Precisamos falar sobre produtividade na construção civil. O tema é delicado porque, em geral, todos temos dificuldade em admitir nossas falhas, mas aí está a chance de ajudar sua construtora a crescer. Afinal, baixos índices de produtividade se refletem em custos mais altos e projetos mais longos.
Então, por mais que o Índice de Confiança da Construção (ICST) pareça uma montanha-russa, por trás de todo desafio existe a oportunidade. No post de hoje vamos mostrar como organizar processos para evitar perda de tempo na construção civil e aumentar a produtividade da sua construtora. Acompanhe!
O que é produtividade na construção civil?
Falar em produtividade na construção civil é falar sobre quanto se faz em quanto tempo para obter melhores resultados. Então, também é falar sobre a otimização de recursos dentro e fora do canteiro de obras.
Cuidar da produtividade na construção civil é usar as estratégias certas para aproveitar melhor o que se tem em mãos, como: espaço físico, ferramentas, insumos, mão de obra, processos e técnicas de gestão. Em outras palavras, é fazer valer a pena cada hora de trabalho realizado.
Como medir?
Pensando em lucrar cada vez mais, um erro comum a muitos construtoras é se preocupar em fazer mais com menos recursos antes mesmo de medir a produtividade na construção civil. Como veremos ainda neste post, por mais que pareça uma prática inofensiva, esse tipo de conduta pode trazer graves riscos e prejuízos financeiros para as empresas.
Para identificar gargalos e evitar qualquer problema, o melhor caminho a seguir é verificar a produtividade das obras através dos seguintes levantamentos:
- Capacidade de produção da mão de obra, para descobrir quanto trabalho é realizado por quantas pessoas e em quanto tempo;
- Planejado e realizado, para entender como vai a produtividade da equipe até então e o que pode ser melhorado;
- Tempo em que os materiais e equipamentos demoram para chegar ao canteiro de obras e quanto tempo ficam em uso para planejar ações que tragam mais eficiência.
Quais as consequências de não medir a produtividade na construção civil?
Com o tempo cada vez mais escasso, a falta de organização de uma construtora pode trazer graves consequências, como:
- Atrasos;
- Desperdícios;
- Erros;
- Problemas de estoque;
- Retrabalhos.
Todas elas levam a prejuízos financeiros, problemas com a equipe e podem ainda arranhar a reputação da construtora diante do cliente.
Com a falta de organização e tempo, a empresa perde dinheiro e credibilidade tanto diante dos próprios colaboradores quanto do mercado externo.
Quais os benefícios de organizar melhor os processos da construtora?
Ao organizar os processos e focar no aumento da produtividade na construção civil, a construtora tem acesso a benefícios como:
- Aumento na qualidade das entregas;
- Mais tempo para executar as atividades que mais demandam atenção;
- Redução de erros de gestão na própria empresa;
- Redução dos riscos de erros em obras;
- E maior sucesso, provocando o crescimento do negócio.
14 dicas para melhorar a produtividade na construção civil
Quer alavancar os resultados da sua construtora, mas não tem ideia de como otimizar os processos construtivos? Temos algumas dicas úteis para te ajudar:
- Capacite e motive os funcionários para aumentar a produtividade individual e coletiva;
- Elabore um planejamento de obras afiado para evitar o desperdício e a falta de materiais;
- Evite que vários membros da equipe comercial negociem simultaneamente unidades para evitar desentendimentos, dinheiro e tempo perdido;
- Faça um controle eficaz das receitas para reduzir impactos causados pela inadimplência;
- Invista em matéria-prima de qualidade para evitar retrabalhos;
- Jamais sobrecarregue profissionais para prevenir desgastes à saúde dele e quedas na qualidade dos serviços prestados;
- Leve o layout do canteiro de obras em consideração para agilizar a circulação de trabalhadores, máquinas e materiais;
- Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado para evitar entulhos, dificuldades e até acidentes;
- Ofereça aos clientes diferenciais como o acompanhamento da evolução das obras para que se sintam mais à vontade para negociar;
- Atente-se também aos requisitos necessários para garantir a segurança do trabalho e se precaver do custo humano e outros prejuízos e impactos produtivos;
- Siga com um controle eficaz do estoque para que seja compatível com a demanda;
- Tenha um bom controle sobre as compras ao saber o que precisa comprar, quando, por qual valor e dentro de qual prazo;
- Use um software de gestão de obras para controlar melhor o cronograma, acompanhar as atividades e gerenciar a produtividade, custos e prazos;
- Nunca desista de melhorar a produtividade na construção civil e de se motivar ainda mais com os bons resultados decorrentes disso.
Consegue perceber o quanto o crescimento da construtora depende de uma melhor organização de processos? Com pequenas atitudes, é possível tornar o trabalho muito mais eficaz e produtivo.
O que você vai perceber em longo prazo é que, além das atividades se tornarem mais ágeis, a qualidade será maior e toda a equipe trabalhará em sintonia. Como já é de se imaginar, não só a lucratividade e a rentabilidade dos projetos e obras aumentam, mas também a satisfação dos clientes.
E aí, gostou deste artigo? Esperamos que seja útil para que ajude sua construtora a crescer ainda mais. Se surgir qualquer dúvida sobre produtividade na construção civil é só escrever para nós ou deixar seu comentário.