4 filmes para inspirar quem escolheu a profissão de engenheiro

Gestão de obra é um assunto que não está muito presente no cinema? Pelo contrário! Mesmo que indiretamente, esse tema é comum a 4 produções.
compra-de-materiais-de-construção
compra-de-materiais-de-construção

Para seu deleite, não é de hoje que a construção civil, com suas gestões de obra, alimenta o imaginário cinematográfico. Confira!

Você sabia que durante a construção de um roteiro cinematográfico é preciso pensar nos cenários que melhor contam uma história? E não só isso: nas pesquisas sobre cinema é preciso considerar a arquitetura como categoria? Pois é, as gestões de obras são importantes até para a sétima arte.

Sabemos que no final de semana ou nas horas livres ficar procurando opções de entretenimento rápidas não acaba sendo tão produtivo quanto você gostaria. São muitas opções que abordam a profissão de engenheiro direta ou indiretamente. Como você acha que algumas obras cinematográficas não tem nada a ver com seu mundo, fica ainda mais complicada a escolha.

Então, para otimizar essa tarefa, listamos quatro (dentre muitos) filmes que colocam a construção e a arquitetura entre seus temas principais. É o que você precisa para conhecer assuntos e ideias novas que podem ser muito úteis para sua vida pessoal e profissional.

1 – Inferno na Torre (1974)

Dá pra ser cult mesmo não sendo de humanas? Se isso depender de assistir um filme de 1974, é possível, sim. Afinal de contas Inferno na Torre é uma produção clássica que aborda o ar que você respira: a construção.

Mas nesse caso, a história se torna pesadelo. Isso porque a gestão de obra com 138 andares acaba sendo mal executada. As instalações elétricas não foram feitas conforme a norma solicitava. E na noite de inauguração, o fogo destruiu andares e deixou algumas pessoas presas na construção apoteótica. Era tão grande que nem os bombeiros conseguiram alcançar o foco das chamas.

Podemos apostar que quem escolhe a profissão de engenheiro já teve pesadelo com algo parecido ou tem o maior cuidado para que nada assim aconteça em suas gestões  de obras.

2 – A Origem (2010)

Sabemos que você não consegue nem imaginar uma gestão de obra sem a força da gravidade atuando sobre ela. E se conseguisse, como ela seria? O que você conseguiria fazer? Um prédio flutuante de cem andares, uma casa sem sapatas, lajes sem vigas e open concept em todas as plantas, já que o teto poderia flutuar.

O filme A Origem, dirigido por Christopher Nolan, vai lhe provocar a pensar sobre isso. No enredo, Don Cobb é um ladrão, que usa os sonhos das pessoas para conquistar sua confiança e descobrir seus segredos. Isso porque ele tem a capacidade de interferir nas imagens que surgem durante o sono. A arquitetura entra como modo de resenhar os cenários de forma verossímil — mas não tanto.

Mesmo em tempos de avanços na tecnologia da construção civil, é um desafio imaginar tudo isso. Ainda bem que o cinema está aí para ajudar.

3 – A Travessia (2015)

As Torres Gêmeas, antes de serem destruídas, já alimentaram sonhos e loucuras, como os do equilibrista Philippe Petit, vivido por Joseph Gordon-Levitt. Baseado em fatos reais, A Travessia conta a história de Petit que atravessou o vão entre ambos os edifícios, usando apenas um cabo de aço, em 7 de agosto de 1974.

Temos certeza que você vai adorar saber e vai compreender quais foram os cálculos feitos para que a travessia se tornasse possível!

4 – Roma (2018)

E o Oscar vai para…

A casa.

Parece estranho dizer isso, mas na película dirigida por Afonso Cuarón a casa da infância dele se tornou protagonista. E a primeira imagem que se vê na tela, logo no prólogo da produção, é a da água correndo para um ralo.

Isso mesmo!

Com essa proposta, o imóvel de classe média alta localizada no bairro Roma, da Cidade do México, se torna o cenário mais importante para que as histórias dos protagonistas se cruzem. Por essa produção, Cuarón ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.

E aí, já assistiu algum desses filmes? De qual deles mais gostou? Tem algum que gostaria de nos recomendar? Comente!

Teste Obra Prima e descubra como a tecnologia pode trazer mais produtividade. Comente abaixo sobre sua experiência!

Clique aqui para experimentar!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.