Entenda a importância e diferencial que uma cotação de fornecedores bem feita pode trazer para sua gestão de compras na construção civil.
Se todas as atividades da construção civil dependem da disponibilidade de materiais no momento em que são necessários, é impossível não dar um pouco mais de atenção a como realizar uma boa gestão de compras na construção civil, não é?
Com a complexidade das obras e detalhamento de cada projeto, o departamento de compras tem muito trabalho para organizar as necessidades e garantir que quantidades, entregas e pagamentos corram bem e a obra seja um sucesso.
Basta um erro, um pequeno deslize para colocar todo o projeto em risco de atrasos, prejuízos e perda de qualidade.
Você sabe disso, não é? Provavelmente já passou por alguma situação como essa. A gente sabe que isso é muito comum na indústria da construção civil…
Muitas vezes esses erros não são evitados por falta de visibilidade e detalhamento do projeto e problemas no orçamento.
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No entanto, o problema pode estar na relação com os fornecedores.
Poucas construtoras pensam nessa possibilidade, mas muitas vezes uma cotação de fornecedores deficiente ou uma análise superficial desses parceiros pode ser o maior problema de um projeto.
Que tal descobrir como otimizar seus projetos com uma cotação de fornecedores de qualidade?
Cotação de fornecedores: pote de ouro no fim do arco-íris da gestão de compras na construção civil
Sim, o segredo de uma boa gestão de compras está na cotação de fornecedores. São eles os responsáveis por fornecer os insumos para a obra e é a partir da qualidade de seus produtos e entregas que a qualidade do projeto é mantida.
Não é raro ver construtoras que mantêm parcerias fixas com fornecedores específicos, pensando nas vantagens que uma relação duradoura pode trazer. Essas construtoras não estão erradas, existem muitos benefícios, principalmente na negociação de prazos e parcelamentos de pagamentos em uma relação longa.
Ainda assim, ignorar as oportunidades que o mercado pode oferecer é um erro.
Uma ou duas cotações com lojas que você já conhece não vão oferecer uma visão completa dos preços praticados, da variedade de produtos e de possibilidades na relação custo benefício.
Essa visão limitada, muitas vezes, faz com que a construtora perca possibilidades de redução de custo e de obter produtos com qualidade diferenciada, podendo, inclusive, causar prejuízos para a obra.
É por isso que uma cotação de fornecedores bem estruturada e mais abrangente é um grande diferencial na gestão de compras na construção civil.
Já explicamos um pouco sobre o tema no nosso guia completo da gestão de compras na construção civil, mas é hora de descobrir como otimizar o processo de cotação.
Como conquistar uma cotação de fornecedores otimizada?
Existem alguns pontos que quando tratados com mais atenção podem otimizar significativamente a cotação de fornecedores e garantir uma gestão de compras na construção civil com muito mais benefícios para as construtoras.
Acompanhe aqui algumas dicas:
1. Controle a qualidade dos fornecedores
Conhecer os pontos fracos e deficiências dos fornecedores que costumam atender sua construtora é essencial para uma gestão de compras eficiente. Por isso, é indispensável que a construtora comece a criar, se ainda não faz, um controle da qualidade dos fornecedores com os quais trabalha.
Utilize algumas planilhas e critérios para avaliar o desempenho, como:
- Qualidade dos materiais, que pode ser feita com as Fichas de Verificação de Materiais;
- Cumprimento dos prazos de entrega;
- Qualidade do atendimento oferecido;
- Rapidez no envio dos orçamentos pedidos;
- Envio de documentações e notas fiscais relacionados aos materiais;
- Tipos de pagamento e parcelamento oferecidos.
Cada um desses critérios vai ajudar a avaliar melhor se as necessidades do seu projeto podem ser atendidas na hora de realizar as cotações de fornecedores.
2. Analise com atenção as possibilidades para pagamentos
Existem diversas possibilidades de parcelamento que são oferecidas pelos fornecedores de materiais de construção e avaliar essas opções é essencial para bons negócios na gestão de compras.
No geral, o que é oferecido para construtoras são 3 formas principais:
- Pagamento a vista;
- Entrada e parcelamento do restante em 30 e 60 dias;
- Entrada e parcelamento do restante em 28 e 50 dias.
É sempre importante lembrar que nem sempre o menor preço ou os descontos oferecidos em pagamentos a vista são interessantes para a construtora. Por isso, conhecer bem as possibilidades de pagamento oferecidas pelos fornecedores é essencial.
3. Crie um histórico de informações
Comentamos antes que é essencial controlar a qualidade dos fornecedores e a melhor forma de fazer esse controle é tendo um histórico dos fornecedores com os quais sua construtora costuma comprar.
Criar históricos não é importante apenas para a gestão de compras, mas para otimizar todas as etapas de seus projetos.
Apenas com a documentação de como a obra correu é possível evitar que problemas se repitam e melhorar o planejamento e execução.
A melhor forma de criar um histórico de informações da cotação de fornecedores na construção civil? Digitalizar processos.
Um bom software de gestão de obras vai oferecer um espaço para inserir dados, receber orçamentos, automatizar integração e gerar relatórios com informações importantes para auxiliar na decisão para aquele projeto e como base para futuras cotações.
Mapa de cotação inteligente: funcionalidades Obra Prima para sua construtora
Se sua construtora está em busca de cotações de fornecedores feitas de modo a ajudar na gestão de compras, é hora de conhecer a funcionalidade Mapa de Cotação Inteligente que o software de gestão de obras Obra Prima oferece.
Com essa funcionalidade fica muito mais fácil para construtoras conhecerem e entenderem melhor as cotações feitas com fornecedores e os benefícios que podem conseguir com cada uma delas.
As comparações são feitas de forma muito mais simples, uma vez que o sistema envia a mesma solicitação para mais de um fornecedor. Isso significa que ao receber a resposta com a cotação, a construtora vai ter em mãos os mesmos dados de todos eles, tornando a comparação de preços e possibilidades muito mais eficiente.
Além disso, todos os fornecedores estão cadastrados na plataforma, permitindo criar históricos e controles de qualidade muito mais detalhados e eficientes.
Conheça mais sobre essa funcionalidade do Obra Prima e entenda como ela complementa nosso sistema de controle financeiro, planejamento detalhado e elaboração de cronogramas e orçamentos de obras diferenciados.