Conheça a importância do cumprimento da NBR 5674, suas vantagens e boas práticas.
A Norma Brasileira 5674, a NBR 5674, é uma norma técnica brasileira que determina os requisitos básicos para o gerenciamento da manutenção em edificações e instalações.
Seu intuito é garantir a segurança, o conforto e a funcionalidade das edificações, além de aumentar a vida útil das instalações e equipamentos, diminuir os custos de manutenção e preservar o valor do patrimônio.
Para evitar a perda do desempenho devido aos desgastes dos sistemas, equipamentos e componentes, um dos procedimentos indicados pela NBR é o planejamento anual das atividades de manutenção.
Essa manutenção preventiva é essencial para garantir a segurança dos usuários do imóvel e valorizar o patrimônio. Sendo assim, preparamos um conteúdo com os principais pontos, confira.
Leia também:
Passo a passo para elaborar um relatório de visita técnica de obras
O que é a NBR 5674?
A NBR 5674 é uma norma técnica que define os requisitos para a realização das manutenções prediais, ajudando na criação de uma gestão da manutenção mais eficiente e preocupada em assegurar a conservação dos imóveis.
A norma traz em seu texto exigências como por exemplo:
- criação de um plano de manutenção com as devidas periodicidades e mecanismos para controle e cumprimento dos prazos determinados;
- adoção de diferentes tipos de manutenção (preventiva, corretiva e rotineira);
- monitoramento de indicadores de manutenção para assegurar a eficiência dos serviços;
- criação de relatórios de manutenção que atestem a degradação dos sistemas e que sejam acompanhados de recomendações de ações futuras;
- controle de orçamento de manutenção, respeitando todas as informações que deverão ser apresentadas;
- regras para registro e arquivamento dos documentos.
Todas as medidas determinadas pela NBR 5674 têm como intuito simplificar a criação de um planejamento anual de manutenções, além de contribuir para o controle do seu cumprimento e para a comprovação das ações executadas.
Qual é a importância da NBR 5674?
A norma determina diversos requisitos para o gerenciamento da manutenção predial, de cumprimentos necessários proprietários, prestadores de serviços e gestores, incluindo:
- Definição de responsabilidades: deve haver um responsável pela gestão da manutenção predial, que pode ser o gestor, o proprietário ou uma empresa contratada. Além disso, é essencial determinar as atribuições e tarefas para cada uma das partes envolvidas, de maneira objetiva e clara;
- Elaboração do plano de manutenção: é preciso elaborar um plano de manutenção preventiva e corretiva que estabeleça quais são as atividades que devem ser realizadas, os prazos de execução e a frequência. O plano deve considerar as características do imóvel e as necessidades dos usuários;
- Registro das atividades: todas as atividades de manutenção precisam ser registradas em um sistema informatizado ou em planilhas, para que possam ser monitoradas e analisadas. O registro precisa incluir dados sobre as tarefas feitas, os resultados obtidos, os custos envolvidos e as datas da realização;
- Avaliação da eficácia da manutenção: é preciso analisar a eficácia das atividades de manutenção, para verificar se estão sendo cumpridos os objetivos determinados. Avalia-se através de indicadores de desempenho, como o tempo médios entre as falhas, entre os reparos e o custo por manutenção;
- Treinamento e capacitação dos envolvidos: é fundamental capacitar os profissionais no gerenciamento da manutenção predial, para que realizem as atividades de maneira eficiente e segura. O treinamento deve abordar temas como normas técnicas, segurança do trabalho, planejamento e controle da manutenção.
Como deve ser feita a manutenção predial?
Para a realização da manutenção predial, a NBR 5674 estabelece diversos elementos que devem ser considerados de maneira a garantir a organização do programa de manutenção.
Certamente a norma enfatiza algumas características das edificações na hora de elaborar um plano de manutenção, como a tipologia, o uso, tamanho, complexidade do empreendimento, localização e o seu entorno.
Além disso, deve avançar para o planejamento dos recursos, incluindo a parte financeira e a equipe técnica necessária para a execução das manutenções.
- Manutenção rotineira
Faz de maneira cíclica e constante, na qual se cria uma rotina para a sua realização, como é o caso da limpeza predial e da lavagem de áreas comuns.
- Manutenção preventiva
São inspeções que acontecem de acordo com o plano de manutenção predial, com uma frequência pré-estabelecida. O intuito é identificar problemas e falhas em fases iniciais, não deixando que eles se tornem maiores e mais complexos.
- Manutenção corretiva
Faz de maneira emergencial para corrigir problemas de forma imediata, evitar prejuízos, o agravamento de questões e para permitir a continuidade do uso dos sistemas.
4 benefícios da NBR 5674
A aplicação da NBR 5674 traz uma série de vantagens para as edificações e instalações, assim como para os usuários e gestores, entre as principais, podemos destacar:
- Segurança
A Norma 5674 visa garantir a segurança das instalações e edificações através da identificação e correção de falhas e problemas que possam colocar em risco a integridade física dos usuários.
- Conforto
A manutenção correta dos sistemas e equipamentos ajuda a aumentar o conforto dos usuários por meio da garantia de condições adequadas de iluminação, temperatura e ventilação.
- Economia
Ajuda a diminuir os custos de manutenção através da identificação e correção de problemas antes que eles se agravem e gerem custos maiores.
- Valorização do patrimônio
A manutenção das instalações e edificações ajuda a valorizar o patrimônio por meio da preservação de características originais e da manutenção de um ambiente confortável e seguro.
Leia também:
O que é NBR 5410: A norma para instalações elétricas de baixa tensão
Coloque em prática!
A aplicação da NBR 5674 é uma norma de grande relevância, porque determina requisitos básicos para o gerenciamento da manutenção predial, visando garantir a segurança, o conforto e a funcionalidade das edificações e instalações.
A sua adoção contribui para o conforto, a segurança, a valorização do patrimônio e a economia. A implementação da norma requer um esforço contínuo e conjunto por parte dos profissionais envolvidos, mas os benefícios a longo prazo justificam o investimento necessário.
Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, então acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram.