Tenha um SGQ e melhore a gestão da construtora com baixo investimento

Qualidade na construção civil depende do SGQ somada à aplicação do PDCA. E a tecnologia do Obra Prima pode ajudar a lidar com essas siglas.
sgq-construção-civil
sgq-construção-civil

Qualidade na construção civil não é coisa de empresa grande e nem bicho de sete cabeças. Confie na tecnologia do Obra Prima para lhe ajudar nessa busca!

Quando você analisa as grandes indústrias de diversos mercados, percebe que elas contam com uma estrutura de suporte à qualidade. Setores de melhoria contínua, por exemplo, compõem o organograma. Mas você não precisa de tudo isso para conquistar qualidade na construção civil.

Quantas vezes você se pegou pensando que um processo poderia ser melhor, mas não teve tempo para pensar em como executar a mudança? Pois é deste ponto que você deve iniciar a jornada da qualidade.

Sem grandes pretensões: apenas tentando fazer pura e simplesmente o melhor possível com seus recursos.

E isso significa realocar insumos dentro do canteiro de obras. Orientar operadores a colocar sempre cada material no seu devido lugar. Só que, enquanto você tenta organizar o ambiente da obra, uma série de tarefas administrativas fogem do controle.

Então, é relativamente simples criar um modelo visual de canteiro, com seus devidos fluxos e movimentos, mas cultivá-lo no dia a dia exige do seu papel de liderança um tempo precioso.

Obra Prima foi pensado para complementar a sua jornada, que se desdobra entre operação e gerência para conseguir o melhor na gestão da construtora. Você não precisa tirar os olhos do canteiro para solicitar a compra de materiais. E vamos mostrar a você que isso, dentre outras coisas, representa qualidade no seu produto final.

Entenda como essa relação entre Obra Prima e o refinamento de processos ocorre e aproxima a construtora do desenvolvimento de um SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade)!

Qualidade na construção civil com Obra Prima

Não, o Obra Prima não vai lhe garantir uma equipe de gestão da qualidade. Até porque, hoje, o que você mais precisa é da melhoria de processos. Afinal de contas, tem sobrevivido entre planilhas e sistemas de gestão de produtividade simplificados.

Nenhuma tecnologia que você tem hoje atende às suas expectativas!

É isso mesmo que pode se esperar de planilhas e sistemas mais genéricos. Eles ajudam, mas, uma hora ou outra evidenciam suas limitações. E está aí o motivo da qualidade na construção civil ser um assunto que parece tão distante do seu dia a dia.

Mas você pode cultivar novas e melhores práticas com um software especializado no negócio da sua empresa. Um sistema de gestão de construtora que lhe ajuda a estabelecer processos administrativos complementares ao seu esforço de gestão do operacional.

Afinal de contas, os pedreiros e mestres de obras precisam do seu aval e direcionamento todos os dias!

Ninguém toca a obra sem você. O que faz com que precise estar em todos os lugares ao mesmo tempo. E o Obra Prima lhe acompanha no celular ou smartphone, para que a eficiência e a qualidade sejam mantidas, sem precisar estar no escritório para resolver tarefas que são simples, mas de grande valor estratégico.

Além disso, vamos mostrar como você pode usar Obra Prima para aplicar o Método PDCA (Plan, Do, Check, Act ou Planejar, Fazer, Checar, Agir), que é a alma do SGQ.

1 – Planejar ações de melhoria

Qual seria a grande ação de melhoria possível de ser resolvida hoje, com a adoção de um sistema como Obra Prima?

Acertou se pensou na melhoria de processos. Ela é parte essencial do estabelecimento do SGQ, desenvolvida em todas as etapas da metodologia PDCA. Pra você ter uma ideia, vamos fazer uma pequena lista de ações de melhoria:

  • Facilitar o processo de compras;
  • Gerar orçamentos assertiva e rapidamente;
  • Não pagar contas em atraso;
  • Informar periodicamente ao cliente sobre andamento da obra;
  • Fazer a gestão de projetos por centro de custos;
  • Investir no controle financeiro;
  • Diminuir tempo de execução dos projetos de obra;
  • Evitar desperdícios no canteiro;
  • Gerenciar qualitativamente os fornecedores.

Você pode acrescentar mais itens à lista ( se quiser, use o espaço de comentários e respostas para deixar um exemplo de melhoria) conforme a sua necessidade. Fato é que Obra Prima tem papel fundamental na resolução de basicamente todos os desafios da construtora PME (Pequena e Média Empresa).

Entenda como isso é possível, na próxima etapa do PDCA, a de ação!

2 – Executar o planejamento

Você fez a lista de melhorias. Mas agora precisa planejar cada uma delas com ajuda do Obra Prima. Pensando nos itens que listamos anteriormente, vamos evidenciar o uso de alguns módulos do sistema que geram mais qualidade na construção civil e na gestão da construtora a seguir:

  • Orçamento: lista todos os preços por etapa da obra, considerando os valores referência de mercado, bastando preencher a metragem do projeto para orçamento sair rápido e certeiro;
  • Compras: faça a ordem de compras diretamente do canteiro, use o mapa de cotação automático para comprar melhor e mais rápido, reduzindo o desperdício em compras desnecessárias e o risco de parar o cronograma por falta de insumo;
  • Financeiro: reúne as contas a pagar e receber, de forma que você não perca prazos e ainda faz o controle de fluxo de caixa e do “previsto X realizado”, com a possibilidade de separar informações por centro de custos;
  • Fornecedores: gerencia e padroniza o contato com fornecedores, permitindo classificar e escolher os melhores, para um controle interno mais eficiente;
  • Clientes: permite nutrir o cliente de informações sobre as obras, desde documentos a criação de um diária com fotos e vídeos do andamento.

3 – Checar os resultados

No final das contas, você está tendo mais lucro ou não ao buscar a qualidade na construção civil? Isso é algo que você também pode avaliar com Obra Prima. Afinal de contas, tudo fica registrado no sistema. As informações que ficam lá se transformam em relatórios.

A etapa de checagem nada mais é do que olhar para os processos a partir de um senso analítico. E você pode ter essa visão instantaneamente ao olhar para alguns gráficos, como por exemplo: o fluxo de caixa em tempo real, as entradas e saídas do dia de capital no dia, o “previsto X realizado” por projeto de obra.

Não esqueça, inclusive, de usar o principal termômetro da qualidade: a satisfação do cliente!

Mas, e depois de tanta análise, o que resta?

4 – Agir

Planejou, executou, avaliou os processos. Agora é hora de agir para preencher as lacunas. As pontas soltas que você identificou são o recomeço da metodologia PDCA. Após feitas as ações corretivas, basta reiniciar o planejamento, contando com o Obra Prima para ter sucesso em todas as etapas desse aspecto processual que compõe o SGC.

Claro que um sistema de qualidade completo e estruturado levaria mais tempo e dinheiro do que você poderia dedicar hoje a esse ponto importante da gestão da construtora. Mas isso não é motivo para deixar de mudar atividades que já vem mostrando ineficiência.

Experimente Obra Prima, descubra como conquistar mais qualidade e nos conte aqui no campo de respostas a sua experiência!

Clique aqui para experimentar!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima


Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.