Tecnologia na construção civil para conquistar novos clientes

Luiza Martin

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Quer que o cliente assine com você a execução de um projeto? Ofereça mais a ele! Saiba como o ERP Obra Prima se tornará um diferencial na sua construtora.

Já estamos em abril, mas a agenda continua vazia. Nenhum cliente marcou uma reunião para dar início a um novo projeto de obra. Enquanto isso, a gestão da construtora fica limitada aos contratos já fechados. O que não é nada mal, mas também não lhe deixa em uma situação confortável.

Será que o ano todo ficará nesse marasmo?

A crise teve impactos negativos na sua construtora. Você achou que 2019 seria o momento da retomada. Só que o crescimento está demorando a chegar.

Já experimentou se antecipar ao mercado?

Não dependa das circunstâncias para crescer. Afinal, como é possível conquistar novos clientes sem uma mudança radical de estratégia? A tecnologia na construção civil pode ser sua aliada nessa guinada.

Você já tem um ERP (Enterprise Resource Planning)? Se ainda faz a gestão da construtora em planilhas ou tem um sistema que não é específico para a construção civil, é bom reavaliar essa escolhas.

Além de ser a base da operação, o ERP para construtora pode apresentar diferenciais que ajudam você a desenvolver o relacionamento com o cliente. É isso que Obra Prima propõe ao seu negócio, que esteja mais próximo do consumidor.

Mas como fazer isso com a tecnologia na construção civil e para além dela? Confira neste post!

Portal do Cliente no ERP da construtora

Obra Prima é um ERP especializado na construção civil. Isso significa que é um sistema responsável pela gestão da construtora e considera as especificidades dos desafios enfrentados por ela.

Como perceber que um sistema de gestão é especializado na construção?

Simples: a tecnologia toma como base das operações os projetos de obra e não os setores da empresa envolvidos neles. Afinal de contas, antes de se ter um negócio estruturado e hierarquizado, a maioria dos empreendedores da construção começa com uma estrutura enxuta.

Por isso, o Obra Prima foi elaborado com base nos projetos de obra. Mas o grande diferencial dessa ferramenta no dia a dia a da construtora pode ser o que falta para você fechar um novo contrato o quanto antes: um bom relacionamento com o consumidor.

O Portal do Cliente, que é a versão do Obra Prima voltada aos contratantes e tem a missão de manter os reais donos dos projetos informados. E isso faz toda a diferença na hora de fechar um negócio.

Sabe por quê?

Por mais confiança que você transpareça, quem contrata serviços de construção quer saber de tudo e precisa lidar com um alto nível de ansiedade.

Imagine que, ao invés de ligar para você ou para alguém da equipe, o contratante tenha acesso a um diário da construção, com fotos, vídeos e documentos. Tudo isso, usando apenas o celular ou tablet. É isso que o Portal do Cliente oferece, além de ser o canal de comunicação mais confiável para tratar de alterações no projeto, envio de boletos e de outras documentações.

Mas existem outras formas de se aproximar de um futuro cliente. Já ouviu falar do marketing digital?

Marketing digital na construtora

Já pensou que para vender um imóvel é necessário mais do que um bom portfólio e uma boa qualificação profissional? Pois é, além de ser, se faz necessário mostrar a sua história e o seu conhecimento. Por isso o marketing digital tem se tornado um aliado de construtoras de Pequeno e Médio Porte (PME).

Mais barato do que o marketing tradicional, no ambiente digital você usa as redes sociais, associadas ao seu site e a um blog da empresa. A sua moeda de troca com o futuro cliente é a produção de conteúdos de qualidade. O que pode ajudar os consumidores a tomarem as melhores decisões.

A melhor maneira de começar sua estratégia, está na contratação de uma agência ou de um analista, além do uso de um sistema de automação de marketing. Começando dessa forma, o resultado vem mais rapidamente, mas nada impede que você mesmo assuma essa tarefa inicialmente.

O marketing de atração, por exemplo, pode movimentar a sua agenda e render grandes oportunidades. Ainda mais se você fizer ofertas atrativas!

Tenha margens financeiras para oferecer promoções

Sabe qual é a melhor forma de encantar o cliente? Oferecer descontos e vantagens. Quem não gosta de saber que foi contemplado com um desconto ou benefício?

O seu futuro cliente espera isso, desde que a promoção não comprometa a qualidade. E, com o Obra Prima você consegue encontrar um caminho seguro para não “trocar os pés pelas mãos” na hora de encantar o futuro contratante.

Sabe por quê?

Pois Obra Prima conta com uma ferramenta de cálculo que garante um orçamento assertivo. Você não cobrará a mais ou a menos e terá, portanto, mais controle sobre a margem de lucro a médio e longo prazos. O que significa saber com antecedências quais manobras financeiras podem ser operadas para fidelizar um cliente.

Isso significa garantir não somente preço, mas qualidade na construção civil. Este é outro item no qual Obra Prima pode ajudar a construtora.

Qualidade na construção civil

Feito como um ERP especializado, Obra Prima permite a gestão de projetos e insumos de modo que a qualidade seja mantida desde a compra de materiais até a entrega do projeto finalizado.

Já pensou em ter nas mãos um mapa de cotação automático?

Obra Prima não só dispara e-mails com solicitações de orçamento, como padroniza as respostas dos fornecedores e faz combinação dos melhores preços.

A sua lista de compras, por exemplo, pode ser composta por argamassa, rejunte e piso cerâmico. Cada fornecedor trabalha com marcas e tabelas de preço específicas. Muitas vezes aquele que tem o piso mais barato, não trabalha com um bom fabricante de rejunte, além de não ter o melhor preço na argamassa.

No mapa de cotação você faz a melhor combinação possível, priorizando o preço, mas julgando a qualidade. É possível julgar não só produto, mas o próprio fornecedor e atribuir qualificações ao atendimento dele. Assim, quando outro funcionário realizar uma compra, saberá da conduta do fornecedor.

Se o fornecedor tende a atrasar a entrega, isso compromete a qualidade da entrega da construtora. Portanto, a gestão da qualidade envolve tanto os materiais usados quanto os serviço dos quais a construtora é co-dependente.

Além disso, qualidade envolve diretamente atendimento!

Atendimento diferenciado

Imagine o quão diferenciada será a construtora que oferecer ao cliente um atendimento que englobe:

  • Um portal completo de informações;
  • Conteúdos de qualidade sobre construção civil;
  • Ofertas e promoções exclusivas para clientes atuais e futuros;
  • Rigor no prazo e na escolha das matérias-primas.

Será que é disso que você precisa para começar a aquecer a agenda de 2019? Que tal experimentar o Obra Prima? Aproveite e nos conte os seus resultados!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
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Descubra como aquecer suas vendas com a tecnologia da construção civil que vai lhe ajudar a conquistar novos clientes.
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