Construção Civil 2023: projeções de crescimento para o próximo ano

Boas previsões para o próximo ano. Descubra quais são as projeções de crescimento para a construção civil em 2023!

Descubra quais são as projeções de crescimento para a construção civil em 2023! 

Não dá para negar as consequências dos últimos anos no mercado. Embora a pandemia do COVID-19 tenha impactado de maneira negativa a construção civil, a indústria global desse setor foi uma das menos afetadas durante o ano de 2020. A quantidade de produção ao redor do mundo caiu somente 2%, acabando por ser uma queda mais leve em relação às outras indústrias.

A medida que o mundo vai se recuperando da crise pandémica, o mercado global da construção civil deve continuar crescendo em um ritmo maior ao da economia como um todo, atingindo uma média global de 3.2% de crescimento ao ano entre 2021 e 2023. Esses são dados do relatório anual Global Powers of Construction (GPoC) da Deloitte Global. 

Porém, a crise afetou as perspectivas de aumento do setor nos próximos anos por conta de um maior endividamento provocado pelo crescimento na despesa pública. Este aumento pode comprometer a sustentabilidade das economias e finanças públicas em alguns países e as chances de investimento em infraestrutura, uma variável determinante para o setor como um todo. 

A economia é um assunto tão complexo quanto é público. Inclusive, muitas dessas pautas estão completamente relacionadas. Porque as decisões políticas do país interferem e refletem nas ações da população e vice-versa, impactando o desempenho do mercado em todos os níveis, do comércio até a indústria da construção civil. 

Além disso, modificam esses índices também as transformações no mundo, como o aquecimento global e conflitos entre países, consequentemente provocando a falta de insumos. 

O possível futuro da construção civil

Segundo economistas que se mantêm otimistas e cautelosos, para transição de 2022 para 2023, eles acreditam que os setores que ficaram mais fragilizados com a crise estão começando a se recuperar. 

Neste momento pós-eleições presidenciais, muitas propostas estão sendo apresentadas para mudar o país. Só resta confiar nos planos. Muitos deles envolvem reformas, construções e muito mais. E ainda há o incentivo à vinda de empresas para o território brasileiro, trazendo mais trabalho no setor construtivo. Inclusive, a construção civil sempre foi um pilar importante da nossa economia e isso não mudou. Além disso, o desempenho foi bom na segunda metade de 2022. 

Quem confirma essas informações é a CNI, Confederação Nacional da Indústria, com apoio da CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção. A análise também parece certa ao olharmos para o crescimento do PIB da construção civil feito pela CBIC. E o que levou a esse resultado? Os especialistas do mercado apontam que os responsáveis foram:

  • aumento das atividades;
  • seguido pela confiança dos empresários;
  • expectativas otimistas para os próximos meses;
  • diminuição das projeções para a inflação no país;
  • novas medidas adotadas pelo Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida;
  • entre outras ações que possibilitaram o aceleramento da habitação popular brasileira.   

O que podemos esperar da construção civil em 2023? 

Em 2023, a tendência é que o bom ritmo de crescimento continue, proporcionando resultados mais significativos. A CBIC estima um aumento de 13,5% para os próximos anos. Assim, teremos muitos projetos e obras sendo realizadas. A sua empresa está pronta para isso? Agora já é a hora de se planejar para o ano que vem. Sem uma boa organização financeira e estratégica a sua construtora não vai conseguir crescer e acompanhar o movimento do mercado. 

Outro dado relevante sobre os próximos anos que foi apontado é a expectativa de que mais projetos parados sejam, finalmente, realizados. Desde grandes construções até mesmo pequenas reformas residenciais. Muitos empreendimentos tendem a ser realizados no próximo ano devido a uma maior estabilidade econômica.

Como se preparar para 2023?

Com essas projeções para a construção civil em 2023 podemos manter o otimismo consciente em relação ao próximo ano. Ou seja, podemos esperar um bom desempenho no mercado, mas a sua construtora ou empresa do setor precisa se manter atenta e atualizada sobre as inovações e novidades que acontecem

De maneira geral, o ano que vem será de grandes oportunidades de venda, mas sem a organização da construtora, dos processos e da maneira como é feita a gestão de obras, essas oportunidades podem acabar sendo desperdiçadas. 

Para conseguir te ajudar a conquistar os objetivos e não ficar para trás em relação ao mercado, existem algumas ferramentas que ajudam a sua empresa, como o software de gestão de obras. 

Esse sistema é o investimento ideal para o próximo ano! Conheça o software de gestão de obras do Obra Prima e descubra o que podemos fazer pelo crescimento da sua empresa. Entre as nossas principais funções, a sua empresa conta com: 

  • sistema 100% na nuvem, facilitando o acesso por meio de qualquer dispositivo, seja mobile ou web;
  • Documentos digitalizados e disponíveis online;
  • Cotação Online;
  • Medição física;
  • Relatório Diário de Obras;
  • Previsto x Realizado;
  • Maior agilidade na comunicação com o cliente e com a equipe;
  • Compartilhamento de atualizações de obra;
  • Custo zero com servidores e backups;
  • entre muitas outras.

Esse é o sistema completo para a gestão de obras, com o objetivo de otimizar tempo e recursos, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o projeto inicial até a entrega final da obra.  

Somos a solução ideal para engenheiros, arquitetos, pequenas e médias construtoras que desejam ter mais eficiência, dinamismo e agilidade, mas sem as complexidades nem as despesas das plataformas tradicionais. 

São mais de 60 mil obras gerenciadas com o nosso software, 31 bilhões em orçamentos de obras. Estamos presentes em todos os estados brasileiros e já transformamos a maneira de administrar de mais de mil construtoras. 

Aproveite o cenário positivo do ano que vem para trazer mudanças de verdade para a sua construtora e veja ela crescendo! 
Para ter acesso a mais conteúdos exclusivos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, siga também a nossa conta no Instagram e não perca os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play:

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.