Produtividade na construção civil: gerenciamento de equipes de trabalho 

Aumente a produtividade na construção civil com um bom gerenciamento de equipes no canteiro de obras. Confira as dicas!
Produtividade na construção civil: gerenciamento de equipes de trabalho
Produtividade na construção civil: gerenciamento de equipes de trabalho

Quer melhorar a produtividade na construção civil? Descubra como fazer o gerenciamento de equipes de trabalho em uma obra com essas 9 dicas que preparamos para você! 

Muitas construtoras sofrem com a gestão das equipes e acabam não focando tanto na produtividade. O que é um problema porque essa preocupação com a eficiência é essencial para o sucesso de qualquer negócio, inclusive no setor da construção civil.

Pensando nisso, trouxemos aqui nove dicas para otimizar a produtividade e melhorar o gerenciamento de equipes de trabalho na sua construtora. Confira a seguir e já coloque em prática:

9 dicas sobre como fazer o gerenciamento de equipes de trabalho em uma obra

O sucesso de um projeto depende muito de uma boa coordenação dos profissionais no canteiro de obras. Por isso, você precisa entender como gerenciar os times da melhor forma possível. 

Gerenciar as equipes de maneira eficiente é um dos segredos para conquistar bons resultados em obras da construção civil. Afinal, pessoas felizes e satisfeitas no trabalho conseguem produzir mais e melhor. Além disso, uma boa coordenação pode diminuir falhas e otimizar processos dentro de um canteiro de obras. 

Então, confira as nove dicas a seguir que preparamos para você gerenciar melhor os times da sua construtora e transformar os seus projetos em grandes sucessos: 

  1. Contrate bons profissionais;
  2. Mostre interesse pessoal;
  3. Tenha uma comunicação eficiente e aberta;
  4. Seja um líder exemplar;
  5. Delegue as responsabilidades;
  6. Planeje o projeto da maneira correta;
  7. Faça reuniões regularmente;
  8. Motivação é fundamental;
  9. Use a tecnologia a seu favor.

Agora que você já sabe quais são as nove dicas, vamos entender melhor cada uma delas para colocar em prática, acompanhe a seguir: 

  1. Contrate bons profissionais

A boa gestão de pessoas começa no momento da contratação. Divulgue a vaga para o público certo, deixando claro todas as condições e escolha pessoas qualificadas, com um perfil adequado e um bom histórico profissional. 

Leia também: 

10 dicas para a gestão do canteiro de obras – Obra Prima

  1. Mostre interesse pessoal

Embora o trabalho em equipe tenha a sua importância, é fundamental reconhecer o potencial e as dificuldades de cada um dos colaboradores. Afinal, mostrar preocupação e dar um feedback pessoal é muito importante. Assim, esse tipo de postura pode trazer um clima de amizade e de bons resultados no  projeto de uma maneira geral. 

  1. Tenha uma comunicação eficiente e aberta

A comunicação é fundamental para todas as fases do seu projeto da construção civil. Qualquer dúvida, incerteza ou ruído pode provocar custos enormes, perda de tempo e vários outros problemas no canteiro de obras. Por isso, no gerenciamento de equipes é muito importante estabelecer um fluxo de comunicação eficiente para todos os colaboradores. 

  1. Seja um líder exemplar

Você já deve ter escutado que a palavra convence, mas o exemplo arrasta, né? Por mais que se use belas palavras e argumentos convincentes, nada substitui o seu exemplo diário. Então, não deixe de estar presente na obra, mostrando que se interessa pelo time e pelo projeto. Algumas maneiras de colocar isso em prática é: 

  • respeite os seus superiores;
  • coloque a mão na massa;
  • tenha cuidado com o que fala;
  • use os equipamentos pessoais de segurança;
  • assuma responsabilidades pessoalmente.
  1. Delegue as responsabilidades

Os profissionais precisam saber exatamente o que devem fazer. Dessa forma, terão o direcionamento correto e não vão perder tempo. 

  1. Planeje o projeto da maneira correta

Um bom planejamento vai ajudar a gerenciar o seu time, dando um roteiro para as ações e tarefas necessárias. Afinal, a ideia é saber o quê, quem, quando e como será realizada cada uma das etapas da obra. 

  1. Faça reuniões regularmente

As reuniões têm um papel fundamental de comunicar o andamento da obra e repassar detalhes do projeto. Nesse momento também é possível dar um feedback em relação ao desempenho das tarefas, tanto individual quanto coletivo. Assim, com a troca de ideias, o responsável pode fazer os ajustes necessários. 

  1. Motivação é fundamental

A sua equipe precisa estar motivada para trabalhar de maneira produtiva. Algumas formas de fazer isso é: 

  • definir metas;
  • dar estímulos;
  • compartilhar o sucesso do time;
  • dar reconhecimento e elogios;
  • entre outros. 
  1. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para melhorar resultados em vários setores, e isso não é diferente na construção civil. É fundamental ter uma ferramenta que simplifica a gestão de obras e do time envolvido, tornando todo o processo mais bem sucedido. 

Hoje em dia, com os sistemas modernos, é possível acompanhar o desenvolvimento de todo o projeto, inspecionar as tarefas de maneira organizada e detalhada, além de acessar relatórios completos e atualizados. 

Essas são apenas algumas das principais funcionalidades de um software de gestão de obras. Para conhecer a ferramenta ideal que vai ajudar em todas as etapas do seu projeto e no gerenciamento da sua equipe, conheça o Obra Prima!  

Conheça o Obra Prima

O Obra Prima é o software de gestão de obras ideal para arquitetos, engenheiros, pequenas e médias construtoras que buscam mais agilidade, eficiência e dinamismo, sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. 

O nosso sistema é completo e tem o propósito de otimizar recursos, ajudar no controle financeiro e no monitoramento em tempo real desde o começo do projeto até a entrega final. Chega de sofrer com obras atrasadas, orçamentos estourados e clientes insatisfeitos. O Obra Prima foi desenvolvido para: 

  • eliminar planilhas e controles no papel;
  • conquistar mais clientes;
  • promover a comunicação entre construtor e cliente;
  • organizar a vida financeira e proporcionar mais lucratividade;
  • facilitar a cotação e compras. 

Tudo isso a um custo acessível, implementação imediata e de fácil utilização. Para saber mais, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso e conheça todas as nossas vantagens e funcionalidades!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil e saber o que esperar do mercado nos próximos anos? Acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta do Instagram

Não deixe também de ouvir os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes sobre os temas mais importantes do setor. Clique na imagem abaixo e dê o play. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.