6 funcionalidades que você precisa (e ainda não sabe) de um aplicativo para gestão de obras

Amanda Libia

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Conheça as funcionalidades essenciais de um aplicativo de gestão de obras eficiente e vantajoso para sua construtora.

Na busca constante por melhorar os processos e resultados de sua construtora, você vai esbarrar em uma grande variedade de termos e nomes que, lá no fundo, significam a mesma coisa: aplicativo de gestão de obras.

Os chamados ERPs, softwares de gestão de obras, sistemas de gerenciamento de obras ou app para obras são programas com funcionalidades focadas no dia a dia do canteiro e no trabalho em conjunto com as atividades do escritório da construtora.

Isso significa que seu principal foco é:

  • integrar compras, 
  • financeiro,
  • estoque,
  • planejamento e execução das obras…

Tudo isso junto com o dia a dia da administração da empresa, garantindo decisões estratégicas e redução de erros.

Assim, o aplicativo de gestão de obras se coloca como uma tecnologia essencial para assegurar a qualidade dos projetos e cumprimento de prazos e orçamentos ao mesmo tempo que oferece bases sólidas para que a construtora lucre e cresça como negócio.

Esses objetivos são conquistados com as funcionalidades oferecidas por esses softwares, que são pensadas especificamente para as necessidades e realidade da construção civil, focando, principalmente, no suporte das atividades desenvolvidas no canteiro de obras.

Conheça aqui as principais funcionalidades e descubra como elas beneficiam a obra e a gestão da construtora.

6 funcionalidades principais de um bom aplicativo de gestão de obras

Aplicativos de gestão de obras podem ser um grande diferencial para construtoras quando oferecem funcionalidades que garantam o suporte para os processos da construtora. Conheça aqui as principais.

1. Atenção diferenciada para o cliente

Ter um software que ofereça uma área eficiente para o relacionamento com o cliente é essencial.

Quando ele possui um espaço onde o cliente pode se conectar para verificar fotos, vídeos, documentos e evolução de obras, a relação com a construtora se torna mais transparente sem sobrecarregar a equipe com chamadas e trocas de mensagem.

Claro, é essencial que um espaço para envio de mensagens seja mantido e que sua equipe de atendimento esteja disponível para um contato mais direto, mas a área do cliente em uma aplicação é indispensável para um atendimento diferenciado.

Leia também:

Guia básico de pós-venda para a construção civil: como e por quê fidelizar clientes? >

2. Controle de fornecedores

A área de controle e homologação de fornecedores, junto com as Fichas de Verificação de Materiais (FVM), são uma forma excelente de garantir a qualidade e pontualidade dos materiais necessários na execução da obra.

Apenas estabelecendo uma boa relação com fornecedores a construtora pode conseguir as melhores negociações e o custo-benefício necessário para o sucesso dos empreendimentos.

Mais do que garantir o controle das compras e negociações, além da qualidade dos materiais de construção, a ajuda de um software de gestão de obras oferece benefícios, também, para fornecedores. 

Eles ganham um espaço claro para cadastrar seus orçamentos sem problemas e apresentar propostas de maneira mais fácil e clara.

3. Planejamento e acompanhamento de obras

O sucesso de uma obra depende de contabilizar cada risco e detalhe e acompanhar a execução para que o que foi pensado seja realizado sem problemas, antecipando imprevistos e solucionando problemas mais rapidamente.

Funcionalidades focadas em planejamento de obras, onde cada atividade e etapa é descrita e detalhada, garante uma visão ampla do trabalho a ser realizado, tornando as atividades no canteiro de obras mais controladas e produtivas.

Ao mesmo tempo, ferramentas de acompanhamento, como o Relatório Diário de Obras e o cronograma físico-financeiro, garante que, durante a execução, as atividades aconteçam de acordo com o que foi definido nesse planejamento.

Assim a construtora pode controlar execução, uso de materiais, entrada e saída de estoque, uso do orçamento e cumprimento de prazos, tudo centralizado em uma única plataforma.

4. Controle de orçamentos

O cronograma físico-financeiro não é a única funcionalidade que auxilia construtoras em um aplicativo para gestão de obras. 

Um bom software possui uma área de elaboração de orçamentos, onde custos unitários e totais são descritos e cálculos são automatizados.

Com isso a construtora conquista mais detalhamento e reduz erros, além de poder acompanhar a saída de dinheiro com mais tranquilidade, evitando surpresas que possam afetar o financeiro e a lucratividade da empresa e do projeto.

5. Cuidado com o financeiro

O controle financeiro não é reduzido ao controle dos orçamentos de obras. Por isso, aplicativos de gestão de obras devem possuir uma funcionalidade para controle interno do financeiro.

Nessa funcionalidade sua construtora deve encontrar controle de entrada e saída de dinheiro, descritivos dos pagamentos de custos indiretos e planejamentos de datas de vencimentos de boletos, entre outros controles que ajudem a organizar as contas da empresa junto com o orçamento das obras.

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A integração com o departamento de compras é outro grande diferencial para conseguir um maior controle financeiro, permitindo organizar o uso do dinheiro da construtora considerando a necessidade de comprar materiais de construção.

6. Compras planejadas

Um suporte para compras é a melhor forma de tomar decisões estratégicas e a gestão de obras pode garantir esse controle e suporte. 

Com um aplicativo eficiente, o departamento de compras terá acesso ao controle de estoque e disponibilidade de materiais.

Outra integração essencial é a já mencionada com o financeiro, permitindo verificar melhores datas de compras e disponibilidade de renda para pagamentos, além de guiar as negociações de prazos e parcelamentos.

Obra Prima: o aplicativo de gestão de obras completo para sua construtora

Encontrar o software de gestão de obras completo e que melhor atende às necessidades da sua construtora não precisa ser um desafio. O Obra Prima oferece uma plataforma com todas as funcionalidades mencionadas e muito mais.

Além de suporte para o controle do planejamento, orçamento, cronograma, compras, estoque e acompanhamento de obras, oferece também uma aplicação para celulares, garantindo mobilidade e acessibilidade na palma da mão e com um clique.

Outra grande vantagem é o suporte técnico com profissionais da área de construção civil, garantindo a ajuda especializada para melhor utilizar as funcionalidades e beneficiar sua obra.

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