Grafiato: conheça as vantagens e desvantagens

Conhece o grafiato? Descubra o que é e quais são as vantagens desse revestimento incrível! Saiba mais agora!
Grafiato conheça as vantagens e desvantagens
Grafiato conheça as vantagens e desvantagens

Conhece o grafiato? Descubra o que é e quais são as vantagens desse revestimento. 

Aqui, vamos fornecer uma visão abrangente sobre o material de construção, grafiato, para que você possa tomar decisões embasadas ao considerar o seu uso em projetos de decoração e reforma. 

Ao reformar ou construir uma casa, a escolha do acabamento das paredes é uma das etapas mais importantes na hora de definir o estilo e a personalidade do ambiente. Afinal, o grafiato é uma das opções mais populares para as pessoas que buscam um revestimento resistente, com textura e com um bom custo-benefício. Além disso, ele é bem versátil e pode ser usado tanto em paredes internas quanto externas. 

O que é o grafiato?

O grafiato é um revestimento decorativo usado para dar um toque especial às paredes, composto por uma mistura de cal, cimento, água e aditivos que conferem uma textura mais grossa. 

A principal característica desse revestimento é a sua textura, que pode ser lisa, desenhada, em relevo ou rústica, dependendo do efeito desejado.

Além disso, é uma alternativa esteticamente interessante e muito resistente às intempéries, o que o torna uma ótima solução para as áreas externas. Ele também aguenta muito bem rachaduras e pode ser encontrado em diversas cores e texturas, possibilitando a personalização de acordo com a preferência e os gostos do cliente. 

O grafiato é uma solução relativamente fácil de aplicar. Por isso, se torna uma escolha muito popular para aqueles que desejam renovar a aparência de uma parede sem precisar de grandes reformas. 

6 principais características e vantagens do grafiato

O grafiato é um revestimento que oferece diversas vantagens. Então, por essa razão, é uma opção interessante para quem busca um acabamento resistente e estético, sem gastar muito. Algumas das principais características e vantagens do material incluem: 

  1. Textura;
  2. Resistência;
  3. Variedade de cores e texturas;
  4. Fácil de aplicar;
  5. Opção econômica;
  6. Baixa manutenção. 

Vamos entender melhor cada uma delas a seguir, acompanhe: 

  1. Textura

A textura é uma das principais características do grafiato, podendo ser mais lisa, rústica, em relevo ou com desenhos.

  1. Resistência

O grafiato é um revestimento bastante resistente e durável, capaz de aguentar as intempéries e ação do tempo. Além disso, ele também suporta bem as rachaduras e outros tipos de danos, o que o torna uma escolha interessante para os espaços externos. 

  1. Variedade de cores e texturas

Você pode encontrar esse material com uma grande variedade de cores e texturas, possibilitando a personalização de acordo com o gosto e estilo do cliente. 

  1. Fácil de aplicar

Como já falamos, o revestimento é uma alternativa relativamente simples de aplicar. Afinal, isso o torna uma escolha popular para quem deseja renovar a aparência de uma parede sem precisar de grandes reformas. 

  1. Opção econômica

O grafiato se destaca como uma solução econômica para decorar as paredes. Além disso, ajuda na prevenção de infiltrações. 

  1. Baixa manutenção

Este é um revestimento de baixa manutenção e a limpeza se faz com facilidade, apenas água e sabão neutro. Além disso, ele não requer pintura regular como algumas outras opções.   

Leia também:
Cimento queimado: conheça as vantagens e desvantagens

Como escolher as cores do grafiato?

A escolha das cores do grafiato é uma das etapas mais importantes para assegurar um resultado satisfatório no final. Ou seja, é fundamental levar em conta o ambiente em que está inserido e o estilo do cliente, além das tendências atuais e preferências. 

Uma das formas de escolher é observar a paleta de cor do ambiente em que ele será aplicado, procurando criar uma combinação equilibrada e harmônica. Também é possível escolher uma cor de destaque para criar um ponto focal na parede. 

Para facilitar a seleção das cores, peça amostras de diferentes opções disponíveis e faça testes diretamente na parede em que o material vai ser aplicado. Afinal, isso garante uma visão mais realista do resultado final. 

Como escolher entre as diferentes texturas? 

O grafiato é um revestimento que oferece uma grande variedade de texturas. Entre as texturas mais comuns estão: 

  1. Rústica;
  2. Com desenhos;
  3. Lisa;
  4. Em relevo. 

Descubra um pouco mais sobre essas texturas: 

  1. Rústica

A textura rústica é uma das mais populares do material, dando um aspecto mais orgânico e natural para a parede. É necessário usar uma desempenadeira de aço, a movimentando em diferentes direções para ter um efeito irregular. 

  1. Com desenhos

A textura com desenhos é uma opção mais criativa do material, possibilitando a criação de diversos padrões e formas na parede. Assim, ela é obtida com a utilização de uma desempenadeira de aço e uma ferramenta específica para desenhar. 

  1. Lisa

A textura lisa é uma das opções mais discretas e elegantes, criando uma superfície uniforme e sem imperfeições. Ela é obtida com o uso de uma desempenadeira de aço e a aplicação de uma camada fina da massa.  

  1. Em relevo

A textura em relevo é uma alternativa que possibilita a criação de diversos níveis de profundidade na parede, conferindo um efeito marcante e tridimensional. Além disso, é obtida com a utilização de uma desempenadeira de aço e uma ferramenta específica para criar o relevo. 

Você pode classificar essas texturas como malhas. É possível encontrá-las no mercado, sendo malhas de 8, 10 e 12. A malha de 8 produz um acabamento mais rústico, já a malha de 12 oferece um acabamento mais fino e delicado. 

Grafiato nas paredes externas

Existem também algumas dicas importantes na hora de aplicar o grafiato nas paredes externas: 

  • Escolha tintas e massas adequadas, elas precisam ser resistentes;
  • Faça a limpeza das paredes antes de começar a aplicação do material;
  • Realize a impermeabilização antes de aplicar o grafiato, isso vai garantir mais durabilidade e resistência à água;
  • Cuidado com a proteção ao sol, recomendamos as cores mais claras nas regiões mais ensolaradas e quentes, porque elas absorvem menos calor e oferecem maior proteção contra o sol. 

Leia também:

Impermeabilização de obras na crise: como reduzir custos?

Já conhecia esse material?

Se você ainda não conhecia o grafiato ou não sabia de todas as características desse material, agora é possível tomar decisões mais embasadas na hora de aplicá-lo nos seus projetos. 
Então, para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.