Entenda a importância de uma boa gestão de pessoas no canteiro de obras, os desafios e benefícios dessa tarefa e muito mais.
Certamente, além de um bom projeto, equipamentos e materiais de qualidade, um canteiro de obras depende de uma gestão eficiente de pessoas. Entenda a importância desse controle para o sucesso dos projetos na construção civil.
Prazos, controles e custos são termos indispensáveis e muito comuns no segmento. Por isso, falar sobre a gestão de pessoas em um canteiro de obras é algo imprescindível para o sucesso de qualquer projeto.
A gestão de pessoas no canteiro de obras é a soma de alguns aspectos em prol do controle do capital humano: técnica, política, metodologia, prática, entre muitos outros. Acompanhe o texto a seguir e entenda qual é a importância, os desafios, benefícios e muito mais.
Qual é a importância da gestão de pessoas em um canteiro de obras?
A boa gestão de pessoas não vai só até controlar e monitorar o desempenho dos trabalhos realizados dentro do canteiro de obras, é muito mais que isso. Esse processo precisa assegurar o cumprimento dos prazos, resultados, segurança e, até mesmo, um bom clima organizacional propício para as atividades a serem executadas.
Além disso, elaborar um plano de gestão de pessoas em um canteiro de obras pode proporcionar diversos benefícios, como:
- Redução de acidentes;
- Cronogramas mais exatos;
- Menos desperdícios;
- Menos ociosidade;
- Melhor desempenho das atividades;
- Maior produtividade das equipes;
- Profissionais mais satisfeitos e recompensados.
Mas, é claro que gerenciar pessoas em um canteiro de obras é diferente do que em um escritório. Afinal, essa é uma prática cíclica. Ou seja, a cada nova construção existe um novo pessoal e é necessário começar tudo de novo, mesmo que alguns colaboradores sejam os mesmos.
Quais são os 4 desafios de uma gestão de pessoas no canteiro de obras?
Cada projeto na construção civil tem as suas especificidades e características únicas, o que exige adaptação contínua dos times, profissionais, tarefas e ambientes. Por isso, é impossível comparar um canteiro de obras a um escritório.
Afinal, vários desafios únicos aparecem neste espaço, entre eles, podemos destacar os quatro:
- Fazer o planejamento de obras eficiente;
- Realizar a gestão da qualidade;
- Garantir a segurança e saúde de trabalho;
- Manter uma boa comunicação interna.
Então agora que você conhece os quatro desafios, vamos entender melhor cada um deles:
1. Fazer o planejamento de obras eficiente
Todo o acompanhamento da execução precisa de um planejamento inicial bem eficiente. Dessa forma, a coordenação pode ser guiada de maneira direta pela visualização dos passos do planejamento e do projeto. Assim, é possível saber se aquilo está sendo feito conforme o que foi planejado.
Ou seja, é fundamental realizar o planejamento da obra com cuidado e muita atenção. Os projetos precisam ser completos e claros. Fora esse processo, documentos e memoriais que orientam as etapas devem ser objetivos.
Além disso, o layout do canteiro de obras deve ser bem estruturado e as normas respeitadas e consultadas.
2. Realizar a gestão da qualidade
Contar com métodos e ferramentas para avaliar se os serviços estão seguindo o cronograma é crucial para um gerenciamento preciso. Afinal, manter a qualidade quer dizer entregar para o cliente aquilo que foi combinado.
Para isso, além de fazer as inspeções de rotina, é primordial manter o Relatório Diário de Obras (RDO) atualizado, uma vez que ele funciona como uma memória de todas as informações relevantes que aconteceram na construção.
Dessa forma, é possível encontrar problemas e gargalos que afetam a qualidade e também compreender a origem deles.
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Com ele, você controla as obras, aumenta a produtividade da construtora, mantém os projetos organizados, acompanha cada uma das atualizações, registra todas as atividades feitas no dia e evita prejuízos provocados pela falta de organização e acompanhamento.
3. Garantir a segurança e saúde de trabalho
Além de focar nos resultados dos serviços, é fundamental manter uma preocupação com aspectos de risco e atividades insalubres ao longo da realização da obra. Afinal, isso pode gerar problemas como acidentes que, por sua vez, podem provocar fatalidades e também levam a atrasos, embargos, multas e outras penalidades.
Por isso, é essencial saber e cumprir os requisitos das Normas Regulamentadoras, principalmente em situações de maior risco, como trabalhos com maquinário pesado ou tarefas com eletricidade, grandes alturas, etc.
Lembre-se: garantir a saúde e proteção dos colaboradores é também prezar pela qualidade e produtividade dos projetos.
4. Manter uma boa comunicação interna
Para assegurar que tudo seja feito da maneira correta, é importante manter uma comunicação clara com os envolvidos. Os profissionais precisam ter uma linha de diálogo assertiva e rápida. Assim, a identificação de imprevistos e as tomadas de decisão podem ser mais ágeis.
6 benefícios da boa gestão de pessoas no canteiro de obras
O sucesso da gestão de obras, além de estar relacionado diretamente com um projeto bem estruturado, também está muito ligado à forma como é realizado o gerenciamento de pessoas no canteiro de obras e no negócio.
Nesse sentido, engajar os colaboradores, proporcionando condições, benefícios e crescimento, ajuda, por exemplo, a reter talentos e evitar uma grande rotatividade. Além disso, outros seis benefícios que podemos destacar de um projeto bem estruturado e a boa gestão de pessoas são:
- Otimização da gestão;
- Aumento da satisfação do cliente;
- Ganho de produtividade na obra;
- Melhor aproveitamento de recursos;
- Minimização de custos;
- Diminuição de acidentes.
Vamos nos aprofundar mais em cada um desses seis benefícios, acompanhe:
1. Otimização da gestão
A capacidade de contratar, monitorar e incentivar o trabalho dos profissionais no canteiro de obras está muito ligada à eficiência de um projeto. Uma gestão eficiente de pessoas assegura a precisão na seleção dos colaboradores e distribuição de trabalhos, garantindo que tudo ocorra dentro do cronograma estabelecido.
É importante que o time de gestão de pessoas tenha acesso a ferramentas que ajudem o trabalho – além de serem profissionais qualificados – um software de gestão de obras é um ótimo exemplo de instrumento que faz toda a diferença. Outro ponto central é que eles tomem decisões baseadas em dados reais e atuais.
2. Aumento da satisfação do cliente
Uma boa gestão de pessoas apresenta um ambiente de trabalho otimizado para os colaboradores, com cronogramas bem construídos e alinhados às expectativas. A comunicação eficiente e os imprevistos como retrabalhos ou responsabilidades que não estão na posição do colaborador são mitigados.
Esses aspectos ajudam que o time fique mais satisfeito com as condições de trabalho oferecidas pela empresa e tenham menores chances de sair.
3. Ganho de produtividade na obra
O intuito da gestão de pessoas é direcionar os colaboradores, assegurando que eles façam as etapas do projeto seguindo o planejamento que foi combinado.
Assim, os encarregados monitoram e delegam as responsabilidades dentro do canteiro de obras e garantem que o time não perca tempo ocioso ao longo do dia da construção.
Os colaboradores produzem mais porque estão se sentindo felizes e satisfeitos com a gestão. Por isso, o ambiente de trabalho incentiva a realização de entregas melhores, dentro das especificações e cronograma esperados. Todos esses fatores ajudam a otimizar a produtividade.
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4. Melhor aproveitamento de recursos
Avaliar o desempenho, conferir certificações e incentivar os treinamentos são algumas das funções da gestão de pessoas. Essas práticas garantem que os colaboradores trabalhando na hora tenham o conhecimento necessário para usar os recursos da empresa, reduzindo perdas, que criam custos para o negócio.
Uma boa delegação de atividades e monitoramento de tarefas realizadas no dia a dia dos canteiros têm o mesmo resultado. Isso aparece porque quando melhoramos o controle, é possível reduzir o desperdício de equipamentos, materiais e outros insumos.
5. Minimização de custos
A otimização da produtividade, melhora do uso dos recursos, redução dos riscos no canteiro, uma boa comunicação são alguns dos fatores que diminuem problemas e acontecimentos que podem gerar um aumento nos gastos e custos não necessários, que atrapalham a lucratividade da empresa.
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6. Diminuição de acidentes
Uma das maiores preocupações de qualquer projeto do segmento da construção civil é a segurança dos colaboradores no canteiro de obras, que busca garantir que os acidentes não aconteçam.
Além de colocar em risco a vida dos profissionais envolvidos, esses acontecimentos podem gerar atrasos, prejuízo e multas para o negócio.
A gestão de pessoas reduz esses riscos por meio de um processo eficiente na hora de contratar, acompanhando os indicadores, treinando os profissionais e garantindo que eles estejam prontos para realizar o serviço.
Como implementar a gestão de pessoas no canteiro de obras?
Embora existam vários desafios, implementar uma boa gestão de pessoas no canteiro de obras é muito mais viável com a tecnologia e a inovação.
Afinal, com a criação de softwares que lidam especificamente com a construção civil, agora é possível automatizar formas de gerenciamento de obras.
Com as automatizações, o gestor se preocupa mais com a realização de outras ações, como a otimização da comunicação entre todos e o desenvolvimento de um clima organizacional agradável.
Para implementar uma boa gestão de pessoas no canteiro de obras, é preciso:
- Delegar funções e tarefas;
- Estimular o trabalho em equipe;
- Aperfeiçoar a comunicação;
- Oferecer infraestrutura adequada;
- Estreitar a relação entre o empregador e o colaborador;
- Realizar análises de desempenho periodicamente;
- Conhecer a equipe de trabalho.
Agora que você já sabe quais são os sete passos, entenda melhor cada um deles a seguir:
1. Delegar funções e tarefas
Identifique qual colaborador ou equipe está mais bem preparado para realizar uma determinada tarefa ou função.
2. Estimular o trabalho em equipe
Crie formas de estimular a parceria, aumentando a integração entre os profissionais que vão trabalhar juntos.
3. Aperfeiçoar a comunicação
A comunicação é muito importante para o sucesso de qualquer projeto. Por isso, ela precisa ser fácil, acessível e clara.
4. Oferecer infraestrutura adequada
Ofereça ferramentas de qualidade e deixe Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponíveis para todos.
5. Estreitar a relação entre o empregador e o colaborador
Proporcione uma comunicação sem burocracia, para que os colaboradores se sintam mais à vontade para falar e compartilhar opiniões.
6. Realizar análises de desempenho periodicamente
Mensure os parâmetros como performance do colaborador ou do time diante da execução de uma atividade, isso vai permitir o acompanhamento mais próximo e uma realização de tarefas mais eficaz.
7. Conhecer a equipe de trabalho
Quanto melhor o gestor conhecer o time, mais precisa será a delegação de funções e atividades para as habilidades específicas de cada um.
Coloque tudo isso em prática na sua empresa!
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância de uma boa gestão de pessoas dentro do canteiro de obras, coloque esses passos e dicas em prática para aproveitar todos os benefícios.
Para realizar um projeto é fundamental ter uma equipe motivada, qualificada e focada nas principais metas do planejamento. Afinal o desempenho de cada profissional reflete no ritmo do andamento e na qualidade do empreendimento que será entregue no final.
A verdade é que uma construção não se torna realidade sem que muitas pessoas se empenhem para isso. Ou seja, é fundamental pensar em estratégias para engajar os profissionais e oferecer bons benefícios são alguns dos desafios dos gestores do setor da construção civil.
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