Tendências da construção civil: construção circular 

Descubra o futuro da construção civil: a construção circular. Saiba o que é e as vantagens desse modelo inovador.
Tendências da construção civil: construção circular
Tendências da construção civil: construção circular

Já ouviu falar de construção circular? Essa é uma das tendências da construção civil! Descubra o que é e quais são as vantagens desse modelo. 

A inovação e a busca por práticas sustentáveis desempenham papéis muito importantes na indústria da construção civil por diversos motivos, como a redução do impacto ambiental, a eficiência energética, qualidade de vida, economia de recursos, atendimento a regulamentação, economia dos custos, diferenciação no mercado, novos modelos de negócio e compromisso social. 

Os benefícios da inovação e da adoção de práticas sustentáveis não se limitam apenas a beneficiar o meio ambiente, mas também oferecem vantagens econômicas, competitivas e sociais. À medida que a consciência em relação às questões ambientais cresce e as regulamentações se tornam mais rigorosas, a inovação e a sustentabilidade estão se tornando aspectos essenciais para o crescimento e sucesso das construtoras no mercado. 

A construção circular aparece como uma tendência promissora nesse contexto de um setor que busca mais eficiência e sustentabilidade. Acompanhe o texto a seguir, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o tema. 

O que é construção circular? 

A construção circular visa reduzir o desperdício e maximizar o reaproveitamento de materiais em contraste com o modelo linear tradicional. É sobre construir de tal maneira que nem recursos valiosos sejam perdidos ao longo do caminho, nem quando a construção ou parte dela, já serviu o seu objetivo, em algum momento futuro, em que será desconstruída.  

É um conceito e uma abordagem na construção civil que tem como intuito repensar e redesenhar a maneira como os edifícios são projetados, construídos, utilizados e desmontados, com o objetivo de diminuir o desperdício, promover a sustentabilidade e estender a vida útil dos insumos e da própria construção. 

Essa abordagem é uma resposta aos desafios sociais e ambientais relacionados com a construção tradicional, que comumente geram uma grande quantidade de resíduos, consome recursos naturais em excesso e contribui para a poluição e as emissões de carbono. 

Os princípios-chave da construção circular incluem: 

  1. Reutilização;
  2. Reciclagem;
  3. Design modular;
  4. Eficiência de recursos;
  5. Durabilidade;
  6. Economia circular;
  7. Colaboração. 

Entenda melhor cada um desses princípios a seguir: 

  1. Reutilização

Promover a reutilização de componentes e materiais de construção sempre que possível. Isso envolve a desmontagem cuidadosa dos edifícios para recuperar insumos e a reutilização deles em novos projetos. 

  1. Reciclagem

Priorizar a reciclagem de materiais, como concreto, vidro e aço, para criar novos produtos de construção. Isso vai diminuir a extração de recursos naturais e a produção de novos materiais. 

  1. Design modular

Projetar edifícios de maneira modular, o que simplifica a substituição e a atualização de componentes sem precisar demolir. 

  1. Eficiência de recursos

Aumentar ao máximo a eficiência na utilização de recursos, como água, energia, durante a construção e a operação de edifícios. 

  1. Durabilidade

Projetar e construir prédios e casas para durar mais tempo, diminuindo a necessidade de demolição prematura e reconstrução. 

  1. Economia circular

Integrar os princípios da economia circular, que envolvem a redução do desperdício e a maximização do valor dos recursos ao longo de toda a vida útil. 

  1. Colaboração

Promover a colaboração entre os vários stakeholders de uma construção, como engenheiros, arquitetos, construtoras, governo e proprietários, para assegurar a implementação bem-sucedida da construção circular. 

3 benefícios da construção circular

A construção circular tem a capacidade de diminuir de maneira significativa o impacto ambiental da construção, contribuindo para as metas de sustentabilidade, como a redução das emissões de carbono e a conservação dos recursos naturais. Além disso, ela pode gerar oportunidades econômicas, como a criação de novos mercados para os materiais reciclados e as práticas mais eficientes de construção. 

À medida que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da construção circular cresce, é esperado que mais construtoras, empresas e profissionais do setor apliquem essa abordagem inovadora para projetar e construir edifícios mais eficientes, duráveis e amigáveis ao meio ambiente. 

Agora que você entender o poder transformativo dessa prática, conheça os benefícios da construção circular: 

  1. Redução de resíduos;
  2. Economia de recursos;
  3. Eficiência energética. 

Acompanhe o texto a seguir para saber mais sobre as vantagens: 

  1. Redução de resíduos

A abordagem contribui para a diminuir a geração de entulhos e reduzir consideravelmente o impacto ambiental. 

  1. Economia de recursos

A reutilização de materiais e componentes pode resultar em uma economia de recursos naturais. Isso é vantajoso tanto para a empresa quanto para o meio ambiente. 

  1. Eficiência energética

A escolha de materiais mais duradouros e sustentáveis pode impactar de maneira positiva o consumo energético dos edifícios em comparação com os modelos tradicionais que não tem tanto essa preocupação. 

Exemplo de construção circular: Casa Circular

A primeira Casa Circular é um edifício localizado em Pinheiros, bairro de São Paulo, que foi pensado de acordo com os critérios da construção circular. São muitas as diferenças entre a Casa Circular, um ateliê de 30 metros quadrados, e uma construção tradicional. O primeiro é o design circular, a preocupação com a concepção do produto, isso quer dizer que nesse caso específico, o projeto de planejamento de obra e arquitetura, é a etapa mais importante de todo o processo. 

Para que esse trabalho fosse bem sucedido, os profissionais responsáveis procuraram materiais e sistemas disponíveis no mercado que seguissem os princípios da economia circular. 

A montagem do edifício foi feita com painéis de wood frame, uma técnica construtiva modular, com componentes pré-fabricados, o que possibilita a customização, assim como ampliação e redução, ou ainda o desmembramento dos materiais para que estes sejam transformados em novos produtos e tenham mais usos. Não foram utilizadas resinas que emitem gases tóxicos, nem argamassas ou colar, o que possibilita que cada insumo possa retornar ao seu ciclo de maneira saudável. 

Outro objetivo desse projeto foi obter o máximo de iluminação natural possível. Como uma maneira de otimizar os recursos renováveis, a iluminação natural foi explorada a partir da implantação no terreno e no próprio projeto da casa. Assim, a luz artificial só precisa ser usada à noite. 

Foram pensadas muitas outras soluções sustentáveis no projeto, para saber mais, clique aqui

A importância da construção circular

A construção circular é um caminho promissor para a transformação da indústria da construção civil. Adotar essa abordagem contribui para a sustentabilidade e para a competitividade da sua empresa no mercado. 

Quer ficar por dentro de todas as tendências de construção sustentável, como a construção circular? Então, acompanhe o blog do Obra Prima! E aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram

O Obra Prima oferece ferramentas e recursos que podem ajudar as construtoras a incorporar práticas sustentáveis nos seus projetos, alinhadas às tendências e valores atuais. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.