ERP para pequenas construtoras: tudo o que você precisa saber

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Escolher o ERP adequado é fundamental para o sucesso da sua pequena empresa. Por isso, você precisa considerar aspectos como: os benefícios da implementação do sistema, usabilidade, facilidade, entre outros fatores para uma escolha bem informada. 

Contratar um ERP para pequenas construtoras é uma maneira ideal de substituir de vez dezenas de planilhas de gestão financeira, de processos e de compras na rotina do empresário por um único sistema integrado. 

Porém, mesmo com muitas vantagens, muitos gestores não sabem exatamente o que um software especializado pode oferecer para as pequenas construtoras e o grande impacto positivo na lucratividade dos projetos. 

Por isso, trouxemos aqui as informações mais importantes sobre o que é, quais são as vantagens e tudo mais que você precisa saber antes de contratar um ERP para a sua empresa do setor da construção civil. Então acompanhe o texto a seguir. 

ERP para pequenas construtoras: o que é?

Para começar, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, em inglês, ou Planejamento de Recurso de Empresa, traduzindo para o português. Esse é um sistema integrado de gestão empresarial que pode ser usado por companhias de qualquer setor. 

O ERP na construção civil, é um sistema de módulos integrados que otimizam o gerenciamento de todas as tarefas e atividades relacionadas ao dia a dia das construtoras. Ou seja, em um único lugar é possível realizar a gestão dos custos, planejamento, recursos, estoque, cronograma, pessoal, e todas as demais atividades necessárias do começo ao fim de um projeto. 

Na prática, o ERP para construtoras substitui as planilhas que ficam distribuídas em vários lugares e apresentam todas as informações de maneira desconexa. Por isso, quando estamos falando do sistema na construção civil, o foco está na facilidade de acesso, controle e integração.  

Por que utilizar um ERP para pequenas construtoras?

Utilizar um ERP para pequenas construtoras é uma decisão estratégica que pode transformar a gestão de projetos e a administração da empresa. 

Um ERP centraliza todas as informações de finanças, compras, estoques, recursos humanos e gestão de projetos em um único sistema, facilitando o acesso rápido e preciso aos dados. 

Isso aumenta a eficiência operacional, automatiza processos e permite que a equipe se concentre em atividades estratégicas. Acompanhando receitas, despesas e fluxo de caixa em tempo real, um ERP oferece um controle financeiro rigoroso, garantindo estabilidade e evitando surpresas desagradáveis.

 Ele melhora a gestão de projetos ao monitorar o progresso, gerenciar cronogramas e alocar recursos de forma eficiente. O uso de um ERP também facilita o cumprimento de normas e regulamentações do setor, garantindo a segurança dos dados. 

Um exemplo de ERP completo é o Obra Prima, que oferece todas essas funcionalidades, otimizando a gestão de obras e garantindo resultados excepcionais.

12 vantagens de usar um ERP para pequenas construtoras

Então agora que você já entendeu o que é um ERP e a sua importância para as pequenas construtoras, vamos descobrir quais são as vantagens desse sistema para o dia a dia da sua empresa, confira a seguir: 

1. Chega de planilhas

Falar que é o fim das planilhas é um exagero, mas, com certeza, é o fim da desorganização que as planilhas não conseguem arrumar. 

Um ERP para construtoras, mesmo que pequenas, otimiza a gestão dos processos porque todas as informações mais estratégicas do seu negócio ficam centralizadas em um único lugar, acessível de qualquer dispositivo.

2. Funcionalidades adequadas para a empresa de pequeno porte

O mercado está repleto de alternativas de ERPs para as empresas do setor, mas por que nem todas são adequadas para a gestão de pequenas construtoras? O intuito de um sistema integrado de gestão é otimizar os processos. 

Por isso, a última coisa que ele deve fazer é provocar dores de cabeça e transtornos. 

Se a sua empresa contratar um ERP para construtoras de grande porte, além de investir mais recursos financeiros do que o necessário, você pode acabar se perdendo com várias funcionalidades que não fazem parte do cotidiano de uma pequena construtora e não ter disponível outras que precisam fazer. 

Então, com o software adequado é possível garantir uma estrutura de funcionalidades pensadas exclusivamente para as necessidades das pequenas empresas do setor.  

3. Controle os custos e o orçamento

Em um mercado que está sempre mudando, como o da construção civil, ficar dentro do orçamento de obras e controlar os custos não é sempre uma tarefa fácil. 

Afinal, muitos projetos atrasam, os preços aumentam e o gestor de uma pequena construtora precisa trabalhar com um caixa menor para lidar com os imprevistos que acontecem na realização de todas as construções. 

Com uma ferramenta como o ERP para pequenas construtoras, o controle de orçamento é centralizado e pode ser acompanhado e revisto a todo momento. Em um só lugar que o gestor tem acesso a todos os dados de custos, recursos, orçado x realizado e, com isso, consegue se antecipar a imprevistos e não ficar no vermelho. 

Você quer um modelo de planilha que te ajude a não tirar mais dinheiro do próprio bolso para pagar furos do orçamento de obras? Então, clique na imagem abaixo, faça o download da nossa planilha e comece a usar: 

Com ela, é possível fazer o orçamento de custo e venda, fazer a precificação por material e mão de obra, evitar o prejuízo no fim da obra com um planejamento financeiro muito mais preciso e agilizar o processo de criação do orçamento. 

4. Relatórios dinâmicos e objetivos

Essa é uma das principais vantagens de um ERP para as pequenas construtoras. A realidade da maioria das empresas de pequeno porte é a seguinte: você precisa entender se, na prática, e se o orçamento em uma fase da obra coincide com o realizado. Ou seja, o que foi planejado realmente foi o que aconteceu? 

Esse tipo de informação deve estar na mão de um gestor o mais rápido possível. Afinal, com uma gestão ineficiente de dados importantes, para conseguir descobrir se isso aconteceu ou não, muitas vezes, o profissional precisa cruzar planilhas diferentes. 

Além disso, também precisa aplicar fórmulas e separar essas informações em um terceiro local para avaliar o melhor caminho dependendo do que os dados vão indicar. 

Já em um sistema integrado, você gera relatórios em um instante com todas as informações estratégicas e relevantes para saber se o orçado e o realizado coincidem. E, caso eles não coincidam, é necessário tomar decisões ágeis e assertivas para preservar a lucratividade do projeto. 

5. Planejamento mais realista do orçamento de obras

É fundamental usar os dados de maneira estratégica na hora de tomar decisões, afinal, eles vão ser a base para olhar o passado e descobrir o que aconteceu de negativo e positivo para a empresa e, a partir dessa análise, tomar melhores decisões para o futuro. 

Por isso, o planejamento para as pequenas empresas deve levar em consideração informações relevantes sobre projetos que já foram concluídos. Por exemplo: o caixa estourou? Em que etapa da obra? Houve prejuízo na lucratividade? Por quê? 

Um ERP oferece uma visualização integrada e simples de todas as etapas da obra, com todos os acontecimentos, principalmente os que dizem respeito ao orçamento. 

Descobrir onde o Realizado ultrapassou o orçado, por qual motivo e, principalmente, dimensionar o impacto na lucratividade ao final da obra são maneiras de planejar orçamentos futuros mais precisos e realistas. 

6. Economia na compra de materiais de construção

Acompanhar a flutuação do mercado para todos os insumos que são usados ao longo da construção não é uma tarefa fácil. Normalmente, demanda um acompanhamento especializado e contínuo. 

Porém, em um sistema de gestão de compras é possível acessar com facilidade todo o investimento que já foi realizado em cada tipo de material no passado. Assim, é muito mais simples saber se você está pagando um preço dentro do esperado e dentro do seu orçamento para determinados produtos. 

7. Otimização das horas trabalhadas na semana

O tempo é um valioso ativo, principalmente na vida de um gestor. Realizar o controle de uma construção demanda muito mais do que experiência e capital. 

Com um sistema integrado de gestão é possível economizar horas de trabalho ao direcionar o seu foco para garantir que todas as fases, processos e pessoas envolvidas em um projeto estejam em sincronia, dentro daquilo que foi planejado e seguindo as diretrizes combinadas. 

São menos horas preenchendo planilhas, buscando informações e cruzando dados para encontrar insights importantes. Essas horas passam a ser investidas no acompanhamento e tomada de decisões, uma vez que esses dados são facilmente encontrados no sistema. 

8. Operações centralizadas em um único lugar 

Por último, o sistema centraliza todas as informações que um gestor precisa ter acesso em um único espaço. Além disso, esse benefício também é uma dica muito importante na hora de contratar um ERP para pequenas construtoras.

Os melhores ERPs do mercado têm um dashboard dinâmico com operações centralizadas, visão integrada e abrangente de todos os departamentos e processos, e facilidade de navegação. 

É a partir desse sistema que você vai acessar todas as informações relevantes e estratégicas para assegurar a lucratividade das suas obras e o crescimento da sua empresa. 

9. Controle de estoque

Um ERP ajuda a controlar o estoque de maneira precisa e eficiente, registrando entradas, saídas e níveis de estoque em tempo real. 

Isso permite que você saiba exatamente quanto material tem disponível, o que precisa ser reposto e quando. Evita desperdícios e falta de materiais, garantindo que os recursos necessários estejam sempre à mão, o que é crucial para o andamento da obra sem interrupções.

10. Monitoramento do desempenho

Com um ERP, você pode monitorar o desempenho da obra de forma detalhada. Ele oferece indicadores de desempenho e métricas que ajudam a acompanhar o progresso das atividades, a eficiência da equipe e o cumprimento dos prazos. 

Esses dados são essenciais para identificar gargalos e áreas que precisam de melhorias, permitindo ajustes rápidos e eficientes.

11. Integração dos processos

A integração dos processos é uma das maiores vantagens de um ERP, afinal ela facilita a comunicação e a troca de informações, evitando duplicidade de dados e erros, e garantindo que tudo esteja alinhado.

12. Informações para tomada de decisão de forma assertiva

Um ERP fornece informações precisas e atualizadas, fundamentais para a tomada de decisão assertiva. 

Com relatórios detalhados e análises completas, você pode avaliar diferentes cenários, prever impactos e escolher as melhores estratégias. Isso reduz os riscos e aumenta as chances de sucesso dos projetos, garantindo que as decisões sejam baseadas em dados concretos e não em suposições.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

O que você precisa saber antes de contratar um ERP para pequenas construtoras?

Escolher o melhor sistema para pequenas construtoras pode ser um desafio, considerando a grande variedade de opções disponíveis no mercado. Porém, seguindo alguns passos simples é possível encontrar a solução mais adequada para as necessidades da sua organização, confira: 

  • Identifique as suas necessidades;
  • Pesquise as opções disponíveis no mercado;
  • Analise as funcionalidades;
  • Avalie a usabilidade do sistema;
  • Considere a integração com outros sistemas;
  • Avalie o suporte ao cliente. 

Para entender melhor cada um desses seis passos, acompanhe o texto a seguir: 

1. Identifique as suas necessidades

Antes de escolher um sistema de gestão de obras, é importante identificar quais são as principais necessidades e desafios da sua gestão de obras. Por isso, monte uma lista de funcionalidades e recursos que são indispensáveis para você e para a sua empresa. 

2. Pesquise as opções disponíveis no mercado

Com as necessidades listadas, faça uma pesquisa das opções disponíveis no mercado e monte uma lista de sistemas que estão adequados às suas demandas. 

3. Analise as funcionalidades

Faça uma avaliação das funcionalidades oferecidas por cada software, verificando se eles são capazes de atender às suas necessidades. Dê preferência para os sistemas que ofereçam um conjunto completo de funcionalidades e que sejam fáceis de usar. 

4. Avalie a usabilidade do sistema

A usabilidade é um aspecto muito importante que precisa ser considerado na hora de escolher um ERP. Por isso, certifique-se de que o sistema seja fácil de usar e que ofereça uma interface amigável e intuitiva. 

5. Considere a integração com outros sistemas

Verifique se o ERP escolhido é capaz de se integrar com outros sistemas que sua empresa já utiliza, como softwares de contabilidade e finanças ou planilhas, por exemplo. Isso vai facilitar muito a sua adaptação e implementação. 

6. Avalie o suporte ao cliente 

O suporte ao cliente é muito importante na hora de escolher um ERP. Certifique-se de que a empresa oferece um bom atendimento e que esteja disponível para resolver eventuais problemas e tirar possíveis dúvidas. 

ERP para pequenas construtoras: conheça o Obra Prima

O Obra Prima é a solução definitiva em gestão de obras para arquitetos, engenheiros e construtoras. Com versões App e Web, ele otimiza tempo, recursos, controle financeiro e monitoramento em tempo real, desde o início do projeto até a entrega final. Perfeito para quem busca eficiência, sem as complexidades e custos das plataformas tradicionais.

Principais Benefícios:

  • Elimine planilhas e controles no papel
  • Conquiste mais clientes
  • Promova a comunicação entre construtor e cliente
  • Organize finanças e aumente a lucratividade
  • Facilite cotações e compras

Funcionalidades

  • Portal do Cliente: Canal de comunicação completo para compartilhar informações sobre a obra, cronograma, orçamento e muito mais.
  • Relatório Diário de Obras (RDO): Registre e acompanhe tarefas, condições climáticas e uso de materiais, tudo acessível em PDF ou por e-mail.
  • Previsto x Realizado: Monitore custos e recursos, substituindo planilhas com relatórios detalhados e organizados.

Experimente o Obra Prima e veja como ele pode transformar sua gestão de obras! Agende uma demonstração gratuita e descubra todas as vantagens dessa poderosa ferramenta para sua construtora. 

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

ERP para pequenas construtoras: tudo o que você precisa saber

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.