Encontrar os melhores fornecedores na construção civil pode ser um desafio, mas é possível tornar o processo mais simples.
Uma construtora que deseja crescer e lucrar deve sempre buscar formas de otimizar seus processos.
Ainda que muitas empresas já tomem medidas para tornar a gestão de obras mais eficiente no canteiro de obras, muitas vezes esquecem de considerar os fornecedores.
Todo o controle de qualidade, orçamento e cronograma depende de com quem suas compras e contratações são feitas. Um fornecedor que atrasa entregas, que oferece serviços de baixa qualidade ou que cobra valores acima do mercado podem impactar todo o seu projeto.
Por isso, otimizar o processo de contratação de fornecedores na construção civil deve ser parte essencial da gestão de obras. Que tal descobrir como fazer?
6 dicas para contratar fornecedores com mais eficiência
Ter problemas com fornecedores não é uma novidade para nenhuma construtora. Agora é hora de descobrir como melhorar a escolha para nunca mais passar por esses problemas.
1. Conheça as necessidades da sua obra
Antes de pensar em procurar por seus fornecedores e começar a cotação de preços e compras é preciso, primeiro, saber o que suas obras precisam.
Não importa se estamos falando de fornecedores de materiais de construção, equipamentos ou de mão de obra terceirizada, saber quais insumos e quando eles serão necessários é a única forma de contratar os fornecedores na construção civil de forma eficiente.
Esse levantamento é feito por meio do planejamento detalhado das etapas e com o desenvolvimento de cronogramas de obras.
Nesses processos, cada atividade que vai ser desempenhada é analisada minuto a minuto e tudo o que é utilizado para que ela seja realizada é considerado.
2. Entender o momento certo de entrar em contato com os fornecedores
O cronograma de obra, mais do que mostrar quais materiais, equipamentos e trabalhadores vão ser utilizados, ajuda a decidir o melhor momento para a compra. Materiais comprados com muita antecedência correm risco de serem danificados, por isso, saber quando comprar é essencial.
Leia também:
6 passos essenciais para organizar o cronograma de obras e economizar tempo >
Além disso, se a equipe de compras entra em contato com os fornecedores muito cedo, pode não conseguir os valores da cotação de preços na hora de realmente efetuar a compra.
3. Buscar novos fornecedores na construção civil
Toda construtora tem aquele fornecedor parceiro com quem sempre realiza compras.
Ainda que fechar essas parcerias seja ótimo e possa garantir várias vantagens na negociação de compras da construção civil, nem sempre essa vai ser a melhor opção.
Realizar pesquisas de fornecedores e concorrentes antes de fechar um projeto é sempre muito importante.
Muitas vezes um outro fornecedor pode não te oferecer os melhores parcelamentos ou prazos de pagamento, mas estão, naquele momento, com preços mais baixos.
Uma boa forma de manter o controle e descobrir se um novo parceiro vale a pena é fazer sempre a homologação dos fornecedores. Com ela, sua construtora consegue verificar os dados fiscais, trabalhistas, tributários e outros.
Assim, uma parte do medo de comprar com um fornecedor novo é menor e sua construtora pode focar mais na comparação de valores.
4. Avaliar propostas como mais cuidado
Muita atenção aos detalhes da proposta do fornecedor para ter certeza de que ele atende todas as necessidades da sua obra. Lembre-se de verificar:
- Se os prazos descritos estão de acordo com seu cronograma;
- As taxas de juros aplicadas;
- Descontos para pagamentos à vista;
- Custos do frete;
- Possibilidades e prazos de pagamento do parcelamento.
Uma boa opção na hora de negociar é verificar se é possível realizar a compra de insumos para mais de uma obra ao mesmo tempo. Muitas vezes é possível conseguir vantagens com um volume maior de materiais.
5. Verificar a qualidade dos materiais que estão sendo comprados
Os gastos da construção civil são sempre altos.
Uma obra exige muitos materiais e serviços de alto custo e, muitas vezes, as construtoras acabam buscando alternativas mais baratas.
Reduzir custos de uma obra é uma grande vantagem para construtora, mas nunca deve ser feito abrindo mão da qualidade dos materiais. Um material de custo mais baixo e baixa qualidade pode, na verdade, causar mais gastos, já que será necessário usar mais produtos para manter a qualidade da obra.
Uma boa forma de garantir que os materiais de seus fornecedores tem qualidade é sempre consultar a FVM ou Ficha de Verificação de Materiais.
6. Inserir um software de gestão de obras na rotina da construtora
Pesquisar fornecedores, controlar qualidade de materiais, negociar prazos de entrega e pagamentos. São muitas tarefas para serem realizadas na hora de otimizar a escolha de seus fornecedores na construção civil.
Um software de gestão de obras pode ser muito útil para evitar erros e facilitar o trabalho. Toda a comunicação com os fornecedores pode ser feita pela plataforma do software, assim como a comparação de preços das propostas recebidas.
Além disso, esses softwares otimizam a gestão, de forma que as listas de materiais necessários e organização das etapas e atividades será feita de forma mais detalhada e completa.
Otimizar a contratação de fornecedores na construção civil com o Obra Prima
Se sua construtora quer melhorar o processo de escolha dos fornecedores, o Obra Prima pode ser a solução. Além de ser um software completo para a gestão de obras, oferece uma plataforma para cotação e comunicação online facilitada com esses parceiros.
Com essa funcionalidade, receber os preços e comparar as diferentes propostas fica muito mais rápido e simples e toda a obra acaba sendo beneficiada.
Para construtoras que estão começando, o Obra Prima ainda oferece uma lista de fornecedores e parceiros indicados pelos nossos especialistas e todo o controle de orçamento e cronograma que você precisa para fechar os melhores negócios.