Controle financeiro na construção civil: 6 dicas para evitar prejuízo

Ainda tem problemas com controle financeiro na construção civil? Isso é mais comum do que você imagina. Confira aqui essas seis dicas e rotinas para evitar prejuízos na sua construtora!
Controle financeiro na construção civil: 6 dicas para evitar prejuízo
Controle financeiro na construção civil: 6 dicas para evitar prejuízo

Ainda tem problemas com controle financeiro na construção civil? Isso é mais comum do que você imagina. Confira aqui essas seis dicas e rotinas para evitar prejuízos na sua construtora! 

O 2022 está acabando, 2023 está logo aí. Essa é a época do ano em que todos estão buscando maneiras de melhorar a organização financeira para ter sucesso e crescer no novo ciclo. 

Esse é o momento para pensar em investimentos, melhoria de processos, entre muitos outros aspectos e fatores, mas para isso é necessário ter um bom controle financeiro das obras e das construtoras como um todo. Inclusive, muitas empresas acabam o ano no vermelho, simplesmente porque perdem o controle. 

Para conhecer as melhores dicas e rotinas que vão evitar o prejuízo na sua construtora, acompanhe o texto a seguir: 

6 dicas para controle financeiro 

Você pode aproveitar esse momento e começar a se preparar para incluir essas dicas e rotinas na sua construtora em 2023, assim, essas melhorias no seu controle financeiro podem abrir espaço para outros investimentos que vão trazer sucesso e crescimento para o seu negócio, confira: 

  1. Controle de todas as informações;
  2. Controle dos custos fixos e prever os variáveis;
  3. Cronograma físico-financeiro;
  4. Conciliação bancária;
  5. Avaliar o fluxo de caixa;
  6. Software de gestão de obras. 

Agora que você já conhece as dicas, vamos entender melhor cada uma delas: 

  1. Controle de todas as informações

O processo de gestão financeira se baseia, necessariamente, no controle da verba que entra e sai do caixa da empresa todos os meses. Nesse sentido, é função do gestor e da equipe de finanças registrar a controlar os custos e as despesas, além de calcular os ganhos obtidos em um mês. Isso ajuda a fechar o orçamento da empresa e, se for o caso, possibilita visualizar as novas oportunidades de investimentos que aparecem. 

  1. Controle dos custos fixos e prever os variáveis

Se você quer adotar boas medidas para ter o controle financeiro na sua construtora, uma dica importante é controlar os custos fixos. Um cálculo que depende do valor do aluguel, taxa de energia, conta de água, entre outras. Assim, é possível diminuir os gastos desnecessários, investindo em outras coisas que podem trazer mais retorno para o seu negócio. 

Além disso, a gestão precisa prever possíveis gastos variáveis, que demandam um capital extra para não colapsar a situação financeira. Isso auxilia na previsibilidade das finanças da sua empresa, possibilitando que você se programe para aumentar o número de obras devido a uma melhor gestão dos recursos monetários. 

  1. Cronograma físico-financeiro

Este é um documento essencial para quem deseja melhorar a gestão financeira da obra e evitar prejuízos, porque reúne o orçamento de obras e o cronograma – outro elemento fundamental. Assim, o cronograma físico-financeiro é feito de maneira a listar as etapas da obra em sequência, determinando o quanto será investido em cada etapa durante um determinado período – dias, semanas ou meses – a depender das necessidades específicas do projeto.  

  1. Conciliação bancária

A conciliação bancária consiste na comparação entre o saldo da conta da empresa em um banco e o controle financeiro feito por essa organização. Deve-se usar os controles de pagamentos e recebidos. Isso pode ser feito por meio de planilhas ou softwares de gestão de obras

Esse procedimento é fundamental para averiguar se estes batem com as movimentações bancárias. Caso exista uma diferença entre os registros e o saldo na conta, ela precisa ser encontrada e corrigida. 

As faltas de conexão nas contas podem acontecer porque algumas operações podem demorar mais para serem confirmadas pelos bancos, como é o caso de cheques. Porém, podem existir outras razões, mais preocupantes, para o gestor, como o caso de materiais adquiridos às pressas para a obra. 

  1. Avaliar o fluxo de caixa

O fluxo do caixa é o controle do saldo dos recebimentos e os pagamentos realizados pela empresa, tendo em mente uma periodicidade determinada, pode ser mensal ou semanal. A importância dessa avaliação está no acompanhamento da falta ou do excesso de recursos financeiros no caixa da organização. 

As companhias de construção podem ter problemas graves de fluxo de caixa, porque muitas vezes elas precisam começar a obra tendo somente uma parte do capital necessário para a sua finalização. No caso de obras públicas, é comum que haja atrasos nos pagamentos. 

A funcionalidade do fluxo de caixa é demonstrar em quais meses a empresa ficará no vermelho. Isso é muito importante para antever por quanto tempo ela precisará operar nessas condições e o que será necessário para que ela passe por esse período, e ainda assim atingir os resultados positivos ao final do projeto. 

  1. Software de gestão de obras

Essa é a dica mais importante para ter controle financeiro na construção civil! Com um software de gestão de obras é possível acompanhar de perto a evolução de cada um dos projetos de uma construtora. Além disso, essa ferramenta salva muito tempo e dinheiro, evitando imprevistos e automatizando tarefas que antes demoravam dias ou até semanas, como cronogramas e orçamentos. 

Obra Prima: o investimento certo para a sua construtora em 2023

O software de gestão de obras do Obra Prima auxilia na gestão e no controle financeiro da sua construtora e das obras, simplificando a visibilidade em relação aos gastos de cada um dos projetos, oferecendo relatórios práticos e rápidos. Além de tornar todo o processo de controle financeiro muito mais fácil para a sua construtora! 

Ficou com vontade de conhecer todas as nossas funcionalidades e transformar o seu ano de 2023? Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromisso para conhecer mais o Obra Prima: 

Aproveite também para acompanhar o nosso blog, estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos e muito úteis para o dia a dia na construção civil. E, se você ainda não segue, chegou a hora de seguir o Obra Prima no Instagram, lá temos muitas novidades! 

Não deixe também de escutar o nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes e relevantes para quem trabalha ou tem interesse no setor, clique na imagem abaixo e dê o play 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.