Temas DDS (Diálogo Diário de Segurança): promovendo a segurança no canteiro de obras

Aprenda a importância dos Temas DDS (Diálogo Diário de Segurança) e descubra 9 temas para promover um ambiente mais seguro nas obras.
Temas DDS (Diálogo Diário de Segurança): promovendo a segurança no canteiro de obras
Temas DDS (Diálogo Diário de Segurança): promovendo a segurança no canteiro de obras

Entenda o que é, qual a importância e veja nove temas de DDS (Diálogo Diário de Segurança) para promover mais segurança dentro do canteiro de obras na sua construtora!

Neste artigo, vamos entender a importância dos Temas DDS nas obras da construção civil, ressaltando o seu papel essencial na promoção da segurança e na conscientização dos colaboradores da sua empresa. 

Primeiramente, o DDS (Diálogo Diário de Segurança) é uma ferramenta muito importante para envolver toda a equipe em questões relacionadas com a segurança no canteiro de obras, garantindo a prevenção de acidentes e a criação de um ambiente de trabalho mais seguro. Descubra como os DDS podem ajudar para a proteção dos colaboradores e o sucesso dos projetos e confira nove sugestões de temas! 

O que é DDS (Diálogo Diário de Segurança) e qual é o seu objetivo? 

O DDS consiste em uma conversa rápida e que pode acontecer diariamente ou de acordo com a periodicidade específica para a realidade do seu projeto. Geralmente, os temas para DDS são apresentados no começo das atividades. 

Neste diálogo são abordadas pautas relacionadas à saúde e a segurança no trabalho, com o objetivo de conscientizar os colaboradores envolvidos na construção. Afinal, além de discorrer sobre os riscos ocupacionais que o ambiente de trabalho pode oferecer para o trabalhador, você pode investir também em diálogos sobre como evitar acidentes, recomendações de medidas preventivas e dicas sobre a utilização correta de ferramentas e equipamentos usados no canteiro. 

Além disso, outros assuntos importantes que são muito explorados envolvem: saúde profissional, organização e limpeza do ambiente de trabalho, rotina no canteiro e a preservação do meio ambiente. 

2 benefícios do DDS (Diálogo Diário de Segurança)

Agora que você já entendeu o conceito e a importância do DDS na construção civil, vamos conferir dois dos seus principais benefícios: 

1. Aumento da produtividade

É possível aumentar a produtividade uma vez que o colaborador está saudável e consciente em relação ao seu posto de trabalho. 

2. Redução de custos

Outro grande benefício dos DDS é a redução dos custos com assistência médica, psicológica, entre outros. Afinal, as conversas ajudam a prevenir acidentes e deixam os colaboradores mais à vontade para conversar, tirar dúvidas ou compartilhar problemas. 

Esses são apenas dois dos muitos benefícios do DDS. Por isso, é fundamental discutir e atualizar constantemente os aspectos de segurança e prevenção de acidentes! 

Tudo isso cria um ambiente de trabalho mais seguro, com menos risco e mais produtividade, além de contribuir para uma imagem positiva da empresa no mercado e para a satisfação do seu time. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

9 temas para DDS (Diálogo Diário de Segurança)

Agora que você já entendeu o que é, qual é a funcionalidade e os benefícios de DDS na sua construtora, vamos para os temas que podem ser tratados nessa conversa com os seus colaboradores: 

  1. EPI (Equipamentos de Proteção Individual);
  2. EPC (Equipamento de Proteção Coletiva);
  3. Trabalho em altura;
  4. Lesões nas costas;
  5. Movimentação de cargas;
  6. Higiene Pessoal;
  7. Ferramentas de uso coletivo;
  8. Primeiros socorros;
  9. APR (Análise Preliminar de Risco);

Saiba mais sobre cada um desses temas a seguir, acompanhe: 

1. EPI (Equipamentos de Proteção Individual)

Abordar como e quando usar cada EPI (Equipamento de Proteção Individual) e, durante o diálogo, entender se existe alguma área específica que precisa de maior reforço de informações pode fazer toda a diferença na segurança dentro do canteiro de obras. 

2. EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)

Assim como os EPIs, os EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva) também deve ser tema do DDS em alguma oportunidade, principalmente para conscientizar sobre a importância e melhorar a maneira como eles lidam com esses equipamentos. 

3. Trabalho em altura

Para realizar trabalhos em altura são necessários alguns cuidados especiais. Por isso, é fundamental realizar uma DDS, principalmente se algo precisará ser feito ao longo da construção. Existem muitas normas regulamentadoras a respeito dos trabalhos feitos em altura e elas devem ser de conhecimento dos envolvidos. 

4. Lesões nas costas

As lesões nas costas são muito comuns devido ao levantamento de pesos indevidos ou posições de trabalho cotidianas não ergonômicas. Então, uma das maneiras de evitá-las é conscientizar os seus profissionais de como lidar com ações cotidianas para prevenir que isso aconteça. 

5. Movimentação de cargas

O colaborador precisa tomar cuidado nessa atividade para impedir ou evitar acidentes que o machuque ou traga consequências ainda mais graves. Então, esse é um tema bem importante para DDS. 

6. Higiene Pessoal

Para evitar que problemas relacionados à proliferação de bactérias, exposição a poeiras e outros elementos contaminantes, é fundamental falar sobre higiene pessoal e como ela afeta o dia a dia dentro do canteiro de obras

7. Ferramentas de uso coletivo

Como lidar com as diversas máquinas no canteiro de obras ou em outras instâncias na construção civil pode ser uma boa oportunidade para abrir espaço para possíveis dúvidas que os colaboradores possam ter em relação a como cuidar e agir com cada uma das ferramentas disponíveis. 

8. Primeiros socorros

Ensinar os colaboradores a lidar com situações de primeiros socorros é fundamental em qualquer área, inclusive na construção civil. Isso porque imprevistos e acidentes podem acontecer em qualquer lugar a qualquer momento. Eles precisam estar cientes de como agir em situações e o que fazer em momentos de alto nível de estresse.  

9. APR (Análise Preliminar de Risco)

A etapa de APR é uma medida que tem como intuito mapear os riscos e prevenir possíveis acidentes no trabalho. Falar sobre a APR no DDS é uma das maneiras de orientar os colaboradores sobre os riscos inerentes de suas atividades laborais. Além disso, também é uma forma de transmitir confiança sobre as medidas de segurança aplicadas pela organização. 

Coloque em prática na sua construtora!

Já deu para entender a importância de trazer o DDS para o dia a dia da sua empresa! Então, coloque isso em prática e fale sobre os temas que fazem sentido na sua empresa. 

Então, para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando novidades e muitas dicas sobre obras e construção. 

Siga a nossa conta no Instagram para não perder nada que acontece no universo da construção civil!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.