Conheça os erros que mais ocorrem, e que não deveriam acontecer, sem a gestão de canteiro de obras.
Cuidar do canteiro de obras é uma das menores preocupações da maioria das construtoras. O que poucas delas parecem se dar conta é que não organizar o espaço de execução da obra pode causar uma série de problemas para o planejamento e para a qualidade do empreendimento.
Um canteiro de obras sujo e desorganizado pode gerar riscos e desperdícios que fazem com que o projeto saia do controle da construtora.
Em muitos casos, os prejuízos enfrentados pelo projeto são resultado direto da falta de organização do canteiro.
Sabemos que parece exagero, mas a verdade é que o toda a produtividade do projeto depende de um espaço de trabalho controlado. Assim como é impossível ter trabalhadores produtivos e não perder documentos em um escritório com lixo no chão e papéis espalhados, tudo fica mais difícil quando o canteiro enfrenta a mesma situação.
Já repetimos aqui no blog diversas vezes que cada detalhe conta na otimização de processos e aumento da produtividade, debatendo cada etapa do canteiro de obras à construtora com softwares de gestão de obras.
Claro, é sempre bom repetir, principalmente para lembrar que o canteiro é tão importante quanto o resto.
6 erros na gestão do canteiro de obras: o que não fazer?
Otimizar a gestão do canteiro de obras exige conhecer os erros mais cometidos por construtoras e saber como corrigi-los e evitá-los. Trazemos, para ajudar, os principais erros aos quais as construtoras devem ter atenção.
1. Não ter atenção ao escopo completo do projeto
Sabemos que muitas coisas mudam no projeto a medida que ele é executado. Ainda assim ele sempre deve ser o principal guia para a obra, mesmo quando a experiência dos profissionais envolvidos se torna base principal para as ações.
Experiência, muitas vezes, pode criar rotinas na hora de analisar o projeto e tomar decisões. Se a construtora não tem atenção ao escopo do projeto, a obra pode acabar se tornando algo completamente diferente ou enfrentar muitos problemas por falta de foco.
O projeto deve sempre ser analisado em seu todo, considerando os próximos passo nas decisões que serão tomadas para a etapa que está sendo executada.
2. Planejamento e cronograma detalhados
É no planejamento de obras e no cronograma que cada etapa do projeto é analisado, necessidades e uso de materiais são descritos e riscos são identificados.
Detalhar esses documentos é essencial para a gestão do canteiro de obra, já que ali as decisões sobre logística e organização serão tomadas.
Um canteiro de obras que não considera seu cronograma não pode saber como organizar os materiais, compras e entregas. Além disso, dificulta o transporte de insumos, criando riscos de quebra e desperdícios.
Sem o planejamento, identificar riscos de atrasos ou acidentes é impossível, o que pode gerar muitos problemas para a construtora e trabalhadores do canteiro de obras.
3. Retrabalhos desnecessários
Situações em que é necessário realizar retrabalhos são sempre um problema para a gestão do canteiro de obras.
Retrabalhos sempre significam um gasto extra de materiais e tempo, gerando prejuízos.
Ter trabalhadores fazendo algo que já tinham feito acaba por causar atrasos que podem impactar muito negativamente todo o cronograma de obras.
A gestão de canteiro de obras bem aplicada permite sempre buscar um planejamento e execução do projeto que evite esses retrabalhos e eliminem custos extras e a possibilidade de perder prazos.
4. Cuide do layout do canteiro
A organização espacial da obra deve ser analisada com atenção. Pensar onde serão colocados os materiais, equipamentos, escritórios e banheiros é essencial para manter a eficiência. Ignorar essa necessidade é um grande erro.
Imagine um banheiro muito afastado do espaço de trabalhos. Parece pouca coisa, mas o tempo perdido para chegar e retornar do banheiro pode ser diferencial no cronograma de uma obra.
O oposto pode, também, ser um problema.
Um banheiro muito próximo pode significar riscos grandes de acidentes.
Pensar o layout exige, ainda, pensar no espaço para os caminhões de entregas de materiais passarem, para que as máquinas utilizadas na construção sejam manobradas e outros detalhes que fazem toda a diferença na segurança e produtividade da obra.
5. Não cuidar das relações interpessoais
O canteiro de obras é um espaço onde muitas pessoas estão juntas por longas horas trabalhando. Por esse motivo, cuidar de como são as relações, manter a moral alta e incentivar a motivação e produtividade é essencial.
Algumas das tarefas desempenhadas na execução de um projeto são muito particulares, exigem foco e cooperação.
Por isso, conhecer bem os colaboradores, suas habilidades e capacitações e promover um ambiente de trabalho agradável e alinhado com os objetivos do projeto é essencial.
Lembre-se de sempre buscar uma comunicação clara.
6. Tecnologias são diferencial
Buscar por softwares de gestão de obras e tecnologias de otimização para a obra é essencial para melhorar os resultados da obra. Investir em tecnologia é uma das principais formas de reduzir erros diversos, incluindo os mencionados nos outros itens.
Assim como acontece com o acabamento e qualidade final da obra, uma boa gestão também depende de utilizar as ferramentas corretas para organizar as atividades a serem desenvolvidas.
Organização do canteiro de obras é diferencial competitivo para construtoras
Todo o planejamento e execução da obra é afetada quando o canteiro de obras não está bem organizado. Atentar para cada detalhe nas etapas é essencial e pode, como vimos, reduzir erros e melhorar a produtividade.
Toda construtora que deseja ter os melhores resultados, então, deve ter atenção aos 6 erros mencionados e a novas formas de otimizar a gestão de obras. Não deixe que sua construtora sofra com atrasos, perda de dinheiro e acidentes, cuide bem do seu canteiro de obras.
Quer saber mais sobre como aumentar a segurança e organização no canteiro de obra? Acompanhe os conteúdos exclusivos do Obra Prima.