Desvendando a Lean Construction: princípios e vantagens

Descubra como aplicar os princípios da Lean Construction para tornar seus projetos de construção mais eficientes e econômicos.
Desvendando a Lean Construction: princípios e vantagens
Desvendando a Lean Construction: princípios e vantagens

Conheça a Lean Construction e descubra como a sua aplicação pode resultar em projetos mais enxutos e eficientes! 

Diante do grande crescimento do setor da construção civil, as empresas de pequeno, médio e grande porte buscam maneiras de se modernizar para se manterem competitivas no cenário atual do mercado. 

Pensando em melhorias relacionadas a atrasos, desperdícios e até mesmo logística de uma obra, muitos gestores, em todo o mundo, estão usando o método Lean Construction, ou Construção Enxuta. 

Em uma metodologia que tem como objetivo melhorar o planejamento e o controle, o canteiro de obras e o processo de produção se tornam mais organizados e eficientes. 

Quando planejamos uma construção usando apenas os conceitos tradicionais, normalmente estruturamos as tarefas vinculadas de forma independente. Não levamos em conta que elas terão variabilidade e adicionamos margens de segurança. Nesses casos, o trabalho de gestão foca em resolver problemas que foram provocados pelo não cumprimento do plano de execução e em replanejar toda a rede de precedência. 

Com o conceito de lean as margens são claramente desperdícios artificiais impostos ao projeto e que não agregam valor. Para entender melhor acompanhe o texto a seguir! O foco do planejamento nesse método não está mais em prever e revisar o plano de realização, mas em assegurar que o fluxo seja contínuo, eliminando rapidamente as restrições que podem impedir que as tarefas sejam feitas da maneira adequada. Dessa maneira, os serviços serão comprimidos e os prazos previstos serão atingidos. 

O que é Lean Construction? 

Consiste na entrega de um produto final de qualidade através da otimização de processos. Eliminam-se os desperdícios e procura-se um prazo rígido para a realização da obra. 

Para entender como apareceu esse modelo de produção, vamos voltar alguns anos na história. Ainda no século 20, o começo da produção moderna teve como princípio o “modelo T” de Henry Ford. Logo depois da 2a Guerra Mundial, com a fragilização japonesa e a falta de recursos, a Toyota criou um modelo de sistema de produção com base na eliminação de desperdícios e a utilização consciente da matéria-prima. 

O Sistema Toyota de Produção (STP) foi criado na década de 1940, mas somente em 1990 se tornou a base para o que viria a ser conhecido como Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). 

O pensamento Lean começa a ser usado fora do ambiente das fábricas, influenciando outros setores da indústria. A abordagem Lean Construction inclui ainda a utilização dos princípios do pensamento clean para o ambiente de construção. Engloba desde a gestão da produção até a finalização da obra. 

Surgem então cinco princípios essenciais para a aplicação e manutenção do método ao longo do processo da construção. Conheça eles a seguir. 

Os 5 princípios de Lean Construction

Pensando em projetos de alta produtividade e aderência do time na execução de prazos e metas, os cinco princípios que guiam a metodologia servem como um norte para a transformação na maneira de executar o andamento de projetos na construção: 

  1. Agregar valor à construção;
  2. Eliminar o que não acrescenta;
  3. Otimizar o tempo;
  4. Diminuir a variabilidade;
  5. Tornar processos transparentes. 

Acompanhe o texto para entender melhor cada um desses princípios: 

  1. Agregar valor à construção

Esse princípio está relacionado com o conceito de processo como um gerador de valor. Com base nesse fundamento, fica estabelecido que precisam ser claramente identificadas as necessidades dos clientes externos e internos, e esta informação deve ser levada em conta no projeto do produto e na gestão da produção. 

Conhecer o público-alvo profundamente é uma das formas mais inteligentes de proporcionar experiências significativas e únicas para ele. Dessa maneira, você adquire um diferencial realmente competitivo no mercado. 

Na prática, significa realizar pesquisas de mercado antes, durante e depois da entrega do projeto. Assim, é recomendado que você leve tudo em consideração: os costumes, área de construção, faixa etária e preferências dos moradores locais para aumentar o valor do que está oferecendo, de acordo com o que é esperado. 

É fundamental comunicar as descobertas para todos os profissionais, para que eles estejam na mesma página e caminhem para um objetivo comum. 

  1. Eliminar o que não acrescenta

Este é com certeza o passo mais importante na metodologia. A eficiência dos processos pode ser otimizada e suas perdas reduzidas através da eliminação de algumas atividades de fluxo. 

A máxima da Lean Construction é, de fato, eliminar aquilo que está sobrando. Ao adotar essa metodologia, os gestores querem otimizar o passo a passo, tornando o fluxo de trabalho mais direto. 

Dessa maneira, a eficiência construtiva dos processos pode ser melhorada, principalmente pela diminuição ou eliminação das tarefas como transporte, processamento, espera e inspeção. 

  1. Otimizar o tempo

A falta de um cronograma de obras pode provocar perdas de material, em especial o concreto. Dentro da metodologia da Lean Construction, tornar a construção mais enxuta significa fazer mais em menos tempo. 

Aliás, é isso que prega o modelo Just in Time, ou JIT, o propósito é criar um ambiente sem desperdícios, mais produtivo. O sistema JIT foi desenvolvido com o objetivo de produzir somente conforme a demanda, diminuindo custos de estoque e derivados deste processo. 

O Just in Time também inclui aspectos da administração de materiais, projeto do produto, gestão de qualidade e organização do trabalho como o uso do 5S (Seiri, Seiton, Seiketsu, Shitsuke e Seisou), que significa respectivamente, senso de utilização, senso de organização, senso de saúde e higiene, senso de autodisciplina e senso de limpeza. 

O tempo de ciclo é composto de todas as atividades de espera, transporte, inspeção e processamento em um determinado produto. Ao diminuir esse tempo, a empresa consegue ter outras vantagens, como entregar mais rápidas, facilidade na gestão fragmentada dos projetos e precisão na estimativa dos projetos futuros, com um sistema de produção adequado e estável equivalente ao que prega a metodologia Lean Construction

  1. Diminuir a variabilidade

No setor da construção civil, as taxas de incerteza e imprevistos são muito comuns. Cada projeto é único e tem seu ritmo próprio de construção. Seja em estruturas ou edifícios, as variações envolvidas são geralmente relacionadas com métodos construtivos, fornecedores, tempo de realização e, até mesmo, à própria demanda do comprador. 

Diminuir essa variabilidade, dentro da metodologia Lean Construction, é primordial para que seja mantido um padrão da realização de obras e financeiro, conforme o planejado, assegurando a uniformidade e qualidade do produto entregue.  

  1. Tornar processos transparentes 

Evitar ruídos na comunicação ao longo do processo de construção é um dos fundamentos da Lean Construction. A transparência na gestão em todas as fases do projeto precisa ser direta e simples. 

Aplicar a transparência nas ações significa uma busca constante de aperfeiçoamento e melhorias. Essa transparência também é no sentido literal, quando envolve, por exemplo, a remoção de obstáculos visuais dentro do canteiro de obras, como tapumes e divisórias. 

Aplique essa metodologia nos seus projetos

Ao aplicar os princípios da Lean Construction você pode ter projetos mais rápidos, econômicos e de maior qualidade, atendendo às expectativas dos seus clientes. Essa é uma abordagem valiosa para enfrentar os desafios da construção civil moderna, como: escassez da mão de obra e investimento na sustentabilidade. 

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe o blog do Obra Prima, lá temos muitas dicas e estratégias para quem trabalha no setor da construção civil. Aproveite também para seguir a nossa conta do Instagram e fique por dentro de tudo que acontece. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.