Manual completo sobre como melhorar a gestão de obras

Aprenda a melhorar a gestão de obras na sua construtora com o nosso manual completo. Confira dicas para otimizar seus processos.
Manual completo sobre como melhorar a gestão de obras
Manual completo sobre como melhorar a gestão de obras

Confira o nosso manual completo sobre como melhorar a gestão de obras na sua construtora. Conheça as dicas e vantagens que você não vai querer perder.

Primeiramente, um bom gerenciamento reduz consideravelmente os custos finais e enfrenta desafios como comunicação, atraso na entrega de materiais, questões com mão de obra, falta de planejamento e imprevistos. A gestão de obras visa assegurar o sucesso de cada projeto com planejamento e realização adequados.

A seguir, apresentaremos as barreiras comuns e soluções para melhorar e otimizar esse processo em sua construtora, pois é necessário buscar constantemente melhorias para ter sucesso em um mercado competitivo e de alto investimento como a construção civil.

Como funciona uma boa gestão de obras na construção civil? 

A gestão de obras, na prática, se ocupa em administrar os recursos, materiais e pessoas ao longo da realização de um projeto, sempre usando estratégias e técnicas que permitam que o time e a empresa alcancem as metas estabelecidas. 

Ela funciona em diversas frentes, tanto no planejamento quanto na coordenação e também na execução e conferência da construção. Além disso, depende de um time especializado em todo o processo de construção, com capacidade para lidar com problemas e gerenciar a obra e a equipe. 

Gerenciar uma obra pode ser um desafio bastante estressante e complexo. Mesmo assim, esse é um processo fundamental para assegurar a realização adequada dos projetos e para que os custos, prazos e qualidade sejam atendidos como combinado. Neste manual, vamos apresentar as sete melhores práticas para melhorar a gestão de obras na sua construtora, confira a seguir:  

  1. Planejamento e orçamento de obras;
  2. Contratação de time e fornecedores;
  3. Comunicação eficiente;
  4. Gestão de projetos;
  5. Tecnologia;
  6. Qualidade e segurança;
  7. Sustentabilidade.

Agora que você conhece as práticas que vão ajudar nos desafios e barreiras no dia a dia da gestão de obras dos projetos da sua construtora, entenda melhor cada uma delas para colocar em prática: 

1. Planejamento e orçamento de obras

A primeira etapa para otimizar e melhorar a gestão de obras é ter um planejamento e orçamento adequado. Por isso, é fundamental entender o projeto, avaliar a sua viabilidade, determinar as metas e os objetivos e elaborar um cronograma realista de execução. 

Ainda assim, com o orçamento bem definido, é possível ter uma noção clara dos custos envolvidos na obra, evitando gastos excessivos e imprevistos desagradáveis. 

Precisa de ajuda no hora de montar o seu orçamento de obras? Então, clique na imagem abaixo e faça o download do nosso modelo que vai facilitar, agilizar e otimizar essa tarefa tão importante.  

2. Contratação de time e fornecedores

Já falamos aqui sobre a importância de um bom time e bons fornecedores. Por isso, escolher os profissionais e as empresas certas é primordial para o sucesso da execução de um projeto, afinal, contratar pessoas qualificadas e os fornecedores de confiança é assegurar que a obra será realizada com qualidade, dentro do prazo combinado e com os custos adequados. 

Entenda a importância da transparência e confiança nas relações com fornecedores da construção civil 

3. Comunicação eficiente

Manter uma comunicação eficiente com o time, os fornecedores e os clientes é primordial para fazer uma boa gestão de obras. Porém, as informações precisam ser transmitidas com clareza, velocidade e eficiência, evitando retrabalhos e problemas que podem gerar dores de cabeça. 

4. Gestão de projetos

A gestão de projetos é uma técnica muito importante para otimizar a gestão de obras na sua construtora. Afinal é necessário ter um sistema adequado para acompanhar o andamento do projeto, monitorar o progresso das atividades e tarefas, gerenciar riscos, identificar problemas e tomar decisões baseadas em informações confiáveis, precisas e atualizadas.

5.Tecnologia

A quinta dica está relacionada com uma grande aliada na gestão de obras: a tecnologia. Os softwares de gerenciamento de projetos, ferramentas de automação e dispositivos móveis podem otimizar a eficiência e produtividade da equipe. Além disso, fornecem dados atualizados e precisos para a melhor tomada de decisões possível. 

6. Qualidade e segurança

A qualidade e a segurança precisam ser prioridade na gestão de obras. Por isso, é fundamental garantir que os materiais, mão de obra e equipamentos sejam da qualidade adequada e que os procedimentos de segurança sejam rigorosamente seguidos, evitando problemas de qualidade e possíveis acidentes e dores de cabeça.

7. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que está tomando cada vez mais conta do mercado da construção civil. É essencial procurar técnicas e materiais que diminuam o impacto da obra no meio ambiente, além de garantir a eficiência energética e o uso racional dos recursos disponíveis. 

Dica extra: Invista em um software de gestão de obras para a sua construtora

Essa última dica aqui é extra. Você precisa investir em um software de gestão de obras. Venha conhecer o sistema do Obra Prima, ele é 100% na nuvem, facilitando o acesso através de qualquer dispositivo, seja mobile ou web. 

Nele, os seus documentos vão ficar digitalizados e disponíveis online, você vai ganhar mais agilidade na comunicação com o cliente e no compartilhamento das atualizações da obra. Além disso, o custo com os servidores e backups é zero! 

O Obra Prima oferece diversas vantagens e muitas funcionalidades para facilitar o seu dia a dia na construção civil, entre eles, destacamos seis, confira a seguir:

  1. Portal do Cliente;
  2. Relatório Diário de Obras (RDO);
  3. Cotação Online;
  4. Previsto X Realizado;
  5. Medição Física;
  6. Controle de Estoque. 

Entenda melhor cada uma dessas seis funcionalidades do nosso software: 

1. Portal do Cliente

Através do Portal do Cliente, a sua construtora conta com um canal de comunicação para disponibilizar informações importantes sobre o andamento das etapas da obra, mostrando o cronograma orçamentário, gastos, compartilhar documentos e conversar pelo chat, que também fica disponível no aplicativo. 

2. Relatório Diário de Obras (RDO)

Com o Relatório Diário de Obras (RDO), a sua construtora fica sempre um passo à frente para evitar problemas que impactam a qualidade do dia a dia das obras. Registre as condições climáticas, atividades feitas, compra e recebimento dos insumos e materiais usados, contabilize as horas trabalhadas. Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o e-mail do seu cliente. 

3. Cotação Online

Cadastre os fornecedores e prestadores de serviço, e faça cotações online diretamente do nosso sistema. Com isso é possível eliminar os erros de cálculo, ganhar mais velocidade e controle dos custos e prazos das obras da sua construtora.

4. Previsto X Realizado

Substitua de uma vez por todas a caneta, o papel e as planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com o seu cliente, de forma organizada e bem detalhada o Relatório do Previsto X Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Com essas informações a tomada de decisão para alocar os esforços e recursos fica muito mais precisa. 

5. Medição Física 

Acompanhe e registre todo o progresso da obra, com base no cronograma físico dos serviços realizados no canteiro de obras. Afinal, essa funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha maior clareza em relação aos custos por unidade de cada um dos materiais usados, do serviço prestado e do profissional que o realizou. 

6. Controle de Estoque

Controle e organize de maneira detalhada o seu almoxarifado fora do canteiro de obras, como por exemplo, a disposição dos materiais por quantidade e variação, e movimentação de entrada e saída de insumos.  

Quer conhecer todas as vantagens do Obra Prima e saber mais sobre o nosso sistema? Então, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso, basta clicar na imagem abaixo e escolher a melhor data e horário para você: 

4 vantagens de uma boa gestão de projetos para a sua construtora

Então agora que você já entendeu o que é a gestão, como é possível colocá-la em prática na sua construtora, descubra quais são as quatro principais vantagens dessa ferramenta para a sua empresa: 

  1. Produtividade;
  2. Redução de custos;
  3. Controle de materiais;
  4. Antecipação de problemas. 

Entenda melhor cada uma dessas vantagens: 

1. Produtividade

A produtividade é um dos mais importantes e maiores ganhos que uma boa gestão de obras pode oferecer para um projeto. Isso auxilia na realização de atividades de acordo com todos os requisitos de qualidade e seguindo o cronograma. 

Um modelo de produção automatizado favorece a otimização da organização do trabalho, e é também um indicador de qualidade do serviço realizado na obra. Assim, o gerenciamento está relacionado com a estratégia produtiva da empresa. 

2. Redução de custos

Para conseguir diminuir os custos é necessário uma boa gestão de obras. Isso porque contratações erradas, atrasos e outros problemas podem acontecer devido ao mau planejado e cuidado do gestor responsável. 

Além disso, a refação do trabalho é um dos elementos que mais provocam gastos desnecessários, ou seja, evitando esse problema é possível economizar recursos e o tempo dos profissionais envolvidos. 

3. Controle de materiais

Outro grande benefício de uma boa gestão de obras é poder contar com um controle de materiais que se traduz também em economia para o projeto. Um bom gestor evita o desperdício através de um registro de todos os insumos, acompanhando o seu uso para que seja adequado conforme as necessidades. 

Dessa maneira, não será preciso solicitar mais produtos para realizar o trabalho e a previsão de materiais será cumprida de acordo com o que foi planejado no começo da obra. 

Um sistema de gestão pode ser útil para manter esse monitoramento de materiais e evitar o desperdício. 

E, esse tipo de sistema auxilia na hora de verificar os dados históricos e criar cálculos mais assertivos da quantidade de matéria-prima necessária, reduzindo assim a incidência de desperdício e compras excessivas. 

4. Antecipação de problemas

Quando há um bom planejamento do projeto, antes mesmo que ele comece, são previstos os riscos possíveis. Assim, já se tem uma estratégia para essas questões serem resolvidas de maneira rápida e com o mínimo possível de prejuízos. 

Por isso, o tempo de resposta para a resolução de uma falha ou outro problema na obra será menor. Solucionar esse tipo de problema com velocidade evita que ele se agrave e prejudique o projeto. 

Fique sempre por dentro das novidades do setor

Gostou do nosso manual? Com essas dicas já dá para melhorar bastante a gestão de obras na sua empresa! Mas, é importante buscar constantemente maneiras de otimizar os processos dentro da sua construtora. Por isso, não perca tempo e confira as redes do Obra Prima. 

Então, para ficar por dentro das novidades e de tudo que está acontecendo na construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando novidades e muitos conteúdos exclusivos como este. 

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