Licitações de obras públicas podem ser um desafio ou uma oportunidade, basta conhecer bem para conseguir os melhores resultados.
Processos licitatórios assustam muitas construtoras, principalmente as pequenas e as que estão começando…
Afinal, a construção civil é cheia de normas. Por isso, erros de projeto podem causar grandes prejuízos, ao unir isso à burocracia das obras públicas, pode parecer impossível ter sucesso…
Calma, sabemos que não é fácil.
Temos conversado com algumas construtoras sobre isso, para entender um pouco mais qual é a realidade delas quando o assunto é licitação de obras públicas.
Ainda que, em um primeiro momento, as obras públicas deixem as construtoras com um pé atrás, elas são uma grande oportunidade para conseguir crescimento e lucratividade.
Sim, em um primeiro momento.
Depois de entender como licitações funcionam, as construtoras vão descobrir que, com planejamento e preparo, pode ser bem simples ter bons resultados e se destacar no mercado.
Aproveitar as oportunidades que o setor das obras públicas oferece depende de uma gestão de obras eficiente e de estudar e entender o que cada licitação pede.
Para ajudar as construtoras a ter ainda mais facilidade na busca por bons resultados, que tal algumas dicas?
Acompanhe aqui as estratégias mais eficientes para garantir as melhores oportunidades e retornos com as licitações de obras públicas.
Licitações de obras públicas: como ter sucesso?
Apesar da complexidade do processo licitatório, não é impossível conseguir o destaque necessário para vencer licitações de obras públicas. Claro, a construtora precisa de organização e controle, mas nada que uma boa preparação não resolva.
Veja as dicas que separamos para garantir as melhores oportunidades.
1. Se informe sobre as licitações que estão acontecendo
Não é possível vencer uma licitação de obra pública se a construtora não fica sabendo quando elas acontecem.
O primeiro passo para ter sucesso, então, é estar bem informado.
Cada prefeitura ou governo estadual disponibiliza em seu site os editais abertos para as obras a serem realizadas. Lembre-se de ler o edital com muito cuidado antes de se inscrever, tenha a certeza de que sua construtora pode atender o que é exigido sem prejuízos.
E acompanhe o nosso blog sempre! Ative a notificação no sininho ao lado para receber as nossas novidades e ficar por dentro de dicas como essas.
2. Verifique os critérios
Lembre-se de ler o edital com muito cuidado antes de se inscrever, tenha a certeza de que sua construtora pode atender o que é exigido sem prejuízos. É preciso ter certeza de que:
- A licitação é viável para a situação interna da construtora;
- Existem garantias de pagamento no prazo por parte do órgão responsável;
- Demanda exigida na licitação pode ser atendida pela construtora;
- Particularidades do edital estão dentro do escopo de projetos que a construtora é capaz de realizar.
É sempre importante lembrar que a construtora não precisa ser o Super-Homem da construção civil.
Não é vergonha admitir que alguns projetos estão fora de alcance.
O risco de prejuízos e ilegalidade em assumir uma obra fora das condições da empresa é muito grande.
3. Planeje com cuidado
Improviso não tem espaço quando o assunto são obras públicas.
Um planejamento detalhado, orçamentos minuciosos e prazos considerando riscos e imprevistos devem ser elaborados com toda a atenção possível.
Se a construtora ainda não investe em tecnologias de gestão de obras, essa é a hora. Ter controle de cada detalhe é o único jeito de ter chances contra a concorrência por uma licitação de obra pública e de garantir o sucesso da obra e da empresa durante e depois da execução.
Não se foque só no projeto, invista em softwares de controle de estoque, controle fiscal e financeiro. Ter a documentação e contas em ordem é o primeiro passo para conseguir uma licitação e se proteger legalmente dos riscos.
4. Conheça a legislação
Licitações possuem uma legislação específica, descritas na Lei nº 8.666, de 1993.
A proposta para a licitação deve respeitar o que é determinado por essa lei. Nela estão registradas, ainda, as responsabilidades e obrigações que a construtora e a Administradora Pública possuem.
Além da lei específica sobre licitações é bom conhecer as Normas Regulamentadoras (NRs) que formam a legislação da construção civil, que devem ser cumpridas para toda obra, mas que tem um peso ainda maior quando se trata de obras públicas, uma vez que o governo se torna responsável pelo que ocorre durante a execução e após a entrega.
Temos um conteúdo específico sobre a NR 18 que pode te ajudar a entender uma das NRs mais necessárias para a construção civil. >
5. Contrate a equipe certa
Analise todos os detalhes do edital: particularidades do projeto, de onde ele será executado, prazos, teto orçamentário e outros.
A partir dessas informações, busque uma equipe preparada para o tipo de obra a ser realizada.
Investir em formação e treinamento das pessoas que trabalham com a construtora é a única forma de garantir o máximo em qualidade em todos os projetos.
Se for realizar a contratação de terceirizados, lembre-se de pesquisar com cuidados e registrar cada detalhe em contrato.
A contratação de mão de obra deve ser feita de forma cuidadosa. Entenda aqui >
6. Não ignore a concorrência
Entender como o mercado de obras públicas funciona e como construtoras que já trabalham nele se apresentam e executam os serviços é essencial para alcançar sucesso.
Assim como acontece em obras particulares, os diferenciais oferecidos pela construtora têm peso na decisão por quem ganha a licitação.
Não é possível para nenhuma empresa, em nenhum setor da economia, oferecer algo como diferencial sem saber o que a concorrência oferece.
Licitação de obras públicas não é só disputa
A construtora conseguiu a licitação, é hora de executar o projeto e relaxar, não é? A resposta é não, agora é hora de ter ainda mais atenção.
Conseguir a licitação é apenas o primeiro passo.
É sempre bom ter em mente que a obra executada é realizada com dinheiro público. As exigências e burocracia, por isso, são muito maiores e qualquer erro pode virar uma catástrofe.
Desde o momento em que o projeto para concorrer à licitação é apresentado até a entrega final, cada detalhe deve ser monitorado de perto para que nenhum prejuízo ocorra para a sociedade, administração pública ou para a construtora.
Pensar estrategicamente, agir de forma preventiva é essência em cada etapa do projeto. Invista em ferramentas que te ajudem a manter o controle e veja o mercado de obras públicas se abrir em mil novas oportunidades com o sucesso obtido.
Quer saber ainda mais sobre como participar e vencer licitações de obras públicas? Confira aqui como elas funcionam.