otimização do planejamento financeiro de obras da construção civil.

A TCPO é fundamental no setor da construção civil, porque ela oferece informações em relação aos custos e composições de serviços e materiais. Essa ferramenta funciona como um banco de dados, como o SINAPI, ORSE, EMOP e SICRO. 

Certamente ao utilizar esse recurso e outros, é possível realizar uma estimativa de custos em diversos contextos da construção. Ela ajuda a evitar erros no orçamento, além de simplificar a participação de licitações e contribuir para um planejamento mais confiável e preciso nos processos. 

O que é a Tabela de Composição de Preços para Orçamentos (TCPO)?

Primeiramente, essa tabela é uma ferramenta crucial para detalhar os preços unitários e componentes de custos relacionados com as atividades, serviços e materiais da construção civil. Afinal, ela é a principal referência em engenharia de custos no Brasil e é elaborada pela Pini (empresa líder em pesquisas para o setor da construção)

Arquitetos, engenheiros e profissionais orçamentistas podem utilizar esse recurso para compreender os custos variáveis de equipamentos, mão de obra, custos indiretos e outras despesas, independentemente da fase do processo construtivo. Desde a preparação do terreno até os últimos momentos, a tabela é fundamentada em dados atualizados do mercado, gerando orçamentos mais precisos e realistas. 

O objetivo principal da Tabela de Composição de Preços para Orçamentos é abastecer as bases de dados dos sistemas de gestão usados em projetos de construção. EAlém disso, esse instrumento pode otimizar o processo de planejamento de muitas formas: 

  • Agilidade no desenvolvimento de orçamentos de obras;
  • Padronização de custos em diversos projetos;
  • Possibilidade de comparação entre as propostas;
  • Flexibilidade de ajudar os valores a partir das particularidades de cada obra ou projeto. 

Usos da TCPO na construção civil

A TCPO é uma base de dados. O papel dessa base de informações é alimentar sistemas que possibilitam gerenciar a obra a partir de uma avaliação dos dados. Por isso, é necessário adotar um método de controle de orçamento de construção na sua empresa. Se as planilhas ainda são aplicadas, você já deve ter notado como é complicado alimentá-las com a Tabela de Comparação de Preços para Orçamentos. 

Estratégias que permitem somente o controle manual dos dados da TCPO podem dificultar a agilidade na tomada de decisão. Isso, quando não acabam induzindo a construtora ao equívoco, provocado pelo erro na digitação de códigos, por exemplo. 

Note o seguinte: um sistema de gestão especializado na construção civil pode facilitar a integração entre o projeto e os dados da base TCPO. Afinal, isso o que realmente importa para a empresa: que a informação faça sentido e redirecione as estratégias do negócio.

Ter um módulo de custos indica que o ERP (Enterprise Resource Planning) é desenvolvido o suficiente para tratar dos orçamentos e da TCPO. O que pode colocar a mão de obra no controle dos dados e da gestão.

Relação entre índices e tabela

Na TCPO é possível encontrar mais de 8.500 registros de tipos de serviços, preços de referências e outras informações pertinentes para o orçamento de obras.

Os índices fazem parte do cálculo do planejamento financeiro da obra. Além disso, os principais indicadores da construção ao lado da própria TCPO são: 

  • CUB: o Custo Unitário Básico, definido pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) é o mais popular do setor. Ele precifica o metro quadrado da edificação em uma determinada região. Além da localidade, outro fator que alterna o CUB unitário é o tempo. Ele mantém uma relação direta com o custo, por isso é levado em consideração na TCPO; 
  • Índice Setorial da Construção Civil: calculado também pelo Sinduscon de São Paulo. Entra no TCPO porque toma como referências variações do custo global, dos materiais e da mão de obra a cada mês;
  • FIPE: esse índice estipula preços para as edificações. E não poderia deixar de estar presente na TCPO.  

A Pini conta também com indicadores próprios, gerados em suas pesquisas. Eles também alimentam a base TCPO. São quatro índices que você precisa acompanhar: 

  1. CUPE (Custo Unitário PINI de Edificações);
  2. IPCE (Índices PINI de Custos de Edificações);
  3. IPCI (Índice PINI de Custos da Construção Industrializada);
  4. Índices PINI de Custos de Obras de Infraestrutura. 

Continue acompanhando o texto para aprender a ler a Tabela de Composição de Preços para Orçamento: 

Como ler a TCPO?

Certamente, o segredo da eficiência de uma base de dados está na categorização. Encontrar com velocidade o que se procura depende do tipo de catalogação. A TCPO tem uma estrutura própria de codificação. É ela que você precisa entender para conseguir ler. 

Além disso, a codificação da tabela é feita a partir das seguintes categorias: 

Divisão/ Subdivisão/ Natureza do item/ Tipo/ Item

Os números da TCPO são compostos por nove casas, separados por pontos, como é possível ler no exemplo abaixo: 

XXYYY.Z.W.KK

Cada uma dessas letras representa um agrupamento da codificação TCPO, como por exemplo:

  • XX = divisão
  • YYY = subdivisão
  • Z = natureza do item
  • W = Tipo
  • KK = Item

Se a gente tentar ler um número da TCPO, como seria?

Partindo do código 04221.8.1.18, por exemplo, é possível desvendar o que cada agrupamento significa. 

  • 04: vedação internas e externas;
  • 221: alvenaria de peças de concreto-vedação;
  • 8: serviços compostos (composição de serviços);
  • 1: blocos de concreto;
  • 18: 19cm x 19 cm x 39 cm, espessura da parede, 19 cm, juntas de 10 mm com argamassa mista de cimento, arenoso e areia sem peneirar traço 1:4:4. 

Então, se você quiser fazer o mesmo com outros números, basta consultar o TCPO da Pini. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

A TCPO, feita pela Pini, classifica os serviços e materiais com 18 divisões principais, que são os primeiros números que compõem a combinação dos códigos. Assim, elas abrangem desde os requisitos gerais até os veículos utilizados nas construções. As divisões ficam assim: 

01 – requisitos gerais;

02 – canteiro de obra e materiais básicos

03 – concreto

04 – vedação externas e internas

05 – Componentes metálicos

06 – Madeiras e Plásticos

07 – Impermeabilização, Isolação Térmica e Cobertura

08 – Portas, Janelas e Vidros

09 – Acabamentos

10 – Produtos Especiais ou Sob Encomenda

11 – Equipamentos para Fins Especiais

12 – Mobiliário e Decoração

13 – Módulos e Sistemas Especiais de Construção

14 – Sistemas de Transporte

15 – Sistemas Hidráulicos e Mecânicos

16 – Sistemas Elétricos e de Comunicação

17 – Ar-condicionado, Exaustão e Ventilação

22 – Máquinas, Veículos e Equipamentos

Como a TCPO facilita a elaboração de orçamentos para a construção civil? 

A TCPO (Tabela de Composição de Preços para Orçamentos) é uma ferramenta muito poderosa e importante para o setor da construção civil, porque facilita a elaboração de planejamentos financeiros detalhados e precisos, como já dissemos. Confira a seguir como: 

  1. Padronização de preços;
  2. Detalhamento dos serviços;
  3. Atualização constante;
  4. Facilidade de uso;
  5. Base de dados abrangente. 

Entenda melhor cada um desses motivos: 

1. Padronização de preços

A TCPO oferece uma lista detalhada de itens de construção civil com preços padronizados para equipamentos, mão de obra e materiais. Além disso, possibilita que os profissionais do segmento tenham uma referência confiável para os custos de diversos itens, assegurando consistência no orçamento. 

2. Detalhamento dos serviços

A TCPO divide os serviços em atividades específicas, o que simplifica a identificação e inclusão de todos os itens necessários em um projeto. Afinal, isso ajuda a evitar a omissão de custos importantes e garante que o orçamento seja detalhado e abrangente. 

3. Atualização constante

A tabela é constantemente atualizada e revisada para refletir as mudanças nos preços da mão de obra, materiais e novas tecnologias da construção. Além disso, assegura que os orçamentos estejam alinhados com os custos reais do mercado, otimizando a precisão das estimativas. 

4. Facilidade de uso

A tabela de TCPO é organizada de maneira lógica e intuitiva, o que facilita a busca por itens específicos e a inclusão deles no orçamento. Isso vai economizar tempo e esforço durante o processo de elaboração do planejamento. 

5. Base de dados abrangente 

A TCPO geralmente inclui uma grande variedade de itens da construção civil, desde materiais básicos até serviços especializados. Então, isso possibilita que os profissionais tenham acesso a uma base de dados abrangente para elaborar orçamentos para uma diversidade de projetos e necessidades. 

Em resumo, a TCPO simplifica a elaboração de orçamentos assertivos e detalhados na construção civil fornecendo preços padronizados, detalhamento de serviços, atualizações frequentes, facilidade na utilização e uma base abrangente de dados. O que auxilia na garantia da precisão e confiabilidade de planejamentos financeiros, contribuindo para a rentabilidade e o sucesso dos projetos de construção. 

Quer fazer download de um modelo gratuito e completo de orçamento de obras? Então, clique na imagem abaixo e aproveite: 

Como usar a TCPO na elaboração de orçamentos?

Primeiramente, para utilizar a TCPO (Tabela de Composição de Preços para Orçamentos) na elaboração do planejamento financeiro de uma obra é possível seguir os passos: 

  1. Identificar os itens necessários;
  2. Consultar a TCPO;
  3. Verificar os preços;
  4. Calcular as quantidades;
  5. Estimar custos;
  6. Considerar custos indiretos;
  7. Adicionar margem de contingência. 

Então agora, entenda melhor cada um desses sete passos: 

1. Identificar os itens necessários

Comece identificando todos os itens necessários para o projeto, como mão de obra, equipamentos e materiais. Isso pode incluir desde elementos básicos, como cimento e tijolo, até os serviços especializados, como instalações hidráulicas e elétricas. 

2. Consultar a TCPO

Use as tabelas de TCPO para encontrar os itens necessários para o projeto. Procure pelos códigos e descrições correspondentes aos serviços e materiais que precisa. 

3. Verificar os preços

Depois de encontrados, verifique os preços correspondentes a cada um deles. Os custos listados de acordo com unidades de medida específicas, como metro cúbico, quadrado ou unidade, dependendo do tipo de serviço ou material. 

4. Calcular as quantidades

Calcule as quantidades necessárias de cada item com base nas especificações e dimensões do projeto. Por exemplo, para realizar o cálculo da quantidade de tijolos para construir uma parede, é necessário multiplicar a área da parede pela quantidade por metro quadrado listada na tabela. 

5. Estimar custos

Chegou a hora de estimar os custos. Então, multiplique as quantidades calculadas pelos preços unitários correspondentes na TCPO para ter o preço total de cada item. Após isso, some todos os custos individuais para ter a previsão total do projeto. 

6. Considerar custos indiretos

Além dos custos diretos, como mão de obra e materiais, se lembre de incluir os custos indiretos, como aluguel de equipamentos, transporte, taxas e despesas administrativas. Afinal, também podem ser encontrados na tabela ou devem ser estimados com base no conhecimento, pesquisa e experiência do mercado local. 

7. Adicionar margem de contingência 

Por fim, adicione uma margem de contingência no orçamento de obras para cobrir eventuais imprevistos ou variações nos preços durante a realização do projeto. A margem geralmente é expressa como um percentual do custo total e pode mudar dependendo da complexidade e do risco. 

Ao seguir esses sete passos e usar a TCPO de maneira eficiente, você elaborará orçamentos detalhados e precisos para os projetos da construção civil. 

3 vantagens do uso da TCPO

Então agora que você já sabe o que é, como funciona, como ler e aplicar a TCPO nos projetos da construção civil, vamos falar sobre três vantagens: 

  1. A TCPO gera dados confiáveis;
  2. Aumenta a produtividade;
  3. Economia na obra.

Entenda melhor cada uma dessas vantagens a seguir: 

  1. A TCPO gera dados confiáveis

Ninguém consegue confiar em um orçamento de obras que simplesmente parece não servir para orientar as finanças da construtora. E você sabe que o valor orçado acaba sendo sempre menor ao que realmente vai ser investido na hora. 

Mas, a TCPO muda isso, ela é um banco de dados da construção civil que reúne muitas informações de vários materiais e tipos de serviço, sempre atualizada. Por isso, é uma ferramenta tão importante para a elaboração de orçamentos precisos e assertivos. 

  1. Apresente orçamentos por etapas

Pela enumeração da TCPO é possível saber em que fase está a obra. Nem precisa ler a descrição dos produtos para entender. Mas no que essa tabela facilita a sua vida? No reconhecimento de falhas, de investimentos fora de época, de falta de prioridades e desperdícios. 

Assim, cada etapa demanda custos específicos. Então, antecipar os gastos é o mesmo que adiantar as dores de cabeça. Claro que essas antecipações precisam ser vantajosas. E a TCPO prevê o risco de escorregar nessa escolha. 

  1. Aumenta a produtividade

É fundamental garantir a produtividade elevada e jogo de cintura para manter o cronograma. Então, quem usa a tabela, se preocupa com detalhes ao mesmo tempo que cuida do conjunto da obra. O resultado é claro: 

  • Mais planejamento, cumprimento dos serviços e das etapas, direcionamento na realização do projeto e, finalmente mais produtividade;
  • E menos, cronogramas improvisados, redefinição de prazos estourados, planos furados de trabalho e metodologias de cálculos irreais. 

Use a TCPO nos próximos projetos!

Já deu para entender como essa tabela é uma grande aliada dos projetos da construção civil. Então, nos próximos projetos, use e aproveite todas as vantagens e facilidades dessa ferramenta. 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga também a nossa conta no Instagram.  

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.