Adensamento do solo é a compactação do solo por meio de rolos compressores e/ou impacto. É a densificação do solo por processos naturais ou artificiais.
O processo do adensamento do solo depende do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem da água dos poros e saída de ar.
A compressibilidade é uma característica de todos os materiais quando submetidos a forças externas (carregamentos) e sofrem deformação.
O que diferencia o solo de outros materiais é que ele é natural, com uma estrutura interna que pode ser transformada através do carregamento com deslocamento e/ou ruptura de partículas.
Dessa forma, devido à sua estrutura própria multifásica, possui uma fase sólida (grãos), uma fase fluida (água) e uma fase gasosa (ar).
Assim, apresenta um comportamento próprio, tensão-deformação, que pode depender do tempo.
A compressibilidade dos solos é definida como uma diminuição do volume sob a ação de cargas aplicadas.
Conceitos importantes
Para entender o que é o adensamento de solo, é importante também entender o que é a compressão (ou expansão) e a compressibilidade.
Por isso, vamos explicar esses conceitos.
- Compressão (ou expansão): é o processo pelo qual uma massa de solo, sob a ação de cargas, tem variação no volume (“deforma”) sem perder a sua forma.
- Compressibilidade: relação que não depende do tempo entre variação de volume (deformação) e tensão efetiva.
- Adensamento: processo que depende do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem de água dos poros.
O processo de adensamento do solo pode se tornar um problema e gera curiosidade na humanidade desde as épocas clássicas.
Nessa época, grandes construções pareciam diminuir de tamanho quando na realidade estavam sofrendo as consequências do adensamento do solo.
Hoje em dia, a construção civil domina melhores técnicas para impedir que os efeitos danifiquem as estruturas construídas nos territórios.
Leia também 6 tecnologias imprescindíveis para a construção civil >>
Principais causas do adensamento do solo
- As edificações que estão presentes nos centros urbanos e no campo representam a principal causa para o solo perder a força em termos de água ao ponto de diminuir de tamanho.
- Devido ao aumento do lixo no mundo, as sociedades precisam reservar espaços nos quais se encontram os aterros sanitários. Com o excesso de resíduos o solo perde a capacidade de absorver a água e diminui o volume.
- Com o aumento de espécies que precisam de água subterrânea para sobreviver, como os carvalhos ou outras classes de árvores que possuem a particularidade de gerar a celulose. Ao levar em consideração os abusos na água subterrânea o solo pode ficar prejudicado ao ponto de acontecer o adensamento.
- Locais que não têm chuvas constantes precisam drenar água do solo para desviar para a agricultura, prejudicando e acelerando o adensamento do solo.
- Níveis de umidade também trazem diferença no sentido da terra aumentar ou diminuir de tamanho.
- Os níveis de minerais influenciam de maneira positiva ou negativa conforme a intensidade. Não se pode ignorar o fato de que o excesso pode ser prejudicial de maneira direta, não apenas de adensar, mas também de transformar o solo em um grande deserto.
Recalques
No Brasil, os projetos de construção civil apresentam a necessidade de existirem recalques que reservem como base para as residências antes do sistema do plano já ter o quadro completo.
Antes de acontecer o estudo que se reserva a análise do solo também é preciso conhecer de maneira detalhada o peso que existe em cada lado.
Isso para saber se a terra tem condições de manter o tamanho mesmo por um longo tempo com a estrutura na superfície.
De forma anterior a construir, quem lida com a engenharia precisa ter o conhecimento necessário para avaliar as melhores condições no sentido de aliviar a pressão do peso ao solo.
Solução
Isso tudo quer dizer que para realizar uma grande construção, é preciso ter em mente o adensamento do solo e conhecer um bom profissional da engenharia que saiba do assunto.
Afinal, esse é um processo natural da terra, que dificilmente vai ser controlado.
Para conhecer mais termos do dicionário da construção civil, clique aqui.