As principais tendências da cotação e compras na construção civil 

Fique à frente da concorrência! Descubra as últimas tendências em cotação e compras na construção civil para o sucesso da sua empresa.
As principais tendências da cotação e compras na construção civil
As principais tendências da cotação e compras na construção civil

Sua empresa precisa estar por dentro das novidades. Conheça as principais tendências de cotação e compras na construção civil! 

A cotação de materiais é a análise de custos para a realização de um serviço. Esses custos se somam entre produtos e mão de obra. Acompanhe o conteúdo a seguir para entender a importância dessa etapa para o sucesso dos seus projetos no setor. 

Essa é uma das fases mais fundamentais na gestão de compras na construção civil. Se ela não for realizada de maneira analítica e realista poderá trazer custos elevados e, consequentemente, prejuízos futuros para as incorporadoras e construtoras. Ou seja, a cotação impacta diretamente na execução de projetos bem-sucedidos. 

A indústria da construção civil está passando por mudanças significativas, impulsionadas pelas novas abordagens e tecnologias que visam otimizar a eficiência e a qualidade dos processos. 

Então, acompanhe o texto a seguir para conhecer as principais tendências e novidades na área de cotação e compras na construção civil. Descubra como a sua construtora pode se beneficiar com essas inovações do mercado.

6 tendências da cotação e compras na construção civil

A dinâmica do processo de cotação e compras na construção civil é primordial para assegurar as estimativas precisas dos custos e aquisição eficiente de recursos para os projetos. Embora o modelo tradicional tenha funcionado por anos, ele frequentemente se mostra demorado e muito propenso a equívocos. 

Contudo, a revolução tecnológica introduziu novas tendências e inovações, mudando radicalmente a maneira como os profissionais abordam as cotações e compras na construção civil. 

A seguir, conheça seis das principais novidades do setor: 

  1. Automação e inteligência artificial (IA);
  2. Plataformas digitais;
  3. Análise de dados;
  4. Compras estratégicas;
  5. Rastreabilidade e monitoramento;
  6. Integração dos sistemas.

Agora que você já sabe quais são as tendências do mercado, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe no texto: 

  1. Automação e inteligência artificial (IA)

A incorporação da automação em funções administrativas, como pesquisas de fornecedores, geração de pedidos, comparação de preços e monitoramento de entrega, amplifica a eficiência e precisão dessas operações na construtora. 

Sistemas automatizados são capazes de reunir dados de diversas origens, discernir padrões de consumo e oferecer insights em tempo hábil, tornando a tomada de decisões estratégicas em cotação e compras mais assertivas. 

Já a Inteligência Artificial (IA) eleva ainda mais o patamar da cotação e compras na construção civil. Equipados com algoritmos muito sofisticados, os sistemas de IA conseguem antever tendências de mercados, mudanças de custos de materiais e destacar ocasiões propícias para negociações vantajosas. 

Ou seja, ao utilizar a automação e a Inteligência Artificial (IA) na cotação e compras, o processo de solicitação e comparação de preços é agilizado, economizando tempo e reduzindo possíveis erros. 

  1. Plataformas digitais

As plataformas digitais e os marketplaces aparecem como protagonistas na modernização da cotação e compras na construção civil. Centralizando uma grande diversidade de produtos e fornecedores, esses espaços digitais oferecem aos profissionais do setor incontáveis opções, otimizando a identificação de produtos e materiais específicos. A possibilidade de comparar, em tempo real, especificações e preços dos insumos instaura uma transparência ímpar, embasando decisões mais precisas durante o processo. 

Nesses hubs, a comunicação e a negociação entre os interessados são mais simples e aceleradas, aumentando a eficiência do ciclo de cotação e compra do setor. 

  1. Análise de dados

Outra importante tendência da cotação e compras no setor é a análise de dados com a implementação do Big Data. Na construção civil, a aplicação do Big Data envolve a coleta e análise meticulosa de um enorme conjunto de dados, vindos de múltiplas fontes. 

Quando interpretados corretamente, esses dados revelam insights fundamentais sobre tendências do mercado, performance dos fornecedores, nuances de comportamento do comprador e mudanças históricas de preços. Essas percepções aumentam a capacidade dos profissionais de tomar decisões estratégicas e táticas no âmbito de cotação e compras na construção civil. 

  1. Compras estratégicas

A adoção de estratégias mais assertivas de compras na construção civil desempenha um papel muito importante na redução dos custos e aumento da qualidade. Algumas das maneiras pelas quais isso acontece são negociação de preços competitivos, seleção de fornecedores qualificados, compras em volume e gestão de estoque eficiente. Assim é possível evitar excesso ou falta, padronização de materiais nos projetos para conseguir comprar em maior escala, gestão de riscos, entre muitas outras. 

Aplicar estratégias mais assertivas de compras no setor envolve a procura por qualidade, economia e eficiência. Isso não apenas diminui os custos, mas também melhora a qualidade dos projetos e a competitividade da sua construtora no mercado. É fundamental lembrar que a gestão de compras precisa ser adaptativa e contínua, levando em consideração as mudanças nas necessidades do projeto e no ambiente de negócios. 

  1. Rastreabilidade e monitoramento

A rastreabilidade e o monitoramento se consolidam como pulares na evolução da cotação e compras na construção civil. Com a integração de tecnologias avançadas, como sensores IoT e blockchain, se torna possível monitorar meticulosamente o percurso dos insumos, desde a origem até a entrega final. 

Este nível de rastreabilidade aumenta os padrões de transparência e confiança no setor, assegurando aos clientes um acesso em detalhes das informações sobre origem, conformidade e qualidade dos produtos. 

Além disso, a possibilidade de encontrar ineficiências ou discrepâncias na cadeia de suprimentos permite intervenções mais assertivas, reduzindo os riscos relacionados à aquisição de produtos falsificados ou inadequados. 

Em relação ao monitoramento, a implementação de sensores inteligentes no processo de cotação e compras redefine a gestão de inventários e produtos. Estes dispositivos oferecem uma visão em tempo real da situação dos insumos, das condições de armazenamento e dos níveis do estoque. 

Essa panorâmica proporciona para os profissionais uma clara visão em relação aos prazos e a disponibilidade, evitando contratempos decorrentes da falta de recursos. 

  1. Integração dos sistemas

A integração de sistemas pode centralizar as informações e otimizar a gestão de compras na sua construtora! Uma dessas ferramentas é o Obra Prima, um software de gerenciamento de obras perfeito para as pequenas e médias construtoras que buscam mais eficiência, agilidade e dinamismo, mas sem as despesas e complexidades das plataformas tradicionais. 

Para conhecer o Obra Prima, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos do nosso sistema: 

Tenha mais sucesso nos seus projetos

A área de cotação e compras na construção civil é um pilar fundamental para o sucesso dos seus projetos. Por isso, ela merece atenção e empenho. As empresas que conseguem se manter atualizadas com as tendências e adotam práticas inovadoras nesse processo têm uma vantagem competitiva significativa. 

Aproveite para conhecer o Obra Prima e descubra como essa ferramenta oferece funcionalidades que estão alinhadas com as tendências, como: Portal do Cliente, Cotação Online, Relatório Diário de Obras (RDO) e muito mais!

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe o nosso blog para ter acesso a mais. Siga também a nossa conta no Instagram, lá tem muita novidade. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.