Conquistar novos clientes pode ser mais simples do que se imagina, basta uma boa estratégia no mundo digital e a construtor ganha novas oportunidades. Saiba como fazer.
Concentrar os esforços em alcançar máxima qualidade nos projetos construídos é essencial para o sucesso de uma construtora.
Ainda assim, de pouco vale ter uma gestão eficiente sem ser contratado para realizar uma obra, certo?
Deixar a conquista de clientes em segundo plano é um grande erro, especialmente para pequenas e médias construtoras, e é hora de começar a pensar em estratégias competitivas para se manter no mercado da construção civil.
Grandes construtoras, com um alto fluxo de caixa, possuem diversas oportunidades de divulgação dentro e fora da internet.
A possibilidade de direcionar verba para dar maior visibilidade aos negócios é muito mais simples de ser feita.
Mas o que acontece com a pequena construtora e sua margem de lucro menor na hora de investir na conquista de novos clientes?
Não é impossível realizar uma boa estratégia de marketing sendo uma pequena construtora e não estamos falando em investimentos altos em grandes campanhas, outdoors e comerciais na televisão.
Essas campanhas têm altos custos e não são os únicos meios para divulgar o trabalho de uma construtora.
Estamos falando do mundo virtual, a internet como aliada da pequena construtora que busca crescer cada vez mais.
Criar estratégias que aproximem seu negócio dos clientes pode ser mais simples do que parece e gerar muitos resultados positivos se feita de maneira correta.
Separamos algumas dicas valiosas para ajudar sua pequena construtora a criar a estratégia para o mundo digital mais eficiente.
Construção civil conquistando clientes no mundo digital
A internet oferece um espaço onde é possível chegar muito mais facilmente em seu público alvo.
O mundo digital e as novas tecnologias da construção civil oferecem cada vez mais oportunidades de crescimento para as pequenas construtoras.
Entenda como as tecnologias podem ajudar o setor da construção civil em momentos de crise >
Saiba como aproveitar as novas oportunidades e criar uma estratégia eficiente para conquistar novos clientes.
1 Cuide do marketing digital
Com a internet é possível alcançar muitas pessoas e ampliar os processos de venda, principalmente com as mídias sociais.
Facebook e Instagram se tornaram plataformas não só para pessoas, mas para empresas mostrarem o que podem oferecer.
Ser ativo no meio online é, hoje em dia, essencial para qualquer construtora que deseja conquistar novos clientes.
- Uma das possibilidades são os grupos da área da Construção Civil, onde clientes buscam empresas e profissionais apresentam as novidades da área.
- Outra possibilidade é criar um site para a empresa, apresentando de forma clara os serviços oferecidos e conseguindo um bom posicionamento no Google quando algum cliente potencial faz uma busca na internet.
Claro, marketing digital depende de investimento e atenção. Fazer campanhas, compartilhar conteúdos relevantes e manter as páginas atualizadas é essencial.
Se a construtora puder, o ideal é contratar uma agência para garantir o máximo em qualidade. Se não for possível, façam vocês mesmos, o importante é estar presente.
2 Conheça seus clientes
Não adianta investir no marketing digital se você não sabe o que seus clientes precisam. Conhecer as dores, o que eles pesquisam, que serviços necessitam e como eles se comunicam é essencial para criar um relacionamento e se tornar atrativo.
Um dos temas que serve de exemplo aqui é a sustentabilidade.
O que você precisa saber sobre sustentabilidade na construção civil? Clique aqui e entenda >
Com os clientes cada vez mais preocupados com o meio ambiente, sua comunicação não será eficiente se você só divulgar serviços que tem alto consumo de água e materiais nocivos ao meio ambiente.
É preciso ter princípios alinhados com o que o público que você deseja conquistar considera importante.
Conhecendo as necessidades a construtora pode organizar sua comunicação e processos para agregar valor e ganhar destaque.
3 Saiba quem são os concorrentes
A concorrência na construção civil é grande, principalmente para pequenas construtoras que, muitas vezes, disputam com empresas maiores.
Saber quem são os concorrentes, então, é o único jeito de identificar seus diferenciais e buscar novos benefícios para oferecer aos clientes.
O cliente tem muitas opções de construtora para escolher e se diferenciar dos concorrentes é essencial.
Pesquise seus concorrentes, explore os pontos fortes e fracos deles e descubra como mostrar o que sua empresa pode fazer de melhor.
Pense nos serviços que são mais caros na sua empresa, como sistemas de reaproveitamento de água ou de otimização do uso de energia elétrica, garantindo que o cliente economize no uso do imóvel.
Seus concorrentes fazem isso ou é um diferencial que justifica o preço mais alto?
É assim que a construtora tem que pensar a sua comunicação.
4 Seja acessível
Não adianta ter um bom marketing, conhecer seus concorrentes e clientes e ser difícil entrar em contato com a construtora. Divulgar canais de comunicação e responder sempre é muito importante.
Uma das opções é oferecer o Cartão Virtual, uma forma de divulgar todos os canais da mesma forma como empresas fazem fora da internet.
Nele é possível oferecer links diretos. O cliente clica e é direcionado para uma conversa no whats ou para o chat do Facebook.
Colocar no seu site uma área de chat ou um número de telefone pode ajudar muito. Mas lembre-se: ele deve ser um canal funcional. Alguém precisa responder e não bastam respostas automáticas.
É essencial que o cliente possa tirar dúvidas e receber informações rápidas sobre a construtora e não responder faz com que eles busquem um concorrente com quem possam falar com menos esforço.
5 Invista no dia a dia das relações
Seja antes, durante ou depois de conquistar o cliente, estar sempre ali para responder às dúvidas, oferecer dicas e apresentar seu trabalho é essencial. Comentamos que é essencial ser acessível para possíveis clientes e essa acessibilidade tem que se manter sempre.
Utilizar softwares de criação de Relatórios Diários de Obra que permitam inserir fotografias e utilizar a computação em nuvem para enviar esses documentos para o cliente é uma forma de mostrar a evolução constante da obra.
O cliente já está te pagando, mas essa é uma forma de pagar a confiança que ele investiu na empresa, o que incentiva que ele indique a novos clientes e procurem a construtora para outros projetos.
O pós-vendas também é essencial.
O cliente tem que lembrar do negócio para quando surgir um novo projeto. Por isso, mantenha a relação, pergunte, algumas semanas após a entrega, se tudo está bem com a edificação, ofereça serviços de manutenção ou brindes. Seja lembrado.
Investir em estratégia e inovação é o futuro
A construção civil é um setor em constante expansão e se manter no mercado não é uma tarefa fácil para construtoras que não se destacam.
Usar as tecnologias disponíveis e todas as facilidades da internet é essencial.
Estar próximo do público é o único jeito de alcançar novos clientes, fechar novos projetos e conquistar cada vez mais obras, garantindo o crescimento e lucratividade da sua construtora.
Quer conhecer novas formas de criar diferenciais para sua construtora? Acompanhe as inovações e dicas da área de construção civil que o blog Obra Prima traz para você.