Atrasar obras é um dos riscos enfrentados na construção civil e pode gerar muito prejuízo financeiro, além de poder manchar a reputação da construtora. O cronograma de obras pode ser o maior aliado para fugir desse problema.
Ao iniciar um projeto, você organiza seu cronograma de obra? Faz ele com cuidado e atenção? Jura que vai entregar a obra no prazo combinado, mas não detalha o planejamento?
Obras não podem ser organizadas de forma superficial. Criar um cronograma de obra não pode ser comparado apenas com colocar tudo em uma panela e esperar ficar pronto na hora que você disse que estaria. É preciso cuidado, atenção e controle. Assim como um prato precisa de uma receita, uma obra precisa de um planejamento bem elaborado.
Atrasar a entrega de obras pode acontecer por diversos motivos, imprevistos e acidentes. Isso não significa que é impossível controlar. Na maioria das vezes, o atraso acontece por causa de três erros muito comuns:
- Não prever riscos;
- Falta de organização das etapas;
- Planejamento mal concebido.
Sabe o que pode eliminar esses erros? Um cronograma de obras bem desenvolvido. Saiba como essa prática simples pode beneficiar seu projeto e te ajudar a evitar atrasos.
Vantagens do cronograma de obras para a construção civil
Cronograma é uma ferramenta de gestão de atividades, com datas de conclusão predeterminadas e cheias de especificações de tarefas.
O profissional precisa colocar no papel ou em um sistema absolutamente tudo o que será utilizado em uma obra: desde um parafuso até os grandes itens de fundação de pavimentos.
Portanto, o cronograma de obra é um planejamento, com datas, fases determinadas e a discriminação de todas as atividades envolvendo uma obra.
O profissional apresenta o tempo de conclusão das tarefas, detalhes de orçamento, registro de informações documentais, como vai executar o projeto e em quanto tempo irá concluí-lo.
Entre os muitos benefícios que podem ser conseguidos com um cronograma de obras bem desenvolvido alguns merecem destaque. Veja as 7 principais vantagens que os cronogramas oferecem:
1 – Cumprir prazos
Manter sua credibilidade como alguém que cumpre prazos sem comprometer qualidade é o principal benefício que desenvolver um cronograma pode oferecer. Na construção civil, assim como em qualquer área, atrasar entrega significa custos a mais.
Com o projeto inacabado, o uso do espaço fica impedido e, com isso, demora mais para dar retorno para o cliente. Além disso, quando o prazo acaba e a obra não, é necessário pagar dias a mais de serviço para os trabalhadores, além dos gastos com a locação dos equipamentos, e não é possível iniciar novos projetos. Já diz o ditado: tempo é dinheiro.
Para que os prazos sejam cumpridos, é necessário ser realista no planejamento e é isso que um cronograma de obras faz por você. Ele te ajuda a perceber de maneira mais precisa quais as etapas do projeto e quanto tempo cada uma delas vai levar.
Com essa visão mais completa, identificar riscos e problemas que possam surgir fica muito mais fácil. Consequentemente, passa a ser possível adotar medidas preventivas e estar pronto para que imprevistos não causem atrasos na entrega da obra.
Em um cronograma de obras estão discriminados cada um dos serviços e necessidades da obra, do planejamento à entrega. Escolher os fornecedores, fazer o projeto elétrico, hídrico, preparar o terreno antes de iniciar a construção e cada etapa da execução são elementos observados separadamente.
Você deve separar o tempo necessário para cada uma das etapas da obra, considerando:
- Serviços técnicos e gerais;
- Instalação do canteiro de obra;
- Terraplanagem;
- Fundação;
- Estrutura;
- Impermeabilização;
- Alvenaria;
- Cobertura e forro;
- Revestimento e acabamento interno;
- Instalações elétricas e hidráulicas;
- Controles tecnológicos;
- Finalização da obra.
Cada um desses elementos é separado em serviços detalhados e tem suas próprias etapas, exigindo atenção na hora de organizar os prazos. Apenas com um cronograma planilhado e bem pensado é possível garantir que cada uma dessas atividades tenha o tempo necessário para ser executada.
2 – Aumentar a qualidade
Falta de tempo pode causar uma série de problemas estruturais e afetar a qualidade. Na busca por cumprir os prazos, que muitas vezes não podem ser perdidos de forma alguma, as atividades e a execução são aceleradas.
Tudo que é feito com pressa acaba sendo feito sem tanta atenção aos detalhes e, consequentemente, você acaba abrindo mão da qualidade. Muitas vezes, a perda de qualidade não é estrutural, mas uma falta de atenção a pequenos detalhes de acabamento que, apesar de não serem um risco, fazem toda a diferença para o cliente.
Entenda: o cliente pagou por um serviço visualizado apenas na imaginação e em plantas. As expectativas dele são altas e, assim, um detalhe na colocação de um azulejo um pouco mais distante dos outros pode ser uma grande decepção.
Sua reputação está em jogo. Utilize o cronograma de maneira correta para que ela não seja manchada à toa. Quanto mais tempo você tem para cada etapa, mais cuidado, atenção e qualidade de execução ela vai receber.
3 – Otimizar o uso de recursos financeiros
Todo projeto tem um orçamento e é muito difícil explicar para o cliente que algo deu errado e você precisa de mais dinheiro para finalizar tudo. Otimizar o uso do dinheiro disponível é, então, essencial para o projeto.
O uso dos recursos financeiros de maneira econômica e controlada depende muito do cronograma da obra, uma vez que é essencial entender cada etapa para saber com o que se deve gastar.
À medida que a obra avança, os recursos financeiros vão sendo aplicados, garantindo que:
- Equipamentos e maquinários só sejam alugados no momento do uso;
- O cronograma seja acompanhado e não sejam feitas horas extras sem necessidade;
- Seja possível buscar os melhores preços de tudo que será utilizado;
- A necessidade de gastar com áreas de armazenamento de materiais e equipamentos seja reduzida.
4 – Controlar compras
Mais do que buscar os melhores preços para os materiais e a locação de equipamentos, os cronogramas permitem que exista um controle maior de todo o processo de compra. Com ele fica mais fácil organizar a quantidade de materiais necessária para cada etapa do projeto, evitando excessos ou desperdícios.
Imagine que a massa corrida será utilizada apenas em um momento do meio da obra e, depois, só na hora do acabamento final. Se todo o volume de massa corrida for comprado no início da obra existe o risco de imprevistos como uma chuva muito forte, um furto ou um acidente façam com que tudo que foi comprado seja perdido.
Claro, cuidar da segurança do canteiro de obra e do espaço onde os materiais são armazenados é essencial. No entanto, não existe forma melhor de manter a segurança do que não acumular coisas que não serão utilizadas tão cedo.
O controle da quantidade de materiais, assim como acontece na gestão de recurso financeiro, significa uma economia de espaço. Com menos compras acumuladas você precisa de menos áreas para guardar tudo.
5 – Organizar mão de obra
Os benefícios aqui não são apenas de quando e que tipo de mão de obra contratar para a obra. Com um cronograma bem desenvolvido é possível controlar a produtividade dos trabalhadores.
Por ser uma ferramenta que ajuda a reduzir atrasos, o cronograma ajuda a manter as equipes alinhadas e focadas na etapa que deve ser finalizada antes de partir para o próximo passo. Esse controle é essencial para cumprir prazos e para garantir um canteiro de obras organizado e que está constantemente evoluindo.
Essa é uma forma, também, de garantir a qualidade do trabalho desempenhado e de identificar problemas e riscos ligados ao bem-estar dos colaboradores. Com um planejamento eficiente por meio do cronograma, você garante que o projeto conte com momentos de alimentação e descanso essenciais para os indivíduos.
6 – Evitar conflitos entre atividades
Obras são espaços com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e muitas pessoas trabalhando em conjunto. Por isso, é possível que, em algum momento, mais de uma atividade exija um determinado trabalhador ou um mesmo equipamento. Apenas controlando o tempo para cada etapa e organizando o planejamento é possível reduzir a ocorrência de situações assim.
Quando existe um conflito entre as atividades, o maior problema é chegar em um ponto onde uma delas deve ser interrompida. Etapas paradas representam gasto de tempo que pode resultar em atraso da obra, além de mão de obra sendo paga e que precisa esperar para continuar trabalhando.
Conflitos entre atividades, quando evitados pelo cronograma, representam, então, a diferença entre cumprir ou não com o prazo e manter-se ou não dentro do orçamento.
7 – Gerenciar imprevistos externos
O que acontece se o fornecedor atrasar a entrega? E se chover durante a obra? Quais os impactos que seu projeto pode sofrer se imprevistos externos acontecerem? Com um cronograma de obra, é muito mais fácil identificar riscos que não foram considerados no planejamento.
Ao considerar cada serviço, é possível visualizar melhor o que pode dar errado durante a execução. Levando em consideração as possibilidades, você tem duas vantagens na sua obra:
Pode evitar atrasos contando com o tempo para resolver problemas no prazo de cada etapa.
Se você sabe que no mês de execução costuma chover na região, por exemplo, e o projeto tem muitas etapas sem cobertura e que não podem seguir com muita umidade, considere uma semana a mais no prazo.
Consegue tomar medidas preventivas para reduzir danos
Usando o mesmo exemplo da chuva, você pode considerar como solução a locação de uma cobertura, equipamentos para secar mais rápido áreas que só podem seguir secas e não ter que esperar o sol.
Mais do que considerar os imprevistos no momento de estabelecer prazos, então, o cronograma te ajuda a visualizar melhor os custos, reduzindo os riscos de ultrapassar o orçamento.
Respire aliviado com o cronograma de obras
Com todas as vantagens apresentadas, principalmente para evitar atrasos, é possível perceber que o maior benefício de um cronograma é melhorar o planejamento do desenvolvimento da obra. Para a evolução e para o resultado final, essa é uma ferramenta excelente. Claro, não são só eles que se beneficiam.
O trabalho de um engenheiro responsável pelo projeto não é fácil. Ele é o primeiro a chegar no canteiro de obras e, geralmente, o último a sair. A falta de organização das etapas e de controle das atividades, fornecedores e equipes sobrecarrega seu cotidiano.
O responsável pelo projeto também precisa de momentos de descanso, uma agenda organizada e boas condições de trabalho. Ao adotar um cronograma de obras ele tem mais controle dos prazos e evolução do projeto e, como consequência, consegue organizar melhor suas próprias funções.
Fica muito mais fácil verificar as atividades quando sabemos o que, no cenário ideal, deveria estar acontecendo. Olhando o cronograma organizado, o tempo calculando se uma etapa está atrasada ou buscando soluções para contornar problemas é reduzido e tudo funciona melhor.
Atrasos em obras nunca mais
Atrasar a entrega da obra por falta de controle e organização não pode mais ser uma realidade na construção civil. Com diversos aplicativos e planilhas otimizadas para ajudar o responsável pelo projeto, não existem mais desculpas para não cumprir prazos.
Mesmo com a rotina agitada de uma obra, é possível que tudo evolua como planejado e que os poucos imprevistos que surgirem sejam solucionados rapidamente. Basta, após realizar um planejamento eficiente, montar um cronograma de obras detalhado.
Procure por modelos e aplicativos focados na área de construção civil, insira os dados considerando os detalhes de seu projeto e respire mais aliviado. Tenha a certeza de que seu dia a dia será mais tranquilo e tudo correrá melhor e dentro do prazo com o seu cronograma em mãos.
Acompanhe o cronograma de obras e esteja sempre ciente de como as atividades estão sendo desenvolvidas, dê feedbacks mais precisos para os clientes, melhore a rotina dos trabalhadores e esteja pronto para dizer que seus projetos cumprem prazos com qualidade sempre.