6 grandes benefícios de um orçamento de obras eficiente

Conheça os 6 grandes benefícios de um orçamento de obras eficiente que você precisa ficar de olho para ter sucesso no mercado, confira aqui:
6 benefícios de um orçamento de obras eficiente
6 benefícios de um orçamento de obras eficiente

Você sabe como fazer um orçamento de obras eficiente de verdade? Daqueles que quando você termina, pensa: tenho certeza que não vou ter prejuízos? Confira aqui essas dicas e faça um orçamento de obras que permita com que a sua construtora tenha a melhor gestão financeira possível. 

Um bom controle financeiro de obras é fundamental para o sucesso da sua empresa da construção civil. E é claro que o orçamento de obras é uma das etapas que mais vão impactar as suas finanças. Afinal, só com um orçamento em mãos você saberá quanto será necessário gastar em cada uma das etapas do projeto, podendo, dessa maneira, planejá-la e realizá-la de forma mais otimizada e sem gastos desnecessários. Esse documento é mais do que apenas um simples cálculo dos custos, ele tem todas as informações financeiras e físicas da sua construção. 

O orçamento de obras eficiente também é fundamental para a tomada de decisões adequadas para o cumprimento dos custos e do prazo determinados no início do projeto. Além disso, através dele é possível enxergar o preço de cada um dos insumos usados na obra e assim, a empresa pode ajustar os valores necessários para se adequar a um cenário mais realista. 

Não há como negar que o mercado da construção civil é muito competitivo e exigente, está sempre atrás de novas maneiras de diminuir o custo sem perder qualidade. Porém, para que as obras sejam bem executadas e produzam lucros, é necessário um bom orçamento. 

A importância de um orçamento de obras eficiente: fuja do prejuízo!

A planilha de orçamento de obras precisa ser realizada de maneira muito cuidadosa e com o máximo de detalhes possível para que tudo saia como foi imaginado, entregando um projeto que vai deixar o seu cliente satisfeito e a sua construtora com um bom nome no mercado. 

Quando você não conhece a importância de um orçamento eficiente e não faz um bom levantamento, o custo final é um mistério e, com isso, pode se tornar uma surpresa desagradável no final, deixando a sua construtora no prejuízo e não lucro. 

Checklist para o orçamento de obras perfeito! >

Conheça as principais vantagens de realizar uma planilha de orçamento de obras eficiente, confira aqui: 

6 vantagens de realizar uma gestão financeira de obras eficiente

Existem muitos benefícios de realizar um orçamento de obras eficiente, entre eles, podemos dar destaque para: 

1. Planejamento mais eficiente

Com um controle financeiro da construção civil bem elaborado em cada um dos seus projetos é possível planejar as suas obras com mais eficiência e estabelecer com clareza a disponibilidade financeira que será necessária para cada um dos períodos e etapas do projeto. 

Além disso, é possível planejar a quantidade de mão de obra e equipamentos que precisam ser empregados em cada uma das etapas, assim como os prazos e custos, tornando o acompanhamento do projeto mais simples. 

Com certeza, com o orçamento todo montado, o planejamento das obras são favorecidos, porque se torna possível estabelecer com mais precisão, desde o início, a rotina da equipe no canteiro de obras e planejar as atividades com margem de tempo nos cronogramas, evitando atrasos na entrega. 

2. Maior controle de preços de serviços e materiais 

Com um orçamento de obras bem elaborado e completo, que inclua a quantidade de todos os insumos que serão usados ao longo do projeto e todos os serviços que serão necessários faz com que a construção flua de maneira mais segura, controlada e com menos desvios. 

O uso da CPU (Composição de Preço Unitário) para a preparação do orçamento com a determinação do custo de cada um dos serviços da construção por uma unidade básica é uma ótima solução. 

Quando o orçamento usa a CPU, é possível realizar uma estimativa de quanto será necessário investir para cada uma das tarefas detalhadamente nas etapas. Fica mais simples também estabelecer prazos e dimensionar os times com essas informações. 

3. Assegura um poder maior de negociação

A sua construtora pode fazer pesquisas de preços com antecedência quanto possui um orçamento de obras eficiente. Isso vai garantir facilidades de negociação com os fornecedores de serviços e insumos. 

Compras de última hora e urgentes acabam sempre saindo mais caras, uma vez que você não tem tempo para fazer as pesquisas e negociar as melhores condições de pagamento e entrega. 

4. Mais controle no canteiro de obras

Em primeiro lugar, com um orçamento de obras eficiente, é possível garantir o controle dos custos envolvidos dentro do canteiro, evitando que aconteçam surpresas desagradáveis como gastos inesperados e adicionais. 

Além disso, ajuda na boa gestão de obras, facilitando a realização das atividades e possibilitando que todos os insumos sejam orçados e comprados no melhor momento, de acordo com a evolução do projeto. 

Um bom controle financeiro da construção civil também permite que o engenheiro saiba exatamente o que vai gastar e garante mais segurança na realização da obra.  Lembre-se que quanto maior e mais caro o projeto, mais importante é a elaboração de um orçamento eficiente, já que um pequeno equívoco pode causar um grande impacto. 

5. Mais lucro na hora de vender

Com certeza, um orçamento de obras eficiente te dá mais segurança de quanto o projeto pode e vai custar para ser vendido. Dessa maneira, fica mais fácil encontrar a rentabilidade do negócio ou melhor, quanto dinheiro investido está virando lucro. 

Alguns recursos como cronograma financeiro e a curva ABC, possibilitam estabelecer um orçamento organizado com foco na gestão financeira das obras, pensando nos custos de cada etapa e no total ao final do projeto. Assim, o preço final e por consequência, o lucro poderá ser determinado com mais assertividade e confiabilidade.

6. Resulta em confiança e credibilidade no mercado

Uma construtora que cumpre e entrega o que promete no prazo e dentro do orçamento combinado ganhará confiança e credibilidade no mercado. E, para que isso aconteça é essencial que se tenha um planejamento eficiente e um bom controle financeiro. 

Como fazer um orçamento de obras da melhor maneira possível?

Quer descobrir como fazer um orçamento de obras eficiente? Conheça o Obra Prima, somos um software de gestão de obras. Aproveite também para baixar a nossa planilha gratuita:

Com ela, você vai conseguir fazer os seus orçamentos sem prejuízos. Faça a precificação por material e mão de obra, evite gastos desnecessários no fim do projeto e agilize o processo de criação desse documento com mais precisão e livre de erros. 

Fazer o planejamento financeiro mais eficaz e preciso é uma tarefa que exige tempo, porém ele implica diretamente no resultado do seu projeto. Por isso, elaboramos uma Planilha de Orçamento de Obras para você fazer com mais facilidade e agilidade, otimizando a lucratividade dentro da sua construtora! Faça o download na imagem acima. 

E, para mais conteúdos e dicas sobre gestão de obras e outros temas relevantes para a construção civil, fique de olho no nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram. Também escute a gente no Obra Cast, o podcast mais completo do setor, clique na imagem abaixo e já aperte o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.