A evolução dos softwares de gestão de obras e as tendências para o futuro

Descubra as tendências e a evolução dos softwares de gestão de obras. Saiba como essas tecnologia está transformando o setor da construção.
Descubra as tendências e a evolução dos softwares de gestão de obras. Saiba como essas tecnologia está transformando o setor da construção.
Descubra as tendências e a evolução dos softwares de gestão de obras. Saiba como essas tecnologia está transformando o setor da construção.

Quer entender a evolução dos softwares de gestão de obras e conhecer nove tendências para o futuro da construção civil? Então não perca tempo e leia o texto que preparamos para você! 

Talvez você nem perceba, mas a tecnologia na gestão de obras e projetos já é algo bem comum no setor. Além dos softwares de gerenciamento, os próprios dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ajudam com a mobilidade e o fluxo das informações mais preciso e veloz. Otimizando e facilitando o dia a dia em um mercado tão competitivo e com altos investimentos.

A tecnologia vem ajudando a gestão de obras e o sucesso das construtoras, isso é algo que ninguém pode negar. E grande parte acontece devido aos softwares de gestão de obras, que estão transformando o setor da construção civil, o deixando mais eficiente e livre de erros que causam prejuízo e desperdício, seja de materiais, tempo, recursos, etc. 

E, a evolução destes sistemas de gerenciamento de obras ainda não acabaram, eles estão constantemente sendo aprimorados e melhorando o seu desempenho, se tornando mais eficazes e integrados. Quer descobrir quais são as nove tendências e inovações tecnológicas que ainda podemos esperar desses softwares de gestão para os próximos anos? Acompanhe o texto a seguir e fique um passo à frente. 

A evolução tecnológica na gestão de obras e projetos na construção civil

Até pouco tempo atrás, os fluxos de trabalho eram manuais e as empresas do setor da construção civil e engenharia empregavam um grande esforço para controlar a execução do projeto. Hoje em dia, o cenário já é muito diferente e vai além de programas como o CAD. 

Se antes o profissional podia fazer apenas um desenho do projeto, nos dias de hoje é possível enxergar detalhes em três dimensões para evitar imprevistos e saber com mais precisão como ficará o resultado final da obra. 

Através de softwares CAM/CAD (Computer Aided Manufacturing / Computer Aided Design), o profissional consegue realizar cálculos estruturais e simular carregamentos, vibração, a deformação e efeitos do calor e muito mais. 

Da mesma forma, a renderização favorece as visualizações simuladas internas e externas, assim como os fluxos de objetos, materiais e pessoas e, por fim, a decoração e o acabamento virtualizados. Tudo isso favorece que o cliente escolha o que deseja e fique mais satisfeito com a entrega final do projeto. 

Assim, no cenário econômico nacional, a tecnologia empregada em construções e obras é um diferencial na busca por produtividade e eficiência no setor. Por esse motivo, atualmente, as empresas estão mais competitivas, globais e dinâmicas.  

É relevante também mencionar que tudo isso passa pela revisão tecnológica – apesar da indústria da construção muitas vezes ainda oferecer pouco espaço para as inovações, embora isso esteja se tornando cada vez mais raro. De todo jeito, é possível empregá-la em diversos segmentos, por exemplo: materiais, maquinário, metodologias, sustentabilidade e sistemas de comunicação. 

Em outras palavras, as inovações da tecnologia são fundamentais para que as empresas continuem atuando no mercado. Ou seja, é importante conhecer as novidades e fazer uso das ferramentas disponíveis, assim, a sua organização não fica para trás em relação aos concorrentes em um setor tão competitivo quanto esse. Então, continue lendo o texto para ficar um passo à frente.

O impacto da tecnologia no setor

Os recursos tecnológicos influenciam muito o gerenciamento das obras e dos projetos. É fundamental notar que esse setor está em constante mudança e construção – e, por essa razão, sempre existem novos materiais e processos que facilitam o alcance de uma maior produtividade com menor custo, trazendo mais lucro para as empresas. 

Assim, as vantagens de usar a tecnologia na construção civil são bem amplas e diversas. A influência pode ser percebida nos aspectos abaixo, ainda mais se separarmos a execução de um projeto em três principais fases acompanhe cada uma delas:  

  1. Gestão de projetos;
  2. Gestão financeira e de tempo;
  3. Gestão da execução da obra. 

Agora que você já sabe quais são, entenda melhor as vantagens em dessas três fases no texto a seguir: 

  1. Gestão de projetos

Os sistemas de gestão de obras mais modernos possibilitam desenhar e visualizar simulações internas e externas das construções, inclusive com detalhes, como explicamos anteriormente. 

O resultado aqui é a observação mais ampla do cliente a respeito do que será entregue no final. Assim, ele poderá dizer se está ou não satisfeito, se deseja mudar algo para atingir a sua expectativa. Isso tudo antes do projeto começar, evitando desperdício de materiais, serviços e refações que vão exigir mais tempo e recursos. 

  1. Gestão financeira e de tempo

A utilização das tecnologias modernas possibilita a ordenação do fluxo de fornecimento de insumos e de material. Ao mesmo tempo que ajuda na alocação do tipo e da quantidade adequada da mão de obra para cada fase do projeto. Dessa maneira, há mais condições de fazer o uso otimizado de espaço do canteiro, dos materiais e da força de trabalho. O resultado de tudo isso é a diminuição de perdas e desperdícios. 

Para entender como isso funciona, só é necessário observar a tecnologia de armazenamento de dados em nuvem. O cloud computing possibilita que os envolvidos mantenham seus arquivos de imagens, documentos, notas fiscais, relatórios, orçamentos e tudo mais que precisarem em um lugar seguro. Também é possível acessá-los a qualquer momento e de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

A consequência é uma boa organização e gestão dos documentos. Você também terá menos chance de perder informações, principalmente aquelas que são relevantes para o seu negócio. 

  1. Gestão da execução da obra

A realização das obras e dos projetos está cada vez mais mecanizada e automatizada, a medida que traz centralização e precisão dos dados. Com isso, as tecnologias ajudam na realização de trabalhos com mais eficiência e velocidade – desde que haja um profissional capacitado para fazer o manuseio. 

Por essa razão é fundamental aperfeiçoar e qualificar a mão de obra, para garantir que todos os trabalhos sejam bem executados. Mesmo assim, esse é um conceito diferenciado, já que os procedimentos são feitos em plataformas offline e online, assegurando uma atualização frequente e constante. 

Ainda é importante lembrar de que há uma forte colaboração digital que possibilita compartilhar informações em diversas atividades, como gestão de contrato, design, performance e documentos. 

Do mesmo jeito, os softwares permitem integrar o back office, por exemplo: recursos, financeiro, humanos e contabilidade. Assim, o máximo de dados administrativos é repassado aos diferentes colaboradores, medida que ajuda a simplificar a tomada de decisão, a tornando mais acertada e precisa.  

9 tendências para o futuro dos softwares de gestão de obras

Já deu para entender o impacto da tecnologia no setor da construção civil. Então, chegou a hora de descobrir quais são as nove tendências para o futuro dos softwares de gestão de obras que preparamos, acompanhe no texto: 

  1. Inteligência Artificial (IA);
  2. Realidade Virtual e Aumentada;
  3. Uso de drones nos canteiros de obras;
  4. Comunicação em tempo real;
  5. Integração com o sistema IoT (Internet das Coisas);
  6. Softwares baseados em nuvem;
  7. Uso da Big Data;
  8. Wearables;
  9. Análise de dados. 

Entenda melhor cada uma dessas tendências para descobrir como elas podem transformar a realidade da sua empresa e te dar o pontapé que você precisa para um futuro de sucesso: 

  1. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente na construção civil e os softwares de gestão não vão ficar para trás. A IA poderá ser usada para realizar tarefas como otimização de processos, análise de dados e previsão de problemas. 

  1. Realidade Virtual e Aumentada

A tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada poderá ser usada para criar modelos virtuais de obras, possibilitando que os gestores e engenheiros visualizem e ajustem o projeto antes de começar a sua construção física. 

  1. Uso de drones nos canteiros de obras

Os drones podem ser usados para realizar inspeções e monitorar o progresso de uma obra, tornando o processo mais preciso e eficiente. Além de seguro, porque dispensa a necessidade de pessoas subirem em grandes alturas ou lugares um pouco menos seguros.  

  1. Comunicação em tempo real

Os softwares de gestão de obra do futuro irão permitir uma comunicação mais rápida e eficiente entre os fornecedores, clientes e times, possibilitando a tomada de decisão mais assertiva e rápida. 

  1. Integração com o sistema IoT (Internet das Coisas) 

A integração com sistemas IoT (Internet das Coisas) permitirá que os dispositivos e sensores conectados monitorem e controlem vários aspectos da obra em tempo real. 

  1. Softwares baseados em nuvem

Os softwares de gestão de obras baseados em nuvem possibilitarão que os dados e as informações estejam acessíveis em qualquer lugar e a qualquer momento, tornando o processo de gestão mais preciso e flexível. 

  1. Uso da big data

Já notou com quantas informações você precisa lidar e gerenciar todos os dias na rotina de obras? Até pouco tempo, a análise e o processamento desses dados não era possível. Porém, por meio da Big Data gerenciar essas informações ficou muito mais fácil. A partir dessa inovação é possível: 

  • aprimorar a gestão de obras;
  • elaborar orçamentos mais precisos;
  • personalizar ainda mais o atendimento e a prospecção dos clientes;
  • melhorar a distribuição dos esforços e recursos disponíveis no canteiro. 
  1. Wearables

Hoje em dia, essa é uma das tendências mais revolucionárias presentes nos canteiros de obras. Trata-se de uma tecnologia composta por vários sensores que são instalados nos equipamentos de trabalho dos colaboradores. Isso possibilita a coleta de diversos dados de monitoramento que vão contribuir para a diminuição de tempo e mais segurança na realização de tarefas. 

Alguns exemplos de wearables são: capacetes inteligentes com controle de quedas, sensores que preveem gases tóxicos no canteiro de obras e óculos 3D para revisão de projetos. 

  1. Análise de dados

A análise de informações será cada vez mais importante na construção civil e os softwares de gestão de dados poderão ser usados para avaliar dados e fornecer insights para melhorar a eficiência e a qualidade dos projetos. 

Conheça o Obra Prima

Essas nove tendências representam a evolução dos softwares de gestão de obras e prometem tornar o processo da construção civil cada vez mais eficiente e produtivo. Quer conhecer uma ferramenta que vai facilitar e simplificar muito o seu dia a dia de trabalho no setor? 

Vem agendar uma demonstração gratuita e sem compromisso para conhecer todas as funcionalidades e vantagens que o software de gestão de obras do Obra Prima já oferece para você nos dias de hoje: 

Um software de gestão de obras é muito mais do que apenas uma ferramenta que vai te ajudar em diversas tarefas e na rotina da construção civil. Embora essa ajuda já seja algo muito válido! Um sistema como do Obra Prima pode ser a porta de entrada para uma guinada no crescimento da sua construtora ou negócio. 

Você usa o Obra Prima para: 

  • organizar o seu planejamento, orçamento e cronograma de obras;
  • ter maior controle financeiro em todos os seus projetos;
  • conseguir se comunicar com mais velocidade e eficiência com o cliente;
  • organizar o administrativo do seu negócio da construção;
  • e muito mais!!

Gostou de saber o que esperar da construção civil nos próximos anos e descobrir tudo como o Obra Prima pode ajudar o seu negócio? Então, acompanhe o nosso blog para mais conteúdos exclusivos com muitas dicas e informações relevantes sobre os temas mais importantes do setor. 

Siga também o Obra Prima no Instagram, estamos sempre compartilhando novidades e muitas coisas interessantes para quem trabalha ou tem interesse. Você não vai querer ficar por fora do que está acontecendo em um setor tão mutável e concorrido, não é mesmo? Então, já siga! 

E, não deixe de ouvir o podcast do Obra Prima, o Obra Cast, são muitas conversas muito importantes sobre diversos temas da construção civil de vários pontos de vista diferentes, com certeza tem um episódio perfeito para você. Clique na imagem abaixo e dê o play: 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.