Ultrapassar a concorrência com a estratégia competitiva correta é indispensável para construtoras que querem crescer no mercado.
O mercado de construção civil apresenta diversos desafios para construtoras, principalmente para as de pequeno porte. O setor passou por alguns anos de crise e começa a mostrar uma grande recuperação, o que significa que novas oportunidades surgem para as construtoras.
Aproveitar o crescimento e as oportunidades do mercado de construção é essencial e depende de estratégias competitivas bem alinhadas. Mostrar o diferencial dos negócios e conquistar vantagens em relação à concorrência são as principais metas para construtoras nos próximos anos.
O otimismo de mercado é cada vez maior e é mostrado em diversas pesquisas e estudos. Ainda que tenha se apresentado maior no ano de 2019, esse otimismo e esse crescimento não são assim tão recentes. O XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, em 2017, gerou diversos documentos com dados e estudos sobre o mercado.
Entre as principais informações, está a apresentação de dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – com base em dados do IBGE, esse documento destaca a relevância que a construção civil mantém há muitos anos na economia brasileira, na geração de empregos e na economia mundial.
Os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de novos aplicativos e softwares focados no dia a dia de construtoras têm um papel importante nesse crescimento. As facilidades oferecidas tornam o mercado mais dinâmico e eficiente sem afetar muito o custo de contratação de serviços.
Outro ponto de destaque nessa realidade é o aumento dos incentivos e financiamentos no setor, incentivando clientes a buscarem construtoras, principalmente no setor de habitação.
Não é raro ver muitas construtoras que se acomodam com esse crescimento de mercado, acreditando que as oportunidades que o mercado oferece são uma garantia de lucratividade e crescimento.
Essa postura é o principal erro. As oportunidades estão aí, mas a concorrência tende a aumentar quando o setor se mostra vantajoso. Entenda melhor a importância de melhorar as estratégias competitivas e como conseguir os melhores resultados.
Construtoras competitivas: por que é importante se destacar?
Se destacar no mercado é a melhor forma de conquistar novos clientes, renovar contratos e superar os concorrentes. Todo contrato de obra é uma disputa entre construtoras. O cliente pesquisa, vê opções de projetos e analisa orçamentos e vantagens entre as opções de empresas.
Assim, oferecer um diferencial de mercado se torna o ponto-chave para a sobrevivência na construção civil. As suas vantagens competitivas motivam o cliente a decidir fechar contrato com a sua empresa e não com a concorrente.
Mesmo no momento da prospecção e estabelecimento do nome da construtora no mercado, ser competitivo é essencial. Uma construtora nunca vai conseguir uma divulgação realmente eficiente e a indicação de clientes antigos se não mostrar seus diferenciais.
Crescimento anda lado a lado com inovação, e ela deve alcançar todas os setores do negócio. Otimizar processos, ter os melhores profissionais e cuidar da marca e da imagem formam um pacote competitivo. É preciso pensar proativamente e observar com cuidado o que o mercado espera de empresas no setor da construção civil.
Um dos maiores exemplos é a questão da sustentabilidade. Cada vez mais clientes buscam construtoras com consciência ambiental. Adotar posturas sustentáveis em todo o processo de planejamento e execução de um projeto é, então, essencial para conquistar novos clientes.
Seis dicas para criar uma estratégia competitiva
Conquistar diferenciais de mercado exige investimento, ou seja, custa dinheiro para a empresa. No entanto, se feito de forma correta e com bases sólidas para a estratégia competitiva, pode gerar muito lucro. Veja aqui seis dicas para melhorar suas estratégias e conquistar máxima competitividade.
1. Conheça bem o mercado
O que você pode fazer para ser diferente? Antes de pensar nisso, é preciso entender como o setor da construção civil funciona e o que seus concorrentes têm feito. Ideias podem parecer geniais em um primeiro momento e, com a pesquisa, elas podem se tornar impraticáveis ou apenas uma cópia do que outros já fazem.
Acompanhar tendências, entender as expectativas dos clientes para sua área de atuação e buscar não apenas novas técnicas de construção, mas novas formas de se relacionar com clientes é indispensável.
Preços e serviços devem ser analisados com frequência. Valorizar o que sua construtora oferece é importante, mas de nada adianta se o seu público-alvo não tem esse poder de investimento ou se os seus concorrentes diretos cobram muito mais barato.
Claro, você não tem que abaixar o seu preço só por isso ou abrir mão dos lucros, mas deve entender os serviços que são oferecidos por você e por eles para saber justificar a diferença de custos. Uma boa ideia é contratar consultoria especializada em pesquisa de mercado, que pode apresentar um panorama muito mais exato.
2. Não pense em preço, pense em valor
Mencionamos no item acima a necessidade de saber justificar o seu preço. É disso que a construção de valor trata. O nome da construtora deve sempre estar associado a mais do que o custo real dos serviços oferecidos, afinal, não é difícil encontrar outras empresas que ofereçam, teoricamente, a mesma coisa.
Aqui, o destaque vai para construir uma reputação, criar uma relação com o público em que qualidade, personalização e segurança em relação ao que a construtora oferece sejam destaque. Isso pode ser conseguido de diversas formas, desde um atendimento no momento de começar a negociar um projeto até a relação após a entrega.
Já pensou em criar um escritório para reuniões com clientes mais confortável e bem equipado, destacando a modernização do seu negócio? Que tal enviar relatórios diários sobre a obra com fotos para que ele entenda o que está sendo feito? Você conversa com seu cliente para saber se ele está satisfeito ou se teve algum problema depois que o projeto é finalizado e está sendo utilizado?
Essas são atitudes simples e que criam uma relação de valor além do cobrado pela parte prática da obra, fazendo toda a diferença.
3. Cuide do marketing
A construtora já conhece o mercado e personalizou seus serviços, gerando valor, mas os possíveis clientes sabem disso? Se você não tem certeza, é hora de investir em marketing.
Não basta ter diferenciais de mercado, uma estratégia competitiva exige que essa informação chegue às pessoas que estejam buscando uma empresa de construção civil.
Ter um canal de comunicação aberto com clientes em potencial, oferecer informações claras sobre os serviços oferecidos e mostrar os diferenciais competitivos são ações vitais. É isso que o marketing faz por uma construtora.
Principalmente nos dias de hoje, em que todos estão nas redes sociais, conteúdos de qualidade e divulgação do nome da construtora de maneira apropriada são investimentos necessários. Ofereça informações úteis aos clientes, apresente o seu produto e crie um canal de relacionamento para dúvidas, agendamento de reuniões e recebimento de feedbacks.
Lembre-se: conteúdo, relacionamento e produtos devem ser apresentados não só no mundo digital. Crie o mesmo processo também fora da internet e coloque esse como um grande diferencial, já que, hoje em dia, poucos negócios se preocupam com isso.
4. Invista em tecnologia e inovação
Inovação e modernização de processos é algo que sempre enche os olhos de clientes e faz com que eles confiem mais em seus processos, produtos e serviços. Estar sempre informado sobre as novidades no setor de construção civil abre para as construtoras diversas oportunidades de negócios.
Com a evolução das tecnologias, muitas novidades surgem para garantir o máximo de qualidade, economia, rapidez e sustentabilidade para as obras.
Existem diversos novos materiais surgindo no mercado, cada um deles atendendo a uma nova necessidade ou tendência do mercado. As inovações também surgem com softwares de gestão e otimização de processos da construtora e dos canteiros de obras.
Tecnologia e inovação são grandes aliados de construtoras que desejam ser mais competitivas. Elas não só atraem e conquistam novos projetos e clientes como garantem uma melhor administração do negócio.
É por isso que esse investimento é essencial não só para aumentar a competitividade, mas também para garantir maior lucratividade de obras, facilitando processos, reduzindo desperdícios e riscos e aumentando a qualidade dos resultados da obra.
Além disso, a tecnologia aproxima o cliente da obra, melhorando o relacionamento durante o desenvolvimento do projeto, fazendo com que ele se sinta parte daquilo em vez de só esperar receber o que contratou.
5. Treine sua equipe
Contratar os melhores profissionais é muito importante, mas isso não elimina o fato de que, com a constante evolução do mercado de construção civil, sempre existem coisas para serem aprendidas.
Seja para informar sobre um novo tipo de material, apresentar um software de gestão ou trabalhar o bom relacionamento no canteiro de obra, investir em crescimento da equipe só oferece vantagens.
Programas de treinamento ajudam a ter uma equipe sempre capacitada para trabalhar em projetos variados. Além disso, contribui muito com o aumento da produtividade. Ver que a construtora está investindo no indivíduo garante maior motivação e vontade de trabalhar.
Antes de oferecer um treinamento, no entanto, entenda a realidade da sua equipe. Veja quais são as necessidades que ela possui, descubra o que os líderes sentem falta e o que os colaboradores gostariam de aprender. Um treinamento desnecessário ou desinteressante para as atividades realizadas no dia a dia pode causar o efeito contrário, então tenha cuidado.
6. Não se esqueça da gestão do canteiro de obras
Até aqui apresentamos uma grande lista de investimentos a serem feitos na construtora e nos funcionários. Cada aplicativo, treinamento, campanha de marketing e conhecimento de mercado e de valor, ainda que muito importante, não vale de nada se você não for capaz de organizar a gestão da obra.
Nem a melhor imagem de mercado criada pelo marketing é capaz de sobreviver a falhas no canteiro de obra. Erros custam caro, impactam a confiança na construtora, o orçamento e o cumprimento de prazos. Problemas acontecem, mas podem ser prevenidos ou, pelo menos, corrigidos com rapidez e sem prejuízo.
Uma boa gestão do canteiro de obras é, então, a estratégia competitiva mais importante para a construtora. Ter o controle do cronograma e orçamento, garantir que prazos sejam cumpridos e não comprometer a qualidade são uma grande responsabilidade.
Adote medidas e ferramentas que possam facilitar os processos práticos da evolução do projeto, ofereça o suporte necessário para o projeto e cuide muito bem dos detalhes desde o planejamento até a entrega.
Gestão na estratégia competitiva: detalhando processos
Quando falamos em aumentar a competitividade e desenvolver estratégias, muitos administradores de construtoras pensam, primeiro, em processos externos ao canteiro de obras. Como já mencionamos, não é bem assim que as estratégias competitivas funcionam.
A gestão de processos e de obras é essencial para essas estratégias e deve ser considerada nos mínimos detalhes. Alcançar máxima produtividade, reduzir custos, eliminar atrasos e garantir retorno é a base para a lucratividade e para sair na frente dos concorrentes.
Aposte sempre em cronogramas de obras, entendendo como as etapas avançam, o que pode estar causando atrasos e como anda a produtividade da equipe. Acompanhe de perto o orçamento de obras, saiba para onde o dinheiro está indo, em que está sendo desperdiçado e como é possível economizar.
A gestão ainda deve considerar a coordenação de equipes. Buscar soluções que facilitem a troca de informações, a comunicação entre equipes responsáveis por diferentes etapas e o alinhamento de acordo com a estratégia são fatores de extrema importância.
Uma gestão eficiente identifica riscos, controla prazos, conquista produtividade e está sempre preparada para apresentar alta qualidade na entrega da obra.
Vença a concorrência com informação
Manter-se sempre informado e conhecer as diversas ferramentas que o mercado de construção civil oferece são atitudes essenciais para ultrapassar os concorrentes, conquistar clientes e ver a construtora crescer e lucrar sempre.