Conheça a Lean Construction e descubra como a sua aplicação pode resultar em projetos mais enxutos e eficientes!
Diante do grande crescimento do setor da construção civil, as empresas de pequeno, médio e grande porte buscam maneiras de se modernizar para se manterem competitivas no cenário atual do mercado.
Pensando em melhorias relacionadas a atrasos, desperdícios e até mesmo logística de uma obra, muitos gestores, em todo o mundo, estão usando o método Lean Construction, ou Construção Enxuta.
Em uma metodologia que tem como objetivo melhorar o planejamento e o controle, o canteiro de obras e o processo de produção se tornam mais organizados e eficientes.
Quando planejamos uma construção usando apenas os conceitos tradicionais, normalmente estruturamos as tarefas vinculadas de forma independente. Não levamos em conta que elas terão variabilidade e adicionamos margens de segurança. Nesses casos, o trabalho de gestão foca em resolver problemas que foram provocados pelo não cumprimento do plano de execução e em replanejar toda a rede de precedência.
Com o conceito de lean as margens são claramente desperdícios artificiais impostos ao projeto e que não agregam valor. Para entender melhor acompanhe o texto a seguir! O foco do planejamento nesse método não está mais em prever e revisar o plano de realização, mas em assegurar que o fluxo seja contínuo, eliminando rapidamente as restrições que podem impedir que as tarefas sejam feitas da maneira adequada. Dessa maneira, os serviços serão comprimidos e os prazos previstos serão atingidos.
O que é Lean Construction?
Consiste na entrega de um produto final de qualidade através da otimização de processos. Eliminam-se os desperdícios e procura-se um prazo rígido para a realização da obra.
Para entender como apareceu esse modelo de produção, vamos voltar alguns anos na história. Ainda no século 20, o começo da produção moderna teve como princípio o “modelo T” de Henry Ford. Logo depois da 2a Guerra Mundial, com a fragilização japonesa e a falta de recursos, a Toyota criou um modelo de sistema de produção com base na eliminação de desperdícios e a utilização consciente da matéria-prima.
O Sistema Toyota de Produção (STP) foi criado na década de 1940, mas somente em 1990 se tornou a base para o que viria a ser conhecido como Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta).
O pensamento Lean começa a ser usado fora do ambiente das fábricas, influenciando outros setores da indústria. A abordagem Lean Construction inclui ainda a utilização dos princípios do pensamento clean para o ambiente de construção. Engloba desde a gestão da produção até a finalização da obra.
Surgem então cinco princípios essenciais para a aplicação e manutenção do método ao longo do processo da construção. Conheça eles a seguir.
Os 5 princípios de Lean Construction
Pensando em projetos de alta produtividade e aderência do time na execução de prazos e metas, os cinco princípios que guiam a metodologia servem como um norte para a transformação na maneira de executar o andamento de projetos na construção:
- Agregar valor à construção;
- Eliminar o que não acrescenta;
- Otimizar o tempo;
- Diminuir a variabilidade;
- Tornar processos transparentes.
Acompanhe o texto para entender melhor cada um desses princípios:
- Agregar valor à construção
Esse princípio está relacionado com o conceito de processo como um gerador de valor. Com base nesse fundamento, fica estabelecido que precisam ser claramente identificadas as necessidades dos clientes externos e internos, e esta informação deve ser levada em conta no projeto do produto e na gestão da produção.
Conhecer o público-alvo profundamente é uma das formas mais inteligentes de proporcionar experiências significativas e únicas para ele. Dessa maneira, você adquire um diferencial realmente competitivo no mercado.
Na prática, significa realizar pesquisas de mercado antes, durante e depois da entrega do projeto. Assim, é recomendado que você leve tudo em consideração: os costumes, área de construção, faixa etária e preferências dos moradores locais para aumentar o valor do que está oferecendo, de acordo com o que é esperado.
É fundamental comunicar as descobertas para todos os profissionais, para que eles estejam na mesma página e caminhem para um objetivo comum.
- Eliminar o que não acrescenta
Este é com certeza o passo mais importante na metodologia. A eficiência dos processos pode ser otimizada e suas perdas reduzidas através da eliminação de algumas atividades de fluxo.
A máxima da Lean Construction é, de fato, eliminar aquilo que está sobrando. Ao adotar essa metodologia, os gestores querem otimizar o passo a passo, tornando o fluxo de trabalho mais direto.
Dessa maneira, a eficiência construtiva dos processos pode ser melhorada, principalmente pela diminuição ou eliminação das tarefas como transporte, processamento, espera e inspeção.
- Otimizar o tempo
A falta de um cronograma de obras pode provocar perdas de material, em especial o concreto. Dentro da metodologia da Lean Construction, tornar a construção mais enxuta significa fazer mais em menos tempo.
Aliás, é isso que prega o modelo Just in Time, ou JIT, o propósito é criar um ambiente sem desperdícios, mais produtivo. O sistema JIT foi desenvolvido com o objetivo de produzir somente conforme a demanda, diminuindo custos de estoque e derivados deste processo.
O Just in Time também inclui aspectos da administração de materiais, projeto do produto, gestão de qualidade e organização do trabalho como o uso do 5S (Seiri, Seiton, Seiketsu, Shitsuke e Seisou), que significa respectivamente, senso de utilização, senso de organização, senso de saúde e higiene, senso de autodisciplina e senso de limpeza.
O tempo de ciclo é composto de todas as atividades de espera, transporte, inspeção e processamento em um determinado produto. Ao diminuir esse tempo, a empresa consegue ter outras vantagens, como entregar mais rápidas, facilidade na gestão fragmentada dos projetos e precisão na estimativa dos projetos futuros, com um sistema de produção adequado e estável equivalente ao que prega a metodologia Lean Construction.
- Diminuir a variabilidade
No setor da construção civil, as taxas de incerteza e imprevistos são muito comuns. Cada projeto é único e tem seu ritmo próprio de construção. Seja em estruturas ou edifícios, as variações envolvidas são geralmente relacionadas com métodos construtivos, fornecedores, tempo de realização e, até mesmo, à própria demanda do comprador.
Diminuir essa variabilidade, dentro da metodologia Lean Construction, é primordial para que seja mantido um padrão da realização de obras e financeiro, conforme o planejado, assegurando a uniformidade e qualidade do produto entregue.
- Tornar processos transparentes
Evitar ruídos na comunicação ao longo do processo de construção é um dos fundamentos da Lean Construction. A transparência na gestão em todas as fases do projeto precisa ser direta e simples.
Aplicar a transparência nas ações significa uma busca constante de aperfeiçoamento e melhorias. Essa transparência também é no sentido literal, quando envolve, por exemplo, a remoção de obstáculos visuais dentro do canteiro de obras, como tapumes e divisórias.
Aplique essa metodologia nos seus projetos
Ao aplicar os princípios da Lean Construction você pode ter projetos mais rápidos, econômicos e de maior qualidade, atendendo às expectativas dos seus clientes. Essa é uma abordagem valiosa para enfrentar os desafios da construção civil moderna, como: escassez da mão de obra e investimento na sustentabilidade.
Se você gostou desse conteúdo, acompanhe o blog do Obra Prima, lá temos muitas dicas e estratégias para quem trabalha no setor da construção civil. Aproveite também para seguir a nossa conta do Instagram e fique por dentro de tudo que acontece.