Confira as dicas que preparamos e descubra como melhorar o orçamento de obras, tornando-o mais assertivo e à prova de erros!
O orçamento de obras tem um papel fundamental em todo o processo de planejamento e realização de um projeto. A sua importância está relacionada com diversos aspectos, como: o planejamento financeiro, tomada de decisão assertiva, negociação e contratação de mão de obras e materiais, controle de custos e viabilidade econômica.
Ao utilizar o orçamento de maneira adequada é possível reduzir os riscos, evitar desperdício e otimizar a probabilidade de sucesso dos seus projetos. Por isso, essa é uma etapa que merece e precisa de muito cuidado e atenção, principalmente na hora de resolver os desafios que podem aparecer durante a sua realização, como: precisão das estimativas, compreensão dos requisitos do projeto, mudanças no escopo, controle de custos durante a execução, flutuação do mercado e inflação, gestão de contrato e pagamentos, entre outros.
Para descobrir como vencer esses desafios, evitar erros comuns e otimizar o orçamento de obras, acompanhe o texto a seguir! Preparamos muitas dicas que você não vai querer perder.
Vamos apresentar também a importância das ferramentas e recursos tecnológicos, como o software de gestão de obras do Obra Prima, para aprimorar o controle e gerenciamento financeiro!
6 dicas para melhorar o orçamento de obras
Já deu para entender a importância de um bom orçamento de obras para os seus projetos! Afinal, se esse documento estiver comprometido, as consequências também vão afetar o cronograma e até a satisfação do cliente. Então, acompanhe as dicas a seguir para não cometer mais alguns erros:
- Planejamento prévio sólido;
- Análise detalhada dos custos envolvidos;
- Faça pesquisas de mercado;
- Identificar e reduzir desperdícios e retrabalhos;
- Faça um controle financeiro eficiente;
- Invista em tecnologias.
Agora que você conhece as dicas, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe a seguir:
- Planejamento prévio sólido
O primeiro passo é fazer um planejamento prévio completo. A ocorrência de imprevistos é muito comum no setor da construção civil, dada a dependência de fornecedores de materiais e insumos, maquinários e mão de obra terceirizada, além de questões como logística e tempo.
Ao organizar cada uma das fases, a construtora terá maior facilidade para adquirir os equipamentos, mão de obra e materiais de acordo com as suas necessidades, evitando gastos excessivos ou que não foram previstos no orçamento de obras.
Alguns pontos fundamentais que precisam estar no seu planejamento:
- Tendências gerais de custo;
- Custo total de locação dos equipamentos;
- Valores e períodos para rotinas de manutenção;
- Registro e análise em graus de detalhamento;
- Fatores que possam provocar atrasos;
- Comparativos sazonais de gastos;
- Orçamento total e possíveis variações;
- Linha de tempo da execução.
Conciliando esses elementos, é possível elaborar um cronograma completo da construção, abordando desde as fases gerais até os serviços específicos. Não se esqueça também de levar em conta absolutamente tudo o que influencia o planejamento, seja relacionado ao mercado, à sazonalidade ou aos riscos da execução.
- Análise detalhada dos custos envolvidos
Faça uma análise minuciosa em relação aos custos, levando em conta todos os aspectos relevantes do projeto. Além de materiais e mão de obra, pense também nos custos indiretos, como licenças, equipamentos, seguros, impostos e despesas administrativas. Uma avaliação detalhada ajuda a evitar o esquecimento de itens importantes e assegurar uma estimativa abrangente dos custos.
- Faça pesquisas de mercado
Mantenha-se por dentro dos custos e dos preços de mercado dos serviços e materiais necessários para o projeto. Pesquise com fornecedores de confiança, compare as ofertas e negocie as melhores condições. Isso vai ajudar a obter preços mais competitivos e evitar surpresas de custos durante a execução da obra.
- Identificar e reduzir desperdícios e retrabalhos
Desperdícios e retrabalhos podem aumentar significativamente os custos de uma construção. Incentive práticas sustentáveis, controle a utilização dos materiais, adote métodos eficientes e invista em treinamento e capacitação do seu time.
Também é importante estabelecer processos de controle de qualidade para diminuir a necessidade de retrabalho e garantir a execução correta desde o começo.
- Faça um controle financeiro eficiente
Mantenha registros detalhados em relação a todos os gastos relacionados com a construção. Use sistemas de controle financeiro e estabeleça um processo de acompanhamento regular. Monitore os custos reais em comparação com aquilo que foi planejado no orçamento e identifique desvios o quanto antes. Isso vai permitir que você tome medidas corretivas oportunas e evite o estouro do seu orçamento.
- Invista em tecnologias
É fundamental investir em tecnologias para melhorar de maneira significativa o processo de orçamento e controle financeiro. Utilize softwares de gestão de obras para agilizar e facilitar essa etapa. As ferramentas melhoram o acompanhamento dos custos e a comunicação entre os envolvidos.
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3 grandes vantagens de uma gestão financeira eficiente
A gestão financeira eficiente traz diversos benefícios para a sua construtora e para os projetos, como:
- Redução de custos;
- Aumento da rentabilidade;
- Melhoria dos resultados.
Agora que você conhece as vantagens, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe:
- Redução de custos
Uma gestão financeira eficiente permite encontrar oportunidades de redução de custos, eliminar desperdícios, otimizar processos e melhorar a capacidade operacional. Isso traz economias significativas no longo prazo, contribuindo para a rentabilidade e competitividade da empresa.
- Aumento da rentabilidade
Ao controlar e gerenciar os custos com eficiência, a construtora tem maior capacidade de aumentar a sua rentabilidade. Uma gestão financeira eficaz ajuda a encontrar fontes de lucro e a direcionar os recursos financeiros de maneira estratégica para otimizar a margem de lucro e o retorno sobre o investimento.
- Melhoria dos resultados
A gestão financeira eficiente disponibiliza informações financeiras e métricas fundamentais para analisar o desempenho da organização. Com base nesses dados, é possível tomar decisões informadas e aplicar estratégias que visem a otimização dos resultados financeiros.
Aproveite a tecnologia
Para conseguir se manter competitivo em um segmento como o da construção civil, é importante ficar por dentro das tendências e conseguir aproveitar as vantagens dos recursos tecnológicos que estão sempre aparecendo.
Softwares de gestão de obras como o do Obra Prima ajudam a otimizar e facilitar o processo de orçamentação e do controle financeiro. Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso para conferir todas as vantagens da nossa ferramenta:
Coloque essas dicas em prática e veja a diferença nos seus projetos! Aproveite para acompanhar o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando muitas dicas. Siga também a nossa conta no Instagram.