Descubra aqui como o software de gestão de obras Obra Prima pode atender as mais variadas necessidades que seus projetos apresentem.
A gestão de obra é desafiadora! Quanto maiores e complexos os projetos, maior o número de atividades e etapas, mais dinheiro envolvido e riscos em potencial.
Por muito tempo a construção fazia o controle dos processos e de cada um desses detalhes com papel e caneta e, depois, com planilhas do excel.
Ainda que funcionais, esses controles dependiam de tempo e atenção para que erros não fossem cometidos, o que acontecia com frequência.
Como forma de solucionar esse problema e com a evolução das tecnologias e da internet nas últimas décadas, começaram a surgir os softwares de gestão de obras. Propondo uma automação para os diferentes cálculos e planilhas que podiam ser acessadas e atualizadas com rapidez, esses softwares foram uma inovação que ofereceu grande crescimento às construtoras.
Ainda assim, havia muito o que ser melhorado.
Foi buscando melhorias que atendessem melhor as dores e necessidades da construção civil que nasceu o Obra Prima.
Ao se tornar seu próprio cliente, construindo a sua casa, Wilson Pacheco, idealizador do software, percebeu que fazer a gestão de obras com papel, caneta e Excel abria muito espaço para erros.
Controlar as informações que ele via no canteiro de obras e entender o que a administradora apresentava como dados para manter o controle financeiro foi uma dor de cabeça que deveria acabar.
Ao buscar softwares, no entanto, percebeu que eles só atendiam necessidades de grandes obras e projetos e que possuíam um alto custo. Era hora de oferecer uma alternativa mais ampla e que coubesse no bolso de engenheiros, arquitetos e pequenas construtoras. Era hora de dar vida ao Obra Prima.
Quer conhecer a história completa do Obra Prima? Nós contamos tudo no post Como nasceu o Obra Prima >
Obra Prima: o software de gestão de obras que se adapta às suas necessidades
Na busca por garantir todo o auxílio que construtoras necessitam para uma gestão de obras otimizada com valores acessíveis a grandes, médias e pequenas construtoras e que se adaptem às necessidades de cada projeto, o Obra Prima oferece 3 planos para contratação. Conheça cada um deles e descubra o que podem fazer por sua construtora.
Plano Monet
Plano mais básico do Obra Prima, o Monet oferece os recursos indispensáveis para uma boa gestão dos projetos com algumas opções de personalização. O plano disponibiliza a criação de 1 usuário, 1 empresa (matriz/filial), 2G de espaço em disco e suporte de chamado técnico.
Nele é possível cadastrar até duas obras distintas com controles de seu dia a dia. Para a gestão desses dois projetos, a construtora tem disponível:
- Uma área do cliente com a função galeria de fotos e documentos para prestação de contas facilitada;
- Uma área de cadastros de fornecedores;
- Uma área para elaboração e controle de orçamentos de custos e de vendas;
Além disso, disponibiliza uma área financeira com:
- Controle de contas a pagar e receber;
- Movimentação financeira;
- Controle de fluxo de caixa;
- Reembolso de compras;
- Faturamento por administração de obras.
Integrado ao departamento financeiro estão as funções da área de compras, com os recursos de mapa de cotação, ordem de compra e solicitação de compras.
Plano Van Gogh
O plano Van Gogh oferece as mesmas funções que o Monet, mas com alguns recursos a mais. É um plano que oferece o cadastro de 3 usuários, 3 empresas (matriz/filiais) e 5 GB de espaço em disco, além do suporte chat online.
Além disso, a construtora passa a ter as funções:
- Relacionamento com o cliente na área cliente;
- Envios de cotações online na área fornecedores;
- A possibilidade de cadastrar 5 obras ativas e realizar o planejamento físico e financeiro de cada uma delas na área obras;
- Composição por insumos nos orçamentos;
- Solicitações de compras e cotações online;
- Área de apropriações com as funções apropriação financeira por serviço e demonstrativos gerenciais.
Plano Da Vinci
O plano mais completo do Obra Prima é o Da Vinci, que oferece cadastro ilimitado de usuários e empresas, 15 GB de espaço em disco e suporte telefônico. Com todos os recursos dos outros planos disponíveis, traz como diferencial:
- Portal do cliente;
- Quantidade de obras cadastradas ilimitada;
- Possibilidade de gestão de medições físicas;
- Criação de cronogramas de obras com o diagrama Gantt;
- Faturamento por medição física;
- Faturamento por taxa por avanço físico;
- Importar arquivo NFe (.xml);
- Aplicativo mobile.
É importante destacar que Portal do Cliente e Aplicativo Mobile, apesar de serem recursos incluídos só no plano Da Vinci, podem ser adquiridos como opcionais nos outros dois planos.
Outros recursos opcionais disponibilizados para os 3 planos são:
- Controle de Estoque;
- Integração Nfe;
- Alçada de aprovação.
Vale destacar que a plataforma Obra Prima é 100% digital com armazenamento em nuvem das informações, o que significa um custo zero com servidores e backup.
Como o Obra Prima pode transformar sua obra?
ERPs para a construção civil sempre foram vistos como um grande diferencial para as construtoras. Sua capacidade de organizar processos internos e externos ao canteiro de obras é uma das principais formas de assegurar a qualidade, eliminar erros e aumentar a lucratividade e crescimento dos empreendimentos.
O que os softwares de gestão de obras mostram, no entanto, é que não é preciso um ERP completo para alcançar o controle necessário, principalmente em obras menos complexas.
Esse é o grande diferencial que o Obra Prima oferece para transformar sua obra em um projeto alinhado e com qualidade final garantida: a personalização de um software que atende não só as especificidades do seu canteiro de obra, mas o perfil e necessidades da sua construtora.
Seu sistema de desenvolvimento de orçamentos é adaptável a obras de pequeno porte e atende igualmente bem grandes projetos com muitos custos diretos, indiretos e de documentação e taxas. Seus cronogramas controlam desde poucas etapas simples até projetos com muitas atividades simultâneas.
O melhor de tudo, o Obra Prima vem com um preço que cabe no seu bolso e a integração de departamentos ideal para não sofrer com prejuízos e imprevistos nem no canteiro de obras, nem na administração da sua construtora.
Quer saber mais sobre o software de gestão de obras Obra Prima? Escute a opinião de quem usa e aprova. Veja um dos depoimentos sobre o nosso software no vídeo abaixo: