Sistema ERP para construção civil: o que você precisa saber?

Você sabe como funciona um sistema ERP para construção civil? Descubra tudo sobre essa ferramenta e o que ela pode oferecer para a sua empresa.
Sistema ERP para construção civil: o que você precisa saber?
Sistema ERP para construção civil: o que você precisa saber?

Você sabe como funciona um sistema ERP para construção civil? Descubra tudo sobre essa ferramenta e o que ela pode oferecer para a sua empresa.

ERP é uma sigla em inglês “Enterprise Resource Planning”, que pode ser traduzida para “Planejamento de Recursos Empresariais”. Basicamente, esse é um software que oferece ferramentas que possibilitam uma gestão integrada de toda a empresa, eliminando tarefas manuais e dando vantagem competitiva para a organização. 

Essa solução para a construção civil permite gerenciar e automatizar processos de negócios críticos para a empresa, como a gestão de projetos, de recursos, financeira, humanas, compras, estoque e outros.

Ela proporciona uma visão integrada e abrangente das operações de uma empresa da construção civil, possibilitando otimizar a eficiência, diminuir os custos e aumentar a lucratividade. 

Para você entender bem como esse sistema pode fazer toda a diferença na sua rotina vamos explicar um pouco sobre as suas funcionalidades, depois contar o que mais ele pode oferecer e, por fim, as vantagens de um ERP. Vamos lá: 

5 principais funcionalidades de um sistema ERP

Agora que você já entendeu o que é esse sistema, conheça cinda das suas principais funcionalidades que vão facilitar o seu dia a dia na construção civil: 

  1. Gerenciamento de projetos;
  2. Orçamento e financeiro;
  3. Recursos Humanos;
  4. Compras e estoque;
  5. Gerenciamento de riscos. 

Entenda um pouco melhor cada uma dessas funcionalidades: 

  1. Gerenciamento de projetos

O sistema ERP permite acompanhar a evolução dos projetos, desde gerenciar orçamentos e prazos, alocar recursos e até rastrear a produtividade dentro do canteiro de obras e no escritório. 

  1. Orçamento e financeiro

Como já citamos no item anterior, essa ferramenta ajuda a acompanhar o orçamento. Além disso, também controla o fluxo de caixa, realiza projeções financeiras e gera relatórios financeiros. O que vai ser uma grande ajuda para manter os projetos dentro daquilo que foi planejado e combinado com o cliente.

  1. Recursos Humanos

O sistema ERP também possibilita gerenciar colaboradores, incluindo contratações, folha de pagamento, benefícios e treinamentos

  1. Compras e estoque

Outra funcionalidade importante dessa ferramenta é a gestão do estoque, das compras e do inventário. Isso ajuda a evitar muitos prejuízos para a empresa. 

  1. Gerenciamento de riscos

O sistema ERP permite identificar, avaliar e gerenciar os riscos nos projetos da construtora. Dessa maneira é possível evitar muitos problemas e dores de cabeça ao longo da execução. 

O que um sistema ERP para construção civil precisa oferecer?

O mercado dos ERPs é enorme. E dentro dessa infinidade de possibilidades, existem algumas alternativas que atendem especificamente o segmento da construção civil. Ainda que cada empresa do setor tenha as suas particularidades e características, alguns recursos e ferramentas são fundamentais além daqueles que já citamos anteriormente, confira: 

  1. Cadastro de fornecedores;
  2. Gestão financeira;
  3. Emissão de Nota Fiscal;
  4. Cronograma de atividades;
  5. Mapeamento de riscos;
  6. Gestão de contratos;
  7. Atendimento especializado.

Vamos entender cada um deles a seguir: 

  1. Cadastro de fornecedores

Uma das facilidades de um sistema ERP para construção civil é oferecer o armazenamento de informações e dados dos seus fornecedores. E você sabe como podem haver diversos nomes para serem guardados, o que não será um desafio para esse sistema de gestão. 

Com o recurso, você pode acessar todas as informações com facilidade e parar de  perder tempo procurando o contato. 

  1. Gestão financeira

É fundamental avaliar como é a ferramenta de gestão financeira do ERP. Ele precisa entender realmente do seu negócio, lidando com o orçamento e assegurando a segurança dos dados. A partir disso, você terá mais tranquilidade na hora de diminuir custos, comprar insumos e contratar colaboradores. 

  1. Emissão de Nota Fiscal

Esse recurso aqui é fundamental e não pode faltar para ninguém. A Nota Fiscal Eletrônica ajuda a assegurar a legalidade da sua empresa e garante a confiança do mercado. Vários processos são otimizados com a sua emissão, como a conciliação bancária e o fluxo de caixa, não importa o tipo de Nota Fiscal que a sua empresa emite. 

  1. Cronograma de atividades

Essa é uma particularidade que envolve as empresas do setor da construção civil. Toda construtora precisa de um cronograma alinhado às expectativas do seu cliente e que entenda todo o ritmo da obra, respeitando os seus projetos. 

Mas não só isso, além de ser um diário de obras integrado, esse recurso ainda é muito simples, dispensando as planilhas em Excel. 

O cronograma deve possibilitar a integração com outros setores para além da engenharia, como o de estoque e finanças, simplificando previsões de acordo com o escopo do projeto. 

  1. Mapeamento de riscos

Toda construção precisa ter a sua previsibilidade de riscos. O mapa de riscos evita danos maiores para o projeto e, principalmente, para a saúde dos colaboradores. 

Além de realizar previsões de investimento e de possíveis custos caso algo dê errado. Por isso que o ERP para construção civil deve lidar com esse importante processo de forma inteligente e cuidadosa.  

Ele precisa recolher dados em relação ao ambiente, às pessoas que estão envolvidas no trabalho e quais são os laudos que precisam existir para que aquele canteiro de obras esteja regularizado pelas autoridades. 

Esse mecanismo deve envolver todos os tipos de riscos: os biológicos, ergométricos, químicos, físicos e ainda avaliar a intensidade que eles podem acontecer, de acordo com o perigo que apresentam. 

  1. Gestão de contratos

Independentemente do porte da construção, qualquer uma lida com contratos que devem ser respeitados ou ajustados de acordo com o andamento do projeto. Com um ERP para construção civil, fica mais fácil realizar o gerenciamento desses documentos, que podem ser acessados a qualquer momento em qualquer lugar. 

  1. Atendimento especializado

Ainda que um sistema ERP para construção civil funcione para simplificar a vida e a rotina da sua empresa, uma hora ou outra você vai precisar de uma mão amiga. Neste momento o suporte deve estar pronto para solucionar os seus problemas com agilidade. 

Manutenções e atualizações fazem toda a diferença. Ou seja, preste atenção na maneira como a empresa lida com falhas e potencializa a vida dos seus parceiros. 


6 vantagens de um sistema ERP para construção civil

O mercado da construção civil tem muito a ganhar com essa ferramenta. Afinal, ela facilita o fluxo de informações e as tarefas operacionais. Assim, o planejamento e a gestão de obras se tornam muito mais eficientes e seguros, com embasamento em dados relevantes de todos os setores e profissionais envolvidos no processo. 

Conheça seis vantagens do sistema: 

  1. Maior eficiência;
  2. Automação de processos;
  3. Melhor colaboração;
  4. Maior precisão;
  5. Melhor tomada de decisão;
  6. Redução de erros e custos.

Agora que você sabe quais são as vantagens, entenda melhor cada uma delas: 

  1. Maior eficiência

Um sistema ERP para construção civil pode ajudar a automatizar processos e otimizar a eficiência geral da gestão de projetos e operações. Isso pode incluir desde a criação de orçamentos e cronogramas até a gestão de documentos e comunicação com os stakeholders da empresa. 

  1. Automação de processos

Existem diversas atividades operacionais recorrentes que acabam atrapalhando a produtividade das empresas da construção civil. 

Fluxo de pagamento de fornecedores, recebimento das vendas, fluxo de caixa, folha de pagamento são apenas alguns dos processos e informações que influenciam de maneira direta na eficiência de um empreendimento. As ferramentas ERP auxiliam a resolver esse problema através da organização dos dados e automação de tarefas repetitivas. 

  1. Melhor colaboração

Um sistema ERP para construção civil possibilita que os diferentes envolvidos em um projeto colaborem de maneira mais eficiente, permitindo acesso compartilhado a informações, documentos e comunicação em tempo real. 

Por exemplo, se o setor de compra seguir um cronograma para adquirir um insumo sem pensar no fluxo da área de estoque, isso pode trazer consequências negativas. Agora, quando um ERP é usado, esse tipo de situação pode ser evitada. Afinal, cada setor sabe a realidade das outras áreas, o que auxilia no direcionamento das suas próprias decisões e tarefas. 

  1. Maior precisão

O uso de um sistema ERP para construção civil permite uma precisão maior na gestão de projetos, incluindo o acompanhamento de orçamentos e cronogramas, além de facilitar a identificação de tendências e desvios. 

  1. Melhor tomada de decisão

Um sistema ERP para construção civil fornece informações atualizadas e precisas para auxiliar os gerentes de projeto e outros envolvidos a tomar decisões mais informadas e com mais embasamento em relação às construções. 

  1. Redução de erros e custos

Levando em consideração as melhorias proporcionadas pelo ERP para os processos internos de gestão de obras, é possível afirmar que esse sistema pode ser fundamental para a realização de um projeto mais eficiente e focado. 

Isso porque com processos automatizados, um planejamento mais assertivo, profissionais mais bem informados e um fluxo eficiente de comunicação, o resultado é claro: menos retrabalhos e erros, menos prejuízos e custos e maior otimização de tempos e recursos. 

A solução para a sua construtora!

Embora o sistema ERP possua diversas vantagens e funcionalidades, ele pode ser um pouco complexo e caro. Por isso, existem outras soluções mais acessíveis e simples, inclusive na hora de implementar para as pequenas e médias construtoras do mercado que precisam de ajuda.

Esse é o caso do software de gestão de obras do Obra Prima! Com o nosso sistema, você terá uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque as planilhas e os controles manuais por uma ferramenta simples e integrada.

O Obra Prima é 100% na nuvem, facilitando o acesso através de qualquer dispositivo, seja web ou mobile. Seus documentos ficam digitalizados e disponíveis online, dando mais agilidade na comunicação com o cliente e no momento de compartilhar atualizações das obras. Tudo isso com custo zero dos servidores e backups. 

Conheça os benefícios que o Obra Prima traz para a sua construtora: 

  1. Portal do Cliente

Por meio do Portal do Cliente, a sua construtora terá um canal de comunicação para disponibilizar informações relevantes sobre a evolução das fases da obra, mostrar o cronograma orçamentário, gastos, compartilhar documentos e conversar pelo chat, que também está disponível no aplicativo. 

  1. Relatório Diário de Obras (RDO)

Com o Relatório Diário de Obras (RDO), a sua construtora sempre estará um passo à frente para evitar problemas que geram impactos na qualidade do dia a dia da obra. Registre as condições climáticas, tarefas realizadas, compra e recebimento de insumos e contabilize as horas trabalhadas. Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o e-mail do seu cliente. 

Para fazer o download gratuito do nosso modelo de Relatório Diário de Obras, clique na imagem abaixo, comece a usar e veja a diferença na sua rotina de obras: 

Banner 3: RDO
  1. Cotação Online

Cadastre fornecedores e prestadores de serviço, e faça a cotação online diretamente pelo sistema do Obra Prima. Elimine os erros de cálculo, ganhe mais agilidade, controle dos custos e dos prazos das obras da sua construtora. Tudo isso em um só lugar que você pode acessar de qualquer dispositivo. 

  1. Previsto X Realizado

Substitua de uma vez por todas o papel, caneta e planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com o seu cliente, de forma organizada e detalhada o relatório de Previsto X Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Com essas informações a tomada de decisão na hora de alocar os recursos e esforços fica muito mais precisa. 

  1. Medição Física

Acompanhe e registre todo o progresso do projeto, com base no cronograma físico dos serviços prestados dentro do canteiro de obras. Esta funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha mais clareza em relação aos custos por unidade de cada um dos materiais utilizados, do serviço realizado e do profissional que o fez

Essas são algumas vantagens do Obra Prima, para descobrir tudo que o nosso sistema de gerenciamento de obras pode oferecer para a sua construtora, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita: 

Além de todas as funcionalidades que vão transformar a sua rotina dentro da construção civil, também disponibilizamos um blog cheio de conteúdos exclusivos e úteis para quem trabalha no setor. 

Siga o Obra Prima no Instagram para ficar por dentro das novidades do setor! E escute o nosso podcast, o Obra Cast, para ter acesso a muitas conversas sobre assuntos relevantes com pessoas que realmente entendem do tema, basta clicar na imagem abaixo e dar o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.