NBR 12655: o que é e qual a sua importância?

Conhece a NBR 12655? Essa é uma das normas regulamentadoras que trata da qualidade do concreto, um dos materiais mais usados no Brasil, confira:
NBR 12655: O que é e qual a sua importância?
NBR 12655: O que é e qual a sua importância?

Você já conhece a norma NBR 12655? Descubra o que é e como ela afeta a vida do gerente de obra em relação ao processo de concretagem. 

As normas regulamentadoras são fundamentais para o processo de construção acontecer sem perigos e problemas. Por isso, a qualidade das técnicas e dos materiais usados precisam respeitar as normas regulamentadoras existentes, sem esquecer das exigências do mercado. 

A NBR 12655, em 2015, passou por um processo de revisão e ganhou mais visibilidade e notoriedade no meio da construção civil. Como um profissional que deseja melhorar o seu tempo e entregar construções de qualidade, você precisa conhecê-la e colocar em ação as recomendações desta norma. 

O que é a NBR 12655?

No ano de 1996, a NBR 12655 – Concreto de Cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – foi lançada e transformou o panorama da construção civil no território brasileiro. 

Como no Brasil a grande maioria das estruturas empresariais e residenciais usam o concreto como principal insumo, a qualidade e condições deste material foi regulamentada. Essa norma estabelece os requisitos para o preparo, a composição química e também o controle tecnológico do concreto endurecido e fresco. Além de determinar os critérios de aceitação ou não para ser usado em uma construção. É importante lembrar que se aplica aos concretos de massa específica normal, dos mais leves até os mais pesados, quando usados em estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas ou moldadas dentro do canteiro de obras.  

Resumindo, a NBR 12655 é uma ferramenta essencial para um gerente de obra, porque ao usá-la, este profissional pode basear as suas decisões em parâmetros amplamente debatidos pelos maiores especialistas no tema. Ao longo dos anos, os procedimentos evoluíram e, em 2015, a norma sofreu uma última alteração. 

Qual a importância da norma NBR 12655? 

A atuação do gerente de obra e do engenheiro civil precisa ser baseada em conceitos certos e sólidos, fazendo com que esse profissional consiga realizar as suas funções da melhor forma possível. Respeitando as exigências normativas, ele oferece um serviço de qualidade e evita quaisquer problemas no futuro. Ou seja, se você deseja gerir melhor a sua empresa, se baseie nessa e em todas as outras normas regulamentadoras existentes na construção civil. 

Leia também: 

NR 5 – CIPA: o que é essa Norma Regulamentadora e qual sua importância para a construção civil? | Obra Prima

NR 7: tudo que você precisa saber sobre essa Norma Regulamentadora | Obra Prima

NR 9: O que é essa Norma Regulamentadora e qual a importância? | Obra Prima

NR 10: o que é essa Norma Regulamentadora e qual sua importância para a construção civil? | Obra Prima

NR 37: A importância desta Norma Regulamentadora | Obra Prima

NBR 5410: A norma para instalações elétricas de baixa tensão | Obra Prima

Como a mudança da NBR 12655 afeta a vida do gerente de obras?

Nesta última atualização, alguns critérios foram acrescentados ou editados: 

  • compatibilização com outras normas regulamentadoras que complementam o seu escopo, como é o caso da NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimentos –  e também a NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto;
  • melhorias no texto de referência ao aceitamento de concreto em uma obra, se referindo às exigências de recebimento e abatimento do concreto antes do seu uso;
  • mudança dos requisitos de durabilidade, informando os cuidados levados em consideração na hora de projetar e realizar as obras em regiões sujeitas à águas agressivas;
  • aprimoramento das tabelas referentes à incidência de sulfatos e sulfetos. 

Com as revisões, inclusões e novas análises, a NBR 12655 ganhou uma atenção maior. Principalmente em um assunto de extrema importância para a construção civil no Brasil. 

Afinal, o país usa muito as técnicas de concretagem em suas construções. Diferente de outros países que exploram outras opções com mais afinco. 

Cuidados essenciais para realizar o transporte do concreto 

Existem algumas boas práticas que ajudam a evitar o acúmulo de resíduos na obra através do manuseio e transporte correto do material. Entre as principais questões, podemos citar: 

1. Transporte do concreto

Confira aqui algumas condições que precisam ser observadas:  

  • Faça uma análise do peso do concreto que pode dificultar o processo de frenagem, colocando o motorista e as pessoas ao redor em risco, caso aconteça algum descuido;
  • O planejamento da rota até o canteiro de obras é muito importante. Especialmente para evitar subidas muito íngremes, o que pode afetar a qualidade o concreto ou até derramamento em vias públicas;
  • Caso não seja possível evitar, é bom reduzir o volume de transportador ou caminhão de concreto de um estado mais seco, para que o material não seja derramado pelo caminho;
  • É fundamental analisar que o mínimo que um caminhão pode carregar é a quantidade de 3m³, o que possibilita a homogeneização da mistura e a qualidade do concreto. 

2. Tempo

O tempo é um grande aliado e ao mesmo tempo vilão de quem vive correndo atrás do cronograma, como é muito comum na construção civil. Quando falamos sobre transporte de concreto é fundamental prestar atenção no prazo máximo para o trajeto que precisa ser concluído em até duas horas e meia, o que está previsto nas normas regulamentadoras do Brasil. 

Nessas situações, os profissionais precisam estar cientes que extrapolar esse prazo exige atenção no uso de aditivos que auxiliam a tornar o processo de endurecimento do material mais lento. 

Leia também: 

Concreto reciclado: vantagens e desvantagens | Obra Prima

3. Limpeza

Último tópico: limpeza! É importante também observar que na norma NBR 12655 e nas normas regulamentadoras que tratam da qualidade do concreto em geral, o transporte precisa ser realizado de maneira uniforme. 

Por exemplo: as entregas que exigiram o uso de materiais especiais, como isopor ou fibras, devem ter o lastro do caminhão limpo depois da entrega – se a entrega seguinte diferir desses produtos usados. 

Além disso, entre uma entrega e a próxima, a logística possibilita que o tempo seja otimizado e o caminhão seja preenchido de novo sem problemas. Assim como a qualidade da obra, o cumprimento desse tipo de trabalho está sob responsabilidade da equipe de manutenção. Caso não esteja de acordo, todos os envolvidos no processo podem sofrer com consequências, inclusive o cliente, que perde a qualidade do material.

Acompanhe as normas regulamentadoras

Agora que você já sabe como garantir a qualidade do concreto nos seus projetos e entende a norma NBR 12655, tenha certeza que vai colocar tudo isso em prática nas suas próximas obras. 

Quer continuar descobrindo as novidades e ter acesso a conteúdos exclusivos que vão te ajudar a garantir a qualidade e a eficiência das suas construções? Então, fique de olho no blog e siga o Obra Prima no Instagram! >>

Estamos sempre compartilhando tudo que você precisa saber sobre o universo da construção civil. Aproveite também para ouvir os episódios do nosso podcast: o Obra Cast, são muitas conversas interessantes e fundamentais para quem trabalha neste setor tão competitivo. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.