9 tendências para a construção civil em 2024

9 tendências para a construção civil em 2024
9 tendências para a construção civil em 2024

Descubra quais são as tendências para a construção civil em 2024, você não vai querer ficar por fora! 

Em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil, acompanhar as tendências e estar em dia com as novidades, é fundamental para ter sucesso e não ficar para trás em relação aos seus concorrentes. 

Pensando nisso, trouxemos aqui nove das principais tendências que podem dominar o mercado da construção civil em 2024. Certamente, se você quer informações relevantes para se manter à frente dos concorrentes e se preparar para um ano novo promissor, acompanhe o texto a seguir e confira as novidades. 

9 principais tendências para a construção civil em 2024

À medida que o ano de 2024 se aproxima, a indústria da construção civil está se preparando para um período de crescimento e inovação. Além disso, com a adoção de novas práticas e tecnologias, o segmento está se transformando para aumentar a sua eficiência, melhorar a sua segurança e sustentabilidade. Por isso, conheça nove das tendências que podemos esperar para o ano que vem: 

  1. Software de gestão de obras;
  2. Implementação de Inteligência Artificial (IA);
  3. Realidade Aumentada (RA);
  4. BIM (Modelagem da Informação da Construção);
  5. Construção Verde;
  6. Construção Resiliente;
  7. Construção Digital e Impressão 3D;
  8. Design Modular;
  9. Construção Offsite. 

Então agora que já conhece as tendências, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe o texto a seguir: 

1. Software de gestão de obras

Os softwares de gestão de obras têm se destacado como uma ferramenta inovadora que auxilia no crescimento e sucesso das empresas do setor da construção civil, automatizando, agilizando e otimizando diversas etapas do processo construtivo. 

2. Implementação de Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial (IA) está sendo usada na construção civil para otimizar processos, prever falhas, melhorar a tomada de decisão e tornar o projeto mais eficiente como um todo. Afinal, isso engloba desde o planejamento e agendamento até a utilização de algoritmos para analisar grandes quantidades de dados e melhorar o gerenciamento dos recursos. 

3. Realidade Aumentada (RA)

A Realidade Aumentada (RA) oferece uma visão virtual do projeto em um ambiente real, possibilitando que os stakeholders enxerguem e interajam com os modelos 3D sobrepostos no mundo real. Além disso, ajuda na comunicação, na detecção antecipada de problemas e falhas e no planejamento. 

4. BIM (Modelagem da Informação da Construção)

O BIM (Modelagem da Informação da Construção) é uma metodologia que envolve a criação e a gestão de informações detalhadas de um projeto em um modelo digital 3D. Assim, é possível melhorar a colaboração entre times, diminuir retrabalhos e erros, além de permitir a simulação e análise de cenários antes da construção física. 

5. Construção Verde

Conhecida também como construção saudável, esse modelo envolve o uso de práticas e materiais que diminuam o impacto ambiental das construções. Isso inclui a redução do consumo de água, energia, a gestão eficiente de resíduos, a utilização de fontes renováveis e a escolha de materiais com baixo impacto ambiental.  

6. Construção Resiliente

Essa tendência se concentra na criação de infraestruturas e edifícios que consigam resistir a desastres naturais e mudanças climáticas. Ou seja, tanto na utilização de materiais de construção mais duráveis ou a aplicação de características de design que consigam resistir a eventos extremos e o uso de tecnologias inteligentes para monitorar e responder a potenciais ameaças. 

7. Construção Digital e Impressão 3D

O uso de construção digital e impressão 3D está se tornando cada vez mais frequente na indústria da construção civil. Além disso, essas tecnologias possibilitam uma maior precisão e eficiência na construção, permitindo a criação de componentes personalizados e a diminuição do desperdício de recursos. 

8. Design Modular

O design modular envolve a construção de estruturas a partir de módulos fabricados previamente que podem ser montados como peças de LEGO. Isso também acelera o processo construtivo, diminui custos e permite maior flexibilidade no layout das obras. 

9. Construção Offsite 

Conhecida também como “Construção Fora do Local”, envolve a criação de componentes de construção em uma fábrica ou um lugar centralizado e, depois, a sua montagem no endereço da construção. Afinal, isso economiza tempo, diminui custos e reduz os impactos nas comunidades locais. 

A transformação da construção civil

Essas tendências estão transformando a indústria da construção civil, a tornando mais eficiente, tecnologicamente avançada e sustentável. A adoção dessas inovações podem trazer vantagens significativas em termos de economia de tempo, recursos e qualidade dos projetos. 

Além disso, essas são apenas algumas das tendências para o ano que vem. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, cada vez mais as empresas e os clientes buscam por materiais e soluções sustentáveis e eco-friendly, como por exemplo, madeira certificada, bambu, tijolo de terra comprimida, gesso reciclado, telhados verdes e muitos outros! Esses materiais oferecem benefícios para o ecossistema e para o seu bolso. 

Por fim, outra tendência que tem a ver com a preservação do meio ambiente e que tem se mostrado cada vez mais presente no mercado da construção civil é a reforma e retrofit, impulsionada pelo aumento da busca por revitalização de edifícios já existentes. 

O retrofit envolve a atualização e melhoria de edifícios existentes para torná-los mais eficientes energeticamente, sustentáveis e confortáveis. Essa abordagem é especialmente relevante considerando o grande número de prédios já construídos que podem ser adaptados para atender aos padrões mais modernos de sustentabilidade. 

Já a reforma sustentável envolve a renovação de edifícios para melhorar o desempenho ambiental e a eficiência energética, além de considerar aspectos econômicos e sociais.

Invista na otimização dos processos da sua empresa!

Certamente, para ter sucesso em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil é fundamental investir em ferramentas que otimizem processos, melhorem a eficiência operacional e a tomada de decisões embasadas em dados. Por isso, se você ainda não usa, chegou a hora de começar a utilizar um software de gestão de obras na sua construtora! 

Quer conhecer o sistema ideal para pequenas e médias construtoras, arquitetos e engenheiros que buscam mais dinamismo, agilidade e praticidade? Clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromissos e descubra tudo que o software de gestão de obras do Obra Prima oferece: 


E se você quer conhecer mais tendências e acompanhar as novidades do setor, fique de olho no blog do Obra Prima. Aproveite para seguir a nossa conta no Instagram, lá compartilhamos muitas dicas!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.