BIM: avanços da tecnologia na construção civil 

Você já usa a tecnologia BIM na sua construtora? Chegou a hora de conhecer as vantagens que essa ferramenta traz e começar a usar. Confira aqui:
BIM: avanços da tecnologia na construção civil
BIM: avanços da tecnologia na construção civil

Descubra o que é a tecnologia BIM e quais são os seus avanços na construção civil do Brasil e do mundo. 

Muitas empresas da construção civil ainda demoram para se adaptar à transformação digital que já acontece há muito tempo, enquanto outras ganham cada vez mais vantagem no mercado. Uma interessante solução que está cada vez mais presente na rotina das construtoras é o BIM. 

Já falamos muito aqui sobre o Building Information Modeling ou Modelagem de Informação na Construção no nosso blog, relembre aqui. Caso você ainda não saiba, essa é uma metodologia, ou processo, que envolve diversas ferramentas, contratos e tecnologia para a gestão e a geração de representações das características físicas e funcionais de construções. 

Diferente do desenho tradicional 2D, em que é feita uma representação planificada daquilo que vai ser construído, com a metodologia BIM é possível trabalhar modelos 3D mais fáceis de assimilar e fiéis ao seu produto final. 

Os modelos BIM são arquivos de computador que podem ser retirados, colocados ou trocados em rede para apoiar a tomada de decisão em relação a algum ativo construído. E eles não se limitam a uma representação visual, esses arquivos também têm informações do cronograma que podem ajudar, por exemplo, no controle da quantidade de colaboradores necessários, entre diversos outros fatores que podem mudar a programação do cronograma final. 

O custo é outro fator muito relevante do BIM, essa ferramenta dá um bom apoio na hora de fazer o orçamento dos projetos. É possível visualizar e estimar valores que o projeto possa ter em qualquer uma das etapas durante a sua execução. 

Além disso, a metodologia também vai proporcionar exatidão no planejamento do projeto e, consequentemente, uma maior economia de tempo e de materiais na sua empresa. 

BIM: Tecnologia na construção civil

Agora que já sabemos o que é o BIM, vamos entender qual é a importância dessa tecnologia na construção civil. Já pensou em nunca mais perder informações nos seus projetos? Um projeto em que todos os envolvidos conversam entre si, compartilham dados e tomam as decisões com base em um modelo virtual fácil de compreender. Parece até um sonho. 

Tudo isso ainda apoiado em uma base de dados padronizada, única e alimentada por todos, em tempo real, conforme o projeto vai acontecendo e evoluindo. Isso é um pouco do que a modelagem de informação na construção é capaz de proporcionar para a sua construtora. 

A utilização da metodologia BIM nas construtoras é um processo de melhoria que nunca acaba, porque a informação modelada traz muitas possibilidades de uso. Por isso, entender o nível de maturidade da empresa permite avançar, cada vez mais, na sua aplicação dentro do negócio.

Aplicação da tecnologia BIM no Brasil 

No dia 2 de abril de 2020, o Decreto n°10.306, estabeleceu o uso do Building Information Modeling na execução indireta ou direta de serviços de engenharia ou obras feitos pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM – Estratégias BIM BR, determinadas pelo Decreto n° 9.983, do dia 22 de agosto de 2019. 

De acordo com esse decreto de 2020, a implementação vai acontecer de maneira gradual, seguindo três fases, passando pelos anos de 2021, 2024 e 2028. A partir do ano passado, 2021, o BIM precisa ser usado no desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura, referentes a construções novas, reabilitações ou ampliações. 

Já no ano de 2024, será incluída a utilização da modelagem de informação na construção do planejamento, orçamento, controle da realização de obras e atualização de informações depois da construção. E, na terceira e última fase, em 2028, as instituições vão precisar utilizar essa ferramenta nos usos previstos nas duas primeiras fases, além do gerenciamento e manutenção do empreendimento depois da sua construção. 

Ou seja, a sua construtora já precisa ficar de olho e atenta na hora de acompanhar as mudanças

BIM e a manutenção preventiva e corretiva

A metodologia permeia todo o ciclo de vida das construções e, por isso, chega ao processo de gestão da infraestrutura, ou manutenção. No modelo BIM consta todas as informações em relação aos espaços, acabamentos, equipamentos instalados e compartimentos na construção. Assim como também aparecem os dados necessários para a operação e a manutenção. 

Dessa maneira, o uso dessa tecnologia na construção civil pode reduzir entre 3% e 6% nos custos de contrato de manutenção. Uma vez que as atividades se tornam mais assertivas, com um tempo de resposta menor e menos gastos com água, energia, entre outros insumos… 

A disponibilização e a organização das informações técnicas atualizadas, simplifica as inevitáveis reformas e adaptações ao longo da vida útil da construção, sendo uma grande ajuda também em possíveis reusos, demolições ou recomissionamento de edificações. 

Outra vantagem dessa tecnologia é a melhora da gestão dos sistemas de ar-condicionado, menos paradas na realização de manutenções não planejadas e a extensão da vida útil dos equipamentos, entre muitas outras. 

Obra Prima: o primeiro passo

Conheça o software de gestão de obras do Obra Prima e dê o primeiro passo na integração da sua construtora com as inovações e avanços tecnológicos da construção civil. As pequenas e médias construtoras precisam ficar de olho e acompanhar o movimento do mercado. Isso faz toda a diferença na hora de entregar um projeto com qualidade e segurança.

Sem falar que com a tecnologia que o Obra Prima disponibiliza, você entrega as suas obras no prazo e cumprindo o orçamento combinado com o seu cliente. Chega de passar sufoco e tirar dinheiro do seu próprio bolso no fim do mês. Chega de obras cada vez mais longas e intermináveis, isso não é bom nem para a sua construtora, nem para o seu cliente, muito menos para o seu controle financeiro

Marque uma demonstração gratuita do nosso sistema e descubra o que o Obra Prima pode fazer pela sua empresa. 

Quer saber mais sobre a tecnologia BIM e outras inovações na construção civil? Acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram. Escute também os episódios do Obra Cast clicando na imagem abaixo. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.