Como otimizar o uso de recursos em um projeto de construção?

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Quer descobrir como otimizar o uso de recursos em um projeto de construção? Confira aqui as cinco dicas e hábitos que preparamos para você. 

Diminuir os custos em obras é uma das principais preocupações no setor da construção civil, principalmente quando o cenário é de instabilidade e crise econômica. Porém, é necessário pensar antes de cortar os custos, porque fazer isso de maneira indiscriminada e sem planejamento pode trazer como consequência o efeito contrário e gerar prejuízos para a sua empresa. 

Caso esse planejamento seja feito da melhor maneira, ele vai trazer muita economia e mais sucesso para os projetos e para a construtora. Pensando nisso, preparamos aqui um conteúdo com cinco dicas e hábitos para diminuir os custos em obras e otimizar os recursos em um projeto da construção civil. Confira a seguir. 

5 dicas e hábitos para otimizar o uso de recursos em um projeto de construção

Cumprir os prazos e orçamentos combinados para a realização da obra é um fator decisivo para o desempenho na construção civil. Porém, otimizar recursos no canteiro de obras costuma ser um dos principais desafios dos profissionais e das empresas responsáveis. 

É claro que o primeiro passo para otimizar os recursos de uma obra com eficiência,é dedicar tempo à etapa de planejamento. Isso significa fazer o levantamento das atividades necessárias por meio de um cronograma de obras e identificar os custos para a execução de cada uma das tarefas. 

Executar e gerenciar uma construção envolve diversos serviços e atividades e, para realizar tudo isso com eficiência, é fundamental buscar maneiras de otimizar os processos que devem ser feitos. Confira então as dicas que preparamos para você a seguir: 

  1. Cronograma físico-financeiro;
  2. Escolha dos insumos e produtos da obra;
  3. Controle dos resíduos da obra;
  4. Planejamento logístico;
  5. Uso de tecnologias.

Agora que você já conhece as dicas vamos entender melhor cada uma delas: 

  1. Cronograma físico-financeiro

Esse precisa ser o ponto de partida! Afinal, é através do cronograma físico-financeiro que você será capaz de acompanhar todas as fases da sua obra, os serviços e materiais necessários para a realização de cada uma delas e principalmente o investimento que precisa ser feito para realizá-las. 

É através dessa ferramenta que o gestor deverá acompanhar o andamento do projeto, sempre considerando aquilo que foi determinado no planejamento. Sendo assim, o cronograma físico-financeiro é fundamental para que seja possível otimizar os recursos da construção, porque possibilita que os profissionais responsáveis pela obra tomem decisões de maneira assertiva e rápida, sem extrapolar os limites determinados. 

  1. Escolha dos insumos e produtos da obra

Quando estamos falando de otimizar os recursos de uma obra, a escolha dos materiais e produtos tem grande importância. Isso porque os equipamentos mais modernos não só reduzem o risco de falhas e possíveis manutenções, mas também aceleram o processo construtivo. 

Por isso é sempre fundamental levar em consideração o custo-benefício na hora de escolher as ferramentas e os materiais. Cuidado com aquelas economias que podem acabar custando ainda mais caro no futuro. 

Outro hábito importante quando o tema é a escolha dos insumos da obra é separar um tempo para o levantamento quantitativo e a etapa de cotação dos materiais. Lembre-se que comprar materiais a mais pode ser tão prejudicial quanto comprar em quantidades menores que as necessárias. 

  1. Controle dos resíduos da obra

Evitar o desperdício no canteiro de obras é um hábito essencial para otimizar os recursos. Os resíduos produzidos pelo setor da construção civil são os maiores responsáveis pela produção de lixo no mundo, e quando não são bem gerenciados, podem provocar graves impactos no meio ambiente. 

A dica aqui é incorporar a chamada Cultura dos 3Rs da sustentabilidade no canteiro de obras: reduzir, reutilizar e reciclar. O objetivo é combater o desperdício e principalmente conscientizar os colaboradores em relação a importância de maximizar o uso de todos os recursos disponíveis. 

  1. Planejamento logístico

Outro ponto essencial que precisa ser considerado é o planejamento logístico da obra. Isso significa que você deve programar a compra e a entrega dos insumos para evitar a paralisação das atividades no canteiro. 

Afinal, uma obra interrompida devido a falta de materiais pode ter impactos significativos no prazo e até no aumento dos custos. 

Então, não se esqueça de organizar o canteiro para evitar perdas e danos. É necessário dispor os materiais, equipamentos e pessoas da maneira mais eficiente possível, diminuindo o movimento das equipes no espaço. Isso serve não apenas para preservar os insumos, mas também para evitar acidentes. 

  1. Uso de tecnologias

A última dica é otimizar o uso dos recursos através de um software de gestão de obras. Essa ferramenta é capaz de integrar todas as áreas da empresa, ajudando a evitar ruídos na comunicação entre os membros do time, possibilita a realização do levantamento dos custos do projeto de maneira precisa e veloz, ajuda a planejar as atividades e o seu sequenciamento de forma mais precisa, além de otimizar o controle das fases de uma obra. 

Quer conhecer o software de gestão de obras ideal para as pequenas e médias construtoras? Vem descobrir tudo que o Obra Prima oferece para sua empresa. 

Entre as nossas principais funcionalidades temos: Portal do cliente, cotação online, medição física, Relatório Diário de Obra, Previsto X Realizado e muito mais! 

Veja a diferença que essa tecnologia pode fazer no seu dia a dia neste setor tão competitivo. Clique na imagem abaixo e agende um horário para uma demonstração gratuita e sem compromisso do nosso sistema: 

Fique por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando novidades e muitos conteúdos exclusivos. 

Siga a nossa conta no Instagram, lá tem várias dicas e assuntos relevantes. Aproveite também para escutar o nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas sobre os temas mais importantes do setor de diversos pontos de vista. Clique na imagem abaixo e dê o play: 

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!