Como elaborar um planejamento de marketing para empresas da construção civil?

Amanda Libia

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Saiba como organizar o planejamento de marketing para empresas da construção civil e já aplique na sua. Assim, você conquista mais clientes e aumenta o seu lucro. 

Não importa se sua construtora possui os melhores engenheiros, tecnologia e preços…

Nada disso importa!

Se seu cliente não recebe a informação de forma convincente e concreta sua construtora terá muitas dificuldades em fechar contratos.

É essa aproximação com os clientes, a oportunidade de conhecer melhor o mercado e saber como gerar interesse que um bom planejamento de marketing para construção civil oferece para as empresas..

Principalmente para médias e pequenas construtoras, investir em marketing é um diferencial.

Isso garante as obras necessárias para manter a rentabilidade mensal e criando oportunidades de crescimento.

Descubra aqui como fazer um planejamento de marketing para construtoras. 

8 dicas para um planejamento de marketing para construção civil

Mais do que oferecer um bom serviço na hora de planejar e executar obras.

Para começar um bom planejamento de marketing para construtoras, a sua empresa precisa começar a pensar em como estruturar um planejamento capaz de atrair clientes, novos contratos e vendas.

Conheça aqui 8 pontos essenciais na hora de organizar o marketing na construção civil que fazem toda a diferença.

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Guia Básico de Marketing Digital para Construtoras – Obra Prima

1. Persona: o início de tudo

Para uma comunicação eficiente com clientes em potencial, sua construtora precisa saber quem é o público-alvo das ações de marketing e entender suas expectativas e necessidades.

É fazendo essa análise que se desenvolve a persona da sua empresa.

Ou seja, um perfil de pessoa que possui todas as características, desejos e necessidades que um cliente ideal teria e que ajuda a entender como conversar com esse cliente.

2. Site: sua obra refletida na internet

Uma obra com acabamento mal feito, revestimento desgastado, pintura em cor feia e com corredores que parecem labirintos jamais será comprada pelo cliente. 

Ao elaborar seu site esses princípios também devem ser aplicados.

Assim como os projetos construídos pela construtora, seu site deve funcionar bem, não apresentar dificuldades na hora do cliente se movimentar nele e ter um visual atrativo.

Sim, é preciso ter um site. 

É essencial ter uma página que concentre as informações da sua construtora e deixe claro ao cliente o que você oferece.

Destaque os seus diferenciais e assegure a transparência e profissionalismo da construtora.

3. Blog: conteúdo que te coloca como referência

Blogs são uma forma ideal de ganhar autoridade sobre os temas da construção civil e a confiança do cliente em que sua empresa sabe como trabalhar. 

É fácil encontrar conteúdos superficiais sobre a construção civil e construtoras que possuem blog têm a oportunidade de apresentar informações aprofundadas.

Lembre-se: seu cliente não entende de construção, mas gosta de entender o que está sendo realizado na obra, como funcionam equipamentos, materiais e cálculos.

Por que não oferecer um blog para que ele tire dúvidas e tenha bases para esclarecer as dúvidas com você em lugar de buscar um concorrente?

4. Conteúdos diferenciados e atrativos

Blogs são uma ótima forma de apresentar conteúdos, mas sua construtora pode (e deve) ir além para se destacar. 

Podcasts, webinar e até mesmo Ebooks e infográficos oferecem materiais ainda mais atrativos para os clientes.

Além de serem atrativos e poderem gerar ainda mais interesse nos clientes em entrar em contato com sua construtora, podem ser uma boa forma de criar um banco de dados de pessoas para entrar em contato em prospecções futuras.

Já que você pode pedir dados como nome, e-mail e porque se interessou pelo material na hora de oferecer acessos exclusivos.

5. Redes sociais atualizadas

Hoje em dia todas as pessoas estão presentes em ao menos uma rede social e as utilizam para buscar informações sobre empresas. Essa realidade afeta também a construção civil.

Estar presente em redes sociais e oferecer conteúdos constantemente é uma forma de mostrar as inovações e crescimento da sua construtora.

Isso gera tráfego para o site, novos leads e traz clientes mais bem informados sobre seu trabalho.

6. Invista em eventos

Fazer contato mais direto com clientes em potencial é sempre importante, além disso, não faz mal estar presente em eventos com outras construtoras.

Participar de workshops e convenções sobre o mercado da construção civil pode trazer muitas informações interessantes sobre novos materiais, tecnologias e tendências da construção que podem gerar oportunidades para a construtora.

Na relação com clientes, festas em lançamentos de empreendimentos, por exemplo, atraem muitos clientes interessados no serviço ou produto oferecido.

E, mesmo que não converta todas as vendas, proporciona contatos de clientes para oferecer futuros produtos e construção de projetos personalizados.

7. Conteúdos reais e atrativos

Invista em colocar em seu site, blog e redes sociais vídeos e imagens de qualidade, que mostrem detalhes e diferenciais dos serviços e produtos que sua construtora oferece. 

Lembre-se: uma imagem vale mais que mil palavras.

Ainda assim, palavras seguem tendo poder, principalmente quando são depoimentos de clientes satisfeitos com seu trabalho, que gera ainda mais credibilidade e confiança.

8. Realidade virtual 

Construir um projeto é um processo que toma meses e muitos clientes chegam com uma ideia na cabeça.

Mas, eles não conseguem visualizar os resultados ao ver plantas e outros documentos elaborados pela construtora.

Com o auxílio da realidade virtual, sua construtora pode apresentar uma simulação de como a obra ficará depois de pronta, dando um empurrãozinho na decisão do cliente. 

Esse é um grande diferencial na hora de estar um passo à frente da concorrência.

Planejamento de marketing para construtoras é apenas o começo

Ainda que seja essencial ter um bom marketing para se comunicar e atrair clientes, nenhuma construtora se mantém em crescimento no mercado se não for capaz de oferecer a qualidade prometida na hora de executar as obras.

Seu marketing só é verdadeiramente eficiente se vem acompanhado de uma gestão de obras otimizada.

Se ele for capaz de oferecer orçamentos atrativos e cumprir prazos de entregas prometidos.

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