Os 2 melhores aplicativos para construção civil em 2024

A tecnologia é fundamental na modernização da construção civil. Essas ferramentas ajudam no dia a dia dos gestores e dos colaboradores do setor, reforçando a segurança e a produtividade das tarefas realizadas

Além disso, os aplicativos têm como intuito otimizar o tempo e levar para uma obra ferramentas virtuais que possam substituir instrumentos manuais tradicionais. E eles estão se tornando cada vez mais indispensáveis no setor. 

A utilização dos apps em tablets e smartphones é imprescindível nos dias de hoje. Eles são úteis em muitas situações da rotina, inclusive, no ambiente profissional. Afinal, em diversos cenários, essas ferramentas ajudam a encontrar soluções para diversos problemas e otimizam os serviços prestados e o tempo investido para a realização. 

3 tendências tecnológicas que estão moldando o setor em 2024

Existem diversas tendências tecnológicas que estão moldando o setor da construção civil em 2024, como por exemplo: 

  1. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) está sendo muito usada no setor da construção civil para otimizar processos, prever falhar, melhorar a tomada de decisão e tornar as obras mais eficientes como um todo. Afinal, isso vai englobar desde o planejamento e agendamento até a utilização de algoritmos para avaliar grandes quantidades de dados e aumentar a produtividade do gerenciamento de recursos. 

  1. Drones

Os drones são ótimas soluções para as construtoras. Essas ferramentas podem ser utilizadas de diversas maneiras, como por exemplo: acompanhamento da evolução da obra, monitoramento do canteiro, facilidade na verificação de problemas, segurança de colaboradores, entre muitos outros.  

  1. Impressão 3D 

A tendência da impressão 3D está se tornando cada vez mais frequente na indústria da construção civil. Afinal, essa tecnologia permite ter maior precisão e eficiência na construção, oferecendo a possibilidade de criar componentes personalizados e diminuir o desperdício de recursos. 

Crescente adoção de aplicativos

Além dessas quatro tendências, existe uma crescente adoção de aplicativos para otimizar a eficiência, comunicação e gestão de projetos na construção civil. 

Para escolher a melhor solução para a sua empresa é fundamental entender o que o seu dia a dia precisa, quais são as necessidades que essa ferramenta precisa atender, se tem uma boa usabilidade, quais são as funções disponíveis, se tem integração com outros sistemas e a relevância para a construção civil. 

Além disso, esses aplicativos auxiliam no planejamento, na execução e no controle do projeto, facilitando a elaboração de orçamentos, aumentando o controle financeiro e otimizando a gestão de custos. 

Não só isso, mas esses softwares também ajudam na inspeção de obras e na garantia de qualidade, por meio de registros visuais, relatórios de verificação, controle de conformidade e muitas outras funcionalidades.  

Outro grande facilitador que esses sistemas oferecem para os usuários é a comunicação entre equipes, fornecedores e clientes com mais praticidade através do chat, que pode ser acessado pelo aplicativo ou pelo computador. 

Por fim, ao utilizar essas ferramentas, é possível fazer uma gestão de logística e da cadeia de suprimentos de maneira otimizada, com rastreamento de materiais, controle de estoque e gestão de fornecedores.  

Então conheça agora os dois melhores aplicativos para a construção civil em 2024 que oferecem todas essas funcionalidades e muitas outras para simplificar o seu dia a dia na realização das tarefas, acompanhe. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Os 2 melhores aplicativos para a construção civil em 2024

Se você quer conhecer dois aplicativos que oferecem todas essas funcionalidades que citamos anteriormente, confira o texto a seguir: 

Obra Prima: o software de gestão de obras

O sistema do Obra Prima é 100% na nuvem, facilitando o acesso através de qualquer dispositivo, seja ele web ou mobile. Além disso, você tem acesso a documentos digitalizados e disponíveis online, maior agilidade na comunicação com o cliente e compartilhamento das atualizações da obra, com custo zero com servidores e backups e muito mais! 

Conheça os benefícios do Obra Prima para a sua construtora:

  1. Portal do Cliente;
  2. Relatório Diário de Obras (RDO);
  3. Cotação Online;
  4. Previsto X Realizado;
  5. Medição Física. 

Quer entender melhor cada uma dessas vantagens? Então, acompanhe: 

1. Portal do Cliente

Com o Portal do Cliente, a sua construtora terá um canal de comunicação para disponibilizar as informações mais valiosas sobre o andamento das fases da obra, mostrar o cronograma orçamentário, gastos da obra, compartilhar documentos e conversar pelo chat, que também está disponível no nosso aplicativo. 

2. Relatório Diário de Obras (RDO)

Com o Relatório Diário de Obras (RDO), a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar imprevistos e problemas que possam interferir na qualidade do dia a dia da construção. 

Faça o registro das condições climáticas, atividades feitas e finalizadas, compra e recebimento de insumos usados, contabilização das horas trabalhadas. Depois, é só baixar o relatório completo em PDF ou enviar diretamente para o e-mail do seu cliente. 

Quer fazer o download de um modelo gratuito e completo? Então, clique na imagem abaixo, baixe e comece a usar: 

Banner 3: RDO
3. Cotação Online

Faça o cadastro dos fornecedores e prestadores de serviço, e realize as cotações online diretamente pelo nosso sistema. Elimine os erros de cálculo, ganhe mais agilidade, controle os custos e os prazos das obras da sua empresa em um só lugar que pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet. 

4. Previsto X Realizado

Substitua de uma vez por todas a caneta, o papel e as planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com o seu cliente, de forma organizada e detalhada o relatório de Previsto x Realizado e os motivos de cada uma das atualizações. Além disso, com essas informações em mão, a tomada de decisão para alocar esforços e recursos fica muito mais precisa. 

5. Medição Física 

Acompanhe e registre todo o progresso da obra, com base no seu cronograma físico dos serviços feitos no canteiro. Esta funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha uma clareza maior dos custos por unidade de cada material usado, do serviço feito e do profissional que o executou. 

Quer conhecer todas as funcionalidades e vantagens do Obra Prima para a sua empresa? Então, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração sem compromisso e sem custos para descobrir o que oferecemos: 

Software de gestão de obras

Obra Play: o ecossistema completo da construção civil

O Obra Play é a plataforma para todos os envolvidos na construção civil. Nela, é possível solicitar orçamentos, candidatar-se a vagas, encontrar fornecedores e profissionais bem avaliados. 

Essa ferramenta vai ajudar a sua empresa a ter mais: 

  • conexão: tenha acesso a milhares de fornecedores do setor;
  • agilidade: receba cotação em menor tempo;
  • economia: economize até 12% na compra de materiais. 

Então para saber tudo sobre a plataforma, acesse o link! 

Aproveite essa oportunidade!

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, entre no nosso blog. Aproveite também para seguir o Obra Prima no Instagram e acompanhar as novidades do universo da construção civil. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.