Limpeza pós-obras: entenda como funciona o serviço!

Entenda como funciona o serviço de limpeza pós-obras, quais são os principais passos e produtos! 

Só quem já fez uma reforma ou uma obra sabe como o local fica sujo depois da conclusão do trabalho. Neste momento, é necessário retirar a sujeira mais pesada e limpar todo o ambiente. 

Mas, se engana quem acredita que uma faxina comum resolve o problema! É preciso contratar um serviço de limpeza pós-obra com uma empresa especialista em práticas de higienização para esse tipo de trabalho. 

O grande objetivo dessa tarefa é remover toda a sujeira, poeira e detritos remanescentes de uma obra ou reforma e deixar o ambiente pronto para ser utilizado.

A atividade é ideal para encontrar erros no processo de construção e problemas que podem ser corrigidos antes de fazer a entrega do empreendimento. Além disso, vai garantir a entrega de ambientes seguros, limpos e prontos para uso depois da conclusão da obra. Oferecendo uma experiência completa e mais agradável para os compradores, além de aumentar as chances de fidelização. 

7 principais etapas envolvidas no processo de limpeza pós-obras

Todos os tipos diferentes de projetos podem se beneficiar desse serviço, incluindo o residencial, comercial e industrial. Por isso, na hora de fazer essa limpeza da maneira correta, um dos principais cuidados que precisam ser tomados é em relação às diferentes superfícies. 

Isso porque cada uma vai ter demandas de produtos distintos, já que algumas podem se danificar. 

Então confira agora o passo a passo para a realização desse serviço: 

Passo 1: usar equipamentos de proteção individual (EPIs)

Esses equipamentos são primordiais para realizar esse tipo de limpeza, são eles: luvas, óculos, máscara e botas impermeáveis. Além de proteger, oferecem segurança, melhores condições de trabalho e diminuem as chances de acidentes. 

Passo 2: remover os entulhos

Depois de chegar ao fim da obra ou reforma, o primeiro passo para fazer a limpeza em si é remover todos os entulhos, como parafusos, pregos, gesso e qualquer outro material que deva ser removido para fazer a limpeza no espaço. Então, use sacos de lixo, caixas de papelão, pás e vassouras. 

Passo 3: proteja as instalações e os acabamentos

Tome cuidado para não molhar o gesso, as tomadas, os móveis de madeira, interruptores e qualquer outra fiação. Isso quer dizer que, na hora de realizar a limpeza pós-obras, é fundamental proteger as instalações para não danificar os acabamentos. Além disso, você pode usar lonas, fitas crepes adesivas, papelão.

Passo 4: limpe as superfícies superiores: janelas, paredes, luminárias, tetos

Depois, comece fazendo a limpeza das superfícies superiores, como luminárias, paredes, tetos. Muito cuidado nesse momento! Utilize produtos específicos para cada uma dessas áreas. 

Passo 5: limpe as superfícies inferiores: escadas e chão

Em seguida, passe para a limpeza de superfícies inferiores, como escadas e pisos. Nessa etapa, não se limite a remover apenas a poeira do chão, mas garanta que removeu todos os vestígios e resíduos de cola, tinta e qualquer outro material, aplique os produtos adequados para proporcionar uma limpeza completa. 

Um grande aliado nessa etapa são os esfregões que conjugam as funções de balde, rodo, pano e vassoura, bem como os aspiradores de pó industrial. 

Passo 6: remova as manchas do chão

Tire todas as manchas de tinta, gesso ou cola deixados no chão durante a obra. Mas, muito cuidado! Se os produtos usados não forem adequados, pode acabar danificando o piso. Então, compre um removedor próprio para o tipo de piso que vai limpar e siga as instruções do fabricante. 

Uma espátula também pode ser uma grande aliada para eliminar as manchas mais resistentes, só atenção para não riscar o seu piso. Ainda, a depender do piso, lavadoras de alta pressão também são ótimas soluções. 

Passo 7: dê atenção redobrada à cozinha

Depois da limpeza das superfícies inferiores e superiores, repita a limpeza em todas as superfícies onde as refeições são preparadas e consumidas. Para que nenhuma bactéria resista, passe uma flanela limpa, umedecida com álcool, nos armários, balcões, luminárias e todas as outras áreas possíveis, realizando uma desinfecção completa. 

Os melhores produtos e equipamentos para a limpeza pós-obras

A lista básica de melhores produtos para a limpeza pós-obras contém uma grande variedade. Alguns deles podem ser baldes, vassouras de cerdas macias, panos, bacias, rodos, luvas e sabão líquido. Outros itens mais específicos são: pincéis, espátulas e estiletes. Mas, para cada situação, há opções específicas. Confira a seguir algumas das situações e quais você pode usar: 

Limpeza de tapetes e estofados

Limpa, amacia e reaviva as cores dos estofados, tecidos e tapetes. Não se esqueça: para conhecer as especificações de cada produto e a melhor maneira de aplicar, é fundamental prestar atenção nas recomendações do fabricante. 

Limpeza de porcelanatos

Opte por soluções especialmente produzidas para o pós-obra responsáveis pela remoção de resíduos de argamassas, cimento, gesso, rejuntes, ferrugem e terra vermelha. Com fórmula específica que não agrida, manche ou ofusque o brilho das peças. 

Limpeza de piso laminado e vinílico

Utilize apenas um pano macio, umedecido com sabão neutro e água. 

Removedor de ceras e respingos de tintas 

A fórmula específica para remover ceras antigas e respingos de tinta, ambos à base de água. Uma espátula pode ajudar a retirar as manchas mais resistentes. 

Limpeza de vidros

Remove gordura de mão, massa, respingos de tintas, entre outras sujeiras provocadas pelos serviços de vidraceiro. Rende mais que os limpadores convencionais usados no cotidiano, sem deixar resíduos e manchas d’água. 

Limpeza de pedras

Limpe e descarte as pedras rústicas com sujeira incrustadas pesadas. Indicado para pedra mineira, são tomé, carranca, luminária, miracema, portuguesa, entre outras. 

Aspirador industrial

Esse é um grande aliado na limpeza pós-obras! Ele é muito mais potente que o tradicional, oferece um resultado muito melhor e é mais prático. 

Cuidado com o cronograma

A limpeza pós-obras precisa estar no cronograma geral do projeto. Não adianta ela ser feita muito tempo depois do seu término ou antes da conclusão. Por isso, a hora de fazer o seu planejamento é no início da construção. 
Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram, lá tem muitas dicas e conteúdos sobre o universo da construção civil.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.