Como lidar com imprevistos e problemas na execução da obra? 

Problemas na execução da obra sempre vão aparecer. Por isso, descubra como lidar com eles da melhor forma possível. Confira as nossas dicas.
Problemas na execução da obra, imprevistos e como resolvê-los
Problemas na execução da obra, imprevistos e como resolvê-los

Descubra como lidar com imprevistos e problemas na execução da obra! Confira aqui as dicas e soluções que preparamos para você. 

Temporadas de muita chuva, indisponibilidade de materiais e insumos, falta de engajamento da mão de obra, além de problemas, erros e imprevistos são comuns no dia a dia das obras e todas as construtoras precisam encontrar maneiras de lidar com isso sem que o cronograma, o orçamento e a qualidade da construção sejam afetados. 

Prever e planejar os custos da obra devem ser duas das primeiras ações feitas entre a definição do projeto e o começo da construção, porque os recursos disponíveis serão determinantes para entender o prazo e a viabilidade da entrega do investimento. 

O problema é que muitos orçamentos e projetos quase nunca pensam nas variáveis externas, como: mudanças climáticas, colaboradores, disponibilidade de materiais, entre outros. A falta de um plano para cobrir a imprevisibilidade torna a propagação dos erros ainda maior, gerando o atraso da entrega e o aumento das despesas, podendo até comprometer a reputação da sua construtora. 

Para evitar os imprevistos é fundamental tomar conhecimento de como se preparar e reagir caso situações desse tipo aconteçam. Neste texto trouxemos cinco imprevistos muito comuns na realidade das construtoras e soluções de como lidar com eles.

5 imprevistos e problemas na execução da obra

Existe uma grande variedade de problemas que podem surgir durante a execução de uma obra, entre eles, destacamos os cinco seguintes, confira aqui: 

  1. Materiais não entregues no prazo combinado;
  2. Mudanças climáticas;
  3. Atualização dos preços dos materiais;
  4. Atraso na realização das atividades;
  5. Questões com os colaboradores. 

Agora que você conhece os imprevistos, entenda melhor como solucionar cada um deles a seguir:

  1. Materiais não entregues no prazo combinado

É sempre indicado determinar um cronograma de compras muito bem detalhado, porque isso vai possibilitar que você faça um balanceamento constante do nível de materiais disponíveis no estoque com os prazos previstos nas entregas dos seus fornecedores. 

Mas, mesmo tomando precauções, podem acontecer atrasos. E a culpa não é sua. Quando um fornecedor não conseguir cumprir um prazo, em último caso, existe a opção de recorrer aos fornecedores de pronta entrega. Sabemos que eles são mais caros, mas este recurso permite que você não deixe a sua mão de obra ociosa, que pode acabar saindo mais caro ainda. 

Faça compras em quantidades suficientes para a obra não ficar paralisada até a chegada do restante do material. Para isso é fundamental saber gerenciar e selecionar muito bem quem são os seus fornecedores. 

  1. Mudanças climáticas

Mesmo com estudos para determinar os períodos de maiores incidências de chuva na região onde está o canteiro de obras, tudo pode acontecer. Afinal, estamos lidando com o meio ambiente. De repente, o tempo pode fechar e cair um temporal e a obra vai precisar ser paralisada. 

Pensando nisso, preparamos aqui três dicas para evitar problemas caso isso aconteça, confira: 

  • Preste atenção nas mudanças climáticas repentinas: monitore todo dia pela manhã qual é a previsão do tempo;
  • Mantenha as misturas de areia e argamassa em locais cobertos e sem escoamento de água da chuva: caso não tenha um lugar coberto, providencie tendas ou lonas. A mesma lógica deve servir para outros materiais sensíveis a mudanças bruscas de umidade e temperatura;
  • Tenha um cuidado especial para os dias de execução da concretagem e fundação: esse é um período em que a obra fica mais vulnerável e o solo e o tempo podem alterar a qualidade do material e dos equipamentos com a incidência intensa de chuvas. 
  1. Atualização dos preços dos materiais

Outro fator que tem um grande impacto no cronograma de obras é o estouro do orçamento combinado. Muitas vezes, o planejamento é realizado com base nos preços da época, sendo ignoradas as oscilações de inflação e do mercado. Além de trazer consequências para o preço final, também pode provocar falta de recursos durante o projeto. 

  1. Atraso na realização das atividades

Um dos possíveis motivos para o atraso de algumas tarefas é a falta de colaboradores envolvidos na sua execução. Por isso, é ideal envolver mais funcionários em atividades que exigem esforço físico intenso ou de maior duração. Outra solução seria deslocar pessoas ociosas para atividades que exijam uma mão de obra de maior número. Dessa forma, etapas fundamentais da obra podem ser feitas com menos chance de atraso.

Em alguns casos extremos, vale também realizar a contratação de colaboradores extras por alguns dias ou semanas até que a atividade seja finalizada. 

  1. Questões com os colaboradores

É vital que as empresas de construção civil estejam cientes de seus deveres e direitos em relação aos colaboradores contratados. Contar com uma pessoa na área jurídica pode prevenir problemas trabalhistas e resguardar a organização em relação a cobranças indevidas, além de garantir cumprimento e a regularidade da lei nas diferentes modalidades de contratação. 

A melhor solução para os imprevistos e problemas na execução da obra

Quer uma solução que vai ajudar a lidar com todos esses imprevistos e problemas na execução da obra e até mesmo evitá-los? Conheça o software de gerenciamento do Obra Prima. 

A nossa ferramenta foi feita para facilitar a sua vida, simplificando e automatizando tarefas que antes demoravam horas e ocupavam um tempo que poderia ser gasto com o que realmente importa: pensar em estratégias para tornar a sua empresa ainda melhor. 

Entre as principais funcionalidades do Obra Prima, você conta com: Portal do Cliente, Controle de Estoque, Relatório Diário de Obras (RDO), Cotação Online, Medição Física e muito mais! 

Para conhecer todas as funcionalidades e vantagens que o nosso sistema oferece para o dia a dia o seu dia a dia, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso e veja como a sua empresa pode crescer: 

Gostou dessas dicas? Já sabe agora como resolver alguns problemas e imprevistos na execução da sua obra? Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando muitas dicas. 

E, aproveite para ficar por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil, você só precisa seguir o Obra Prima no Instagram, clique aqui e confira

Não deixe também de escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes sobre os temas mais relevantes da construção civil, você não vai querer perder nenhum. Clique na imagem abaixo e já dê o play: 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.