A integração com os temas é parte fundamental das práticas diárias de segurança em um canteiro de obras. Por isso, você precisa implementar essa rotina nos seus projetos.
O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é um dos elementos mais essenciais na gestão de pessoas de uma empresa. Mesmo assim, muitas organizações não o colocam em prática por não conhecerem o básico.
Essas conversas são importantes porque aumentam a segurança do colaborador contra acidentes durante a realização das tarefas. Nesses momentos, ele pode tirar dúvidas, entender como se usam os EPIs da maneira correta e aprender como se proteger.
O que é o Diálogo Diário de Segurança (DDS) e o seu papel na promoção de uma cultura de segurança?
Os Diálogos Diários de Segurança (DDS) são encontros rápidos, com duração média de 5 a 15 minutos por dia, para orientar o time em relação aos riscos das funções e quais práticas precisam ser adotadas para evitá-los.
Apesar do termo DDS não estar presente em nenhuma das normas regulamentadoras, as NRS, elas exigem que as organizações informem os seus colaboradores dos riscos presentes no espaço de trabalho e as medidas preventivas exigidas. E é por meio do DDS que essa conscientização acontece.
Além disso, o DDS serve como uma ferramenta para reduzir a incidência de acidentes de trabalho, através da conscientização dos times em relação à:
- Formas mais seguras de trabalhar;
- Rotinas diárias de cada área;
- Atitudes que podem ser consideradas perigosas e devem ser evitadas;
- Ações emergenciais de primeiros socorros;
- Identificação de potenciais perigos.
O Diálogo Diário de Segurança também é responsável por garantir que todos estejam alinhados em relação às boas práticas de trabalho e que o time esteja engajado com essas orientações, otimizando a produtividade e segurança de todos.
Essa reunião diária é o principal canal de comunicação entre os gestores e a equipe técnica. É ela que faz com que todos estejam por dentro dos perigos e ações preventivas, responsáveis por garantir a segurança de todos dentro do ambiente de trabalho.
O encontro também ajuda a:
- Melhorar a produtividade;
- Reduzir os acidentes;
- Criar rotinas de trabalho mais saudáveis;
- Instruir e capacitar o time;
- Conscientizar;
- Engajar todos na realização do trabalho;
- Aumentar a qualidade das atividades feitas.
Experimente o sistema Obra Prima!
Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!
Por isso, é tão importante escolher os temas certos, isso vai influenciar diretamente na eficácia do DDS, caso você escolha assuntos que não conversam com as necessidades e características da obra, ele vai ser em vão. Confira a seguir os melhores temas.
6 temas para engajar o time
Contar com uma equipe engajada e atenta ao que está fazendo é fundamental. Por isso, separamos seis temas para você levar para os DDSs, confira:
1. Trabalho em equipe
Para promover a segurança, o trabalho em equipe é muito importante, e essa pode ser a temática abordada em um DDS!
Na elaboração do DDS certifique-se de abrir um espaço para a troca de ideias, implementar processos que foram sugeridos por colaboradores e incluir demais ações que promovam a participação de todos.
2. Dicas de produtividade
Ofereça dicas de produtividade para que a sua equipe possa aplicar na rotina. Para isso, envolva todos os membros do time. Além disso, é importante ser breve e conciso, já que o foco é fornecer soluções práticas e fáceis de implementar que vão fazer uma grande diferença no local de trabalho.
3. Segurança do trabalho
O DDS serve, principalmente, para enfatizar as boas práticas e a importância da segurança do trabalho. Por isso, esse tema não pode faltar. Deve ser abordado de maneira calma e relaxada, ao ressaltar os riscos mapeados pelos responsáveis e pela própria equipe, assim como orientar os colaboradores quanto às melhores formas de driblá-los.
4. A importância dos hábitos saudáveis
Os líderes que conduzem o DDS podem ressaltar como os hábitos saudáveis são fundamentais para os colaboradores, tanto durante o horário de trabalho quanto fora dele.
Isso ajuda em vários aspectos, desde a manutenção do número de dias afastados por conta de doenças ou mal-estar, até melhorias significativas na produtividade.
Também pode auxiliar na redução do risco e acidentes, porque os colaboradores considerados bem e saudáveis estão menos propensos a cometerem equívocos e erros.
5. Primeiros socorros
É fundamental realizar treinamentos com os colaboradores sobre primeiros socorros. Ensine como usar massagem cardíaca, como lidar com ferimentos, o que fazer caso alguém caia de uma grande altura, etc.
6. A importância dos EPIs e EPCs
O Diálogo Diário de Segurança precisa falar sobre os EPIs e EPCs, com o foco no uso adequado de cada item e as situações em que eles precisam ser utilizados. Esse também é o espaço para reforçar a importância de seguir os procedimentos de segurança da organização. Assim, os funcionários vão saber e seguir as orientações para prevenir acidentes e lesões.
5 dicas para criar um bom Diálogo Diário de Segurança
Para tornar esse momento mais dinâmico e participativo, você pode colocar em prática cinco dicas, confira a seguir:
1. Divulgue as datas com antecedência
A divulgação com antecedência é fundamental para que todos consigam se programar para comparecer ao encontro. Por isso, deixe claro a periodicidade, datas de realização, local e hora.
2. Escolha temas atuais e relevantes
Ao escolher temas atuais é possível prender a atenção dos seus colaboradores, fazer com que aumente o interesse pelo DDS e melhorar a participação de todos.
3. Opte por DDS mais rápidos e curtos
O que torna o DDS tão eficaz é que ele é curto, simples, dinâmico e não exige muito tempo do time. Isso ajuda a deixar as informações mais frescas na memória e ainda faz com que os seus colaboradores se concentrem melhor.
4. Aposte em um DDS para descontrair através de dinâmicas
As dinâmicas têm o objetivo de prender a atenção do time e estimular a sua participação. Você pode fazer uma dinâmica sobre integridade, por exemplo. Para começar, siga os passos:
- 1° Solicite três voluntários;
- 2° No primeiro, passe a fita adesiva nos dedos polegar e indicador da mão direita e peça para que ele pague uma folha de papel e dobre quatro vezes;
- 3° No segundo voluntário, passe a fita em toda a mão direita, cobrindo os dedos e peça para que ele desamarre e amarre novamente os cadarços;
- 4° No terceiro, passe a fita no dedo indicador e no dedo médio e peça para que ele escreva o seu nome em um papel.
Essa dinâmica ensina sobre a dificuldade de realizar tarefas simples com a restrição de movimentos nas mãos e no dedo.
5. Estimule o feedback
Para melhorar a realização do DDS, você precisa saber o que o time pensa e quais contribuições têm a acrescentar. Então, crie canais para o compartilhamento de feedback, experiências, dúvidas e sugestões.
Coloque em prática
Agora que você já conhece temas de DDS e sabe como torná-los mais interessantes para os seus colaboradores, coloque-os em prática na sua construtora!
Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram.