Canteiro de obras: segurança e organização em primeiro lugar!

O planejamento do canteiro de obras é uma etapa essencial da construção civil, mas muitas vezes é deixada de lado e algumas coisas saem errado.
Canteiro de obras na construção civil
Canteiro de obras na construção civil

Basta uma falha no canteiro de obras para jogar todo o planejamento do projeto pela janela. Descubra aqui como tornar o espaço seguro e organizado para fugir dos riscos.

O foco na otimização dos processos e da gestão de obra tem ganhado cada vez mais espaço entre as construtoras, que investem cada vez mais em ferramentas e inovação na construção civil para ter os melhores resultados.

No entanto, muitas vezes esse planejamento e cuidado fica muito focado no projeto como um todo e a organização e segurança do dia a dia do canteiro de obra é deixada de lado.

Sim, existem diversas normas que cuidam de detalhes do canteiro de obra para compensar essa negligência, mas é preciso entender que com a competitividade da construção civil é sempre necessário buscar algo a mais.

Para garantir que o canteiro de obra da sua construtora esteja sempre organizado e seguro, a Obra Prima traz algumas dicas essenciais com foco em otimização do espaço.

5 dicas para um canteiro de obras seguro e organizado

Organizar o canteiro de obras não é tarefa de outro mundo, bastam alguns passos simples:

1. Faça um planejamento a parte 

Ignore por alguns momentos o fato de que o canteiro de obras faz parte da obra e pense nele como um projeto único. Organizar o espaço de trabalho é, de certa forma, uma construção a ser executada, com suas particularidades, documentações e normas.

O espaço do canteiro será usado para diversas atividades, como já comentamos, e deve ser planejado com cuidado para ser eficiente. 

Se a obra que será executada ali é um prédio, por exemplo, é preciso considerar o fluxo de grandes caminhões e carga e descarga de muitos insumos e é essencial ter espaço para que isso aconteça.

Por isso, faça um planejamento detalhado. 

Comece com um levantamento de tudo o que deverá estar naquele espaço e organize de forma a garantir o melhor aproveitamento. 

Escolher o local onde, por exemplo, vestiários, refeitórios e áreas de descanso vão ser posicionados para garantir a segurança e bem-estar dos trabalhadores é essencial.

2. Não ignore as Normas Regulamentadoras (NRs)

Existem NRs específicas sobre os espaços utilizados pelos trabalhadores, que determinam como é o posicionamento de elevadores para transporte de pessoas e materiais na construção de prédios e muitas outras.

Seguir essas normas é essencial do ponto de vista da lei e, mais importante ainda, para garantir que a SST seja cumprida, ou seja, que a saúde e segurança dos trabalhadores venha sempre em primeiro lugar.

Analise com cuidado quais normas se aplicam ao projeto e o que elas exigem. Assim, a segurança e organização do canteiro de obra será mais eficiente.

Conheça a NR 18, ela é uma das normas mais importantes nesse caso >

3. Foque na logística

Sim, pensar na entrada e saída de caminhões para carga e descarga é importante, mas não é o único elemento logístico envolvido na organização do canteiro de obra.

Pense em um prédio residencial de 15 andares. 

Serão muitos materiais e trabalhadores envolvidos na construção. 

Se a obra acontece em um lado do canteiro e todos os materiais são armazenados no lado oposto, com certeza muito tempo será perdido no transporte desses insumos. 

Ao mesmo tempo, colocar todos esses materiais e as áreas de repouso dos trabalhadores muito perto de onde a obra acontece cria muitos riscos. 

Imagine se, por um acidente, uma viga ou bloco de concreto cai, as chances de que acerte os materiais e profissionais é grande e gera muitos danos físicos, emocionais e financeiros para todos os envolvidos.

Pensar na logística de cada transporte é essencial e nunca deve ser feito sem considerar riscos de danos aos materiais e à saúde e segurança dos trabalhadores.

4. Sinalização é essencial

Todas as pessoas que entram e saem de um canteiro de obras, sejam elas engenheiros, pedreiros, eletricistas, clientes que visitam ou administradores da construtora, devem sempre ser informado de riscos e de localização de tudo.

  • Colocar sinalização de zonas de perigo de choque, 
  • de pavimento escorregadio, 
  • saídas de emergência em áreas fechadas, 
  • localização de extintores de incêndio 
  • e como se encaminhar ao escritório, banheiro e outros espaços é essencial.

Mais do que uma economia de tempo na movimentação pelo espaço, é outro elemento indispensável para a segurança. Para facilitar a sinalização dos espaços, existem NRs sobre o tema.

5. Limpeza e manutenção

Pense o canteiro de obras como se fosse a sua casa, mais especificamente a sua cozinha. 

Qualquer pessoa que cozinha as próprias refeições sabe o quanto é improdutivo não se sentir bem e ter que lidar com pequenos e irritantes problemas enquanto trabalha.

Uma luz que pisca ou queima no meio do processo, a pia cheia de louça suja quando chega para começar a cozinhar, o gás que acaba quando a água começa a ferver. 

São coisas pequenas, mas que, aos poucos, te deixam estressado, cansado, desmotivado e te fazem perder tempo.

No canteiro de obras não é diferente. 

Ter que esperar para começar uma nova etapa e perder tempo limpando entulhos e resíduos, lidar com equipamentos que não funcionam direito e que falham no meio da execução pode causar muitas dores de cabeça.

Além da obviedade de ter que substituir imediatamente, o que significa compras de urgência que, em geral, tem custo mais alto e imprevisto, e do fato de que resolver esses problemas consome tempo, podendo causar atrasos, é preciso considerar o elemento humano.

Essas situações desmotivam os trabalhadores e os deixam cansados, o que significa, inevitavelmente, uma queda na produtividade que impacta a qualidade do resultado do trabalho e pode gerar atrasos. 

Por esse motivo, manutenções periódicas dos equipamentos usado no canteiro de obras e manter sempre a limpeza do espaço são essenciais.

Canteiro de obras: alicerce da gestão de obras eficiente

Planejar detalhadamente um projeto, executá-lo com excelência e otimizar a gestão de cada etapa é a única forma de garantir o sucesso das obras e da construtora. 

Esse é um objetivo que exige empenho e investimento e que não deve ser subestimado, principalmente com a crescente competitividade da construção civil.

No entanto, mesmo construtoras que adotam softwares de última geração para garantir o controle das etapas da obra podem ter problemas quando esquecem de cuidar do canteiro de obras.

Não importa o quanto a construtora se prepare para um projeto, o resultado depende muito de como o dia a dia no canteiro acontece e apenas garantindo que ele seja um espaço seguro e organizado é possível ter sucesso.

Canteiro de obras e o planejamento da construção andam sempre de mãos dadas quando os objetivos da construtora são qualidade, crescimento e lucratividade.

Quer saber como otimizar ainda mais a gestão e o canteiro de obras? Acompanhe os conteúdos exclusivos da Obra Prima.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.