Cronograma de obras no Excel: por que a ferramenta não é a melhor opção?

O cronograma de obras no Excel pode não ser a melhor opção para a gestão de obras. Descubra aqui os motivos e quais são as soluções mais eficientes.
Cronograma de obras no Excel: por que essa ferramenta não é a melhor opção?
Cronograma de obras no Excel: por que essa ferramenta não é a melhor opção?

O cronograma de obras no Excel não é a melhor solução para a sua empresa. Descubra os motivos aqui. 

O Excel é uma excelente ferramenta, muito poderosa para gerenciamento de dados, mas quando se trata de criar um cronograma de obras, ele não é a melhor opção, afinal, não foi criado para isso, embora possa ser útil para uma grande diversidade de tarefas, como calcular custos e o orçamento. 

Hoje em dia, já existem outras ferramentas melhores para criar um cronograma de obras mais preciso, assertivo e de maneira muito mais rápida, que não tem as limitações do Excel e que contam com funções específicas para as necessidades do setor da construção civil. 

Esse é o caso dos softwares de gestão de obras, que facilitam e automatizam a criação do cronograma. Com uma plataforma específica para a construção civil, os usuários conseguem desfrutar de recursos avançados, como alocar recursos, acompanhar o progresso da construção e integração entre os módulos. 

As vantagens desse sistema não acabam por aí. A seguir, vamos explicar os motivos que fazem dos softwares uma ferramenta melhor para o seu cronograma de obras do que o Excel, acompanhe o texto para entender. 

5 razões para escolher um software de gestão de obras

Fazer um cronograma de obras é uma atividade fundamental na gestão de projetos da construção civil. Ele possibilita que o time envolvido no projeto tenha uma visão geral das tarefas programadas e das suas respectivas datas de início e fim. 

Porém, muitas empresas ainda usam as planilhas de Excel para criar o planejamento do tempo, sem considerar as vantagens oferecidas por um software de gerenciamento de obras. Entre os benefícios que esse sistema oferece para a sua empresa neste quesito, podemos destacar: 

  1. Maior precisão e atualização em tempo real;
  2. Integração com outras ferramentas de gestão;
  3. Facilidade na visualização e comunicação;
  4. Controle de acesso e segurança das informações;
  5. Automação de tarefas. 

Vamos entender melhor cada um desses tópicos a seguir, acompanhe:  

  1. Maior precisão e atualização em tempo real

Com um software de gestão de obras é possível criar um cronograma mais preciso e atualizado em tempo real. Isso porque o sistema possibilita que os dados e as informações sejam atualizados de maneira mais simples e rápida, evitando retrabalhos e erros, o que gera prejuízo e dor de cabeça. 

Isso não é possível no Excel, uma vez que será necessário atualizar todos os dados, deixando espaço para erro humano e até perda do histórico. 

  1. Integração com outras ferramentas de gestão

Um software de gestão de obras possibilita que o cronograma seja integrado com outras ferramentas usadas na gestão, como o controle dos custos e a gestão do time. Isso proporciona uma visão mais ampla do projeto e uma gestão mais integrada e eficiente.

  1. Facilidade na visualização e comunicação

O software de gestão de obras permite que todos os envolvidos tenham uma visão mais clara e intuitiva do cronograma, o que facilita a comunicação entre os colaboradores envolvidos no projeto. Além disso, o sistema possibilita a criação de gráficos e relatórios personalizados, simplificando a análise e a tomada de decisão. 

Os cronogramas de obras no Excel muitas vezes não oferecem uma visualização tão simples, é necessário gastar tempo para deixar a planilha fácil de entender, esse tempo poderia ser investido em outras tarefas que realmente não podem ser feitas por softwares. 

  1. Controle de acesso e segurança das informações

Com um software de gestão de obras é possível controlar o acesso às informações do cronograma, garantindo a privacidade e segurança dos dados. O Excel não oferece recursos de segurança, como a criptografia de dados. Isso quer dizer que eles podem ser facilmente acessados e alterados por pessoas sem autorização. 

Esse fator é um grande risco para a segurança e privacidade dos dados da sua empresa, principalmente se você estiver lidando com informações sensíveis ou confidenciais.  

  1. Automação de tarefas

Com um software de gestão de obras, é possível automatizar várias tarefas, como a atualização das datas de começo e fim das atividades, o que possibilita uma gestão mais eficiente e a economia de tempo. Assim, você foca no que realmente importa. 

As planilhas no Excel não são feitas de maneira automática e exigem que alguém invista muito tempo nelas, deixando espaço para erros humanos e perda de dados que podem provocar prejuízos e dores de cabeça. 

Já deu para entender como um cronograma de obras no Excel não é a melhor alternativa para o sucesso dos seus negócios! Se você cansou de projetos atrasados e falta de organização no seu cronograma, baixe o nosso Modelo de Cronograma de Obras com Gráfico de Gantt para te ajudar nessa tarefa! Basta clicar na imagem abaixo, fazer o download gratuito e começar a usar: 

Comece a usar um software de gestão de obras

Chegou a hora de dizer adeus para as planilhas no Excel! Afinal, fazer um cronograma de obras em um software de gestão de obras oferece várias vantagens. Então, se você tem uma empresa que atua no setor da construção civil e busca maneiras de maximizar a eficiência na gestão dos seus projetos, considere a adoção de um sistema de gestão de obras!

Vem conhecer a melhor solução do mercado para as pequenas e médias construtoras: o Obra Prima! Com nosso sistema, você conta a função de cronograma e visibilidade do andamento da obra. Ou seja, as informações estão sempre atualizadas, reduzindo os erros humanos e evitando atrasos! 

Além dessas vantagens, o Obra Prima também tem um Portal do Cliente para facilitar a comunicação, Relatório Diário de Obras (RDO) para você ficar por dentro de tudo que está acontecendo, Cotação Online que permite fazer tudo dentro do sistema, Previsto X Realizado para não perder nada e Medição Física que te dá mais clareza em relação ao projeto. 

Para conhecer melhor cada uma dessas funcionalidades e conhecer as muitas outras que oferecemos, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso do nosso sistema e comece a usar: 

Gostou desse conteúdo? Temos muitos outros no nosso blog e na conta do Instagram. Escute também os episódios do Obra Cast, o nosso podcast, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.