Adensamento do concreto pode ser um grande diferencial para construtoras que desejam melhores resultados com obras. Entenda sua importância.
Que cada detalhe das etapas na execução de obras tem um impacto imenso nos resultados, com certeza, sua construtora já sabe. A prova disso é a atenção constante que damos ao planejamento, cronograma e orçamento de obras, sempre buscando dicas de como tornar os processos mais eficientes.
O grande erro das construtoras, no entanto, não está em descuidar dos processos, mas em esquecer que os pequenos detalhes não podem ser apenas reconhecidos, devem ser cuidados.
Ter atenção única a cada uma das etapas, do planejamento à entrega é essencial para construtoras que desejam maior lucratividade, competitividade e qualidade para seus projetos.
Já pensou no peso e importância para as obras do adensamento do concreto?
O dia a dia do canteiro de obras tem muito impacto nos resultados obtidos e no sucesso da finalização das obras. Logística, organização e limpeza dos canteiros de obra são importantes, mas é hora de olhar para detalhes ainda menores, como o concreto.
É hora de conhecer um pouco mais sobre o adensamento do concreto e entender os benefícios que pode trazer para as obras da construção civil e seus resultados.
Adensamento do concreto: o que é?
Muitas vezes, o processo de lançamento do concreto faz com que a massa fique com bolhas de ar e excesso de água, o que pode prejudicar seu desempenho na construção.
É para evitar que isso ocorra que se utiliza o adensamento do concreto. Ele é um processo de compactação da massa, que pode acontecer manualmente ou mecanicamente.
No adensamento, a massa de concreto é pressionada para eliminar o excesso de água e ar e para que, ao ser utilizado, tenha um contato mais eficiente com estruturas e ferragens.
Concretos de alto desempenho são os que mais precisam passar por adensamento.
Ainda que seja um ponto em comum para qualquer tipo, no concreto de alto desempenho a aderência é muito mais prejudicada pelo excesso de água ou bolhas de ar na massa.
Como é feito?
Como já comentamos, o adensamento pode ser feito de duas maneiras: manual ou mecânica.
Nos dois casos o objetivo é o mesmo, aumentar a aderência e eliminar espaços ocos na massa, o que muda é a técnica aplicada e alguns outros detalhes que apresentamos agora.
Adensamento manual: socamento ou apiloamento
Esse adensamento do concreto é feito com peças de madeira ou barras de aço. Com elas, o concreto é socado e empurrado para baixo para eliminar os vazios e compactar melhor, aumentando a aderência.
O foco aqui não é golpear o concreto com força, mas muitas vezes.
É uma técnica que pode ser usada para camadas de concreto com espessura mínima de 5 a 12 cm e máxima de 15 a 20 cm. O socamento deve seguir até que o concreto apresente uma superfície lisa de cimento e elementos finos.
Para pilares e outros preenchimentos de grande altura, uma dica é bater com um martelo na placa de madeira de contenção para identificar, pelo som, se ainda existem espaços vazios na massa.
Uma desvantagem é a dificuldade em dar acabamento e maiores chances de não perceber vazios, sendo melhor usar o adensamento mecânico sempre que possível.
Adensamento de concreto mecânico: vibração ou centrifugação
É um processo onde, basicamente, uma agulha é inserida no concreto e começa a provocar vibrações na massa, o que elimina as bolhas de ar e excesso de água, não levando mais que 15 segundos.
Ainda que seja um processo simples e muito eficiente, existem diversos detalhes que devem ser considerados para o adensamento mecânico.
Definir a vibração depende de conhecer a consistência do concreto, sua plasticidade, a quantidade de concreto a ser adensado e a dimensão da peça.
Escolher a agulha correta exige saber, também, que agulhas de maior diâmetro significam maior amplitude e baixa frequência, enquanto diâmetros menores oferecem maior frequência e menor amplitude da vibração.
Por essas variações de amplitude e frequência e por exigir considerar o tipo de concreto, dimensão das peças e outros detalhes, o adensamento do concreto mecânico possui variadas técnicas, algumas internas e outras externas.
Ainda que seja o método mais eficiente e recomendado, é um procedimento que não pode ser utilizado em obras de pequeno porte, apenas de médio e grande porte.
Cuidado ao fazer o adensamento do concreto
Existem alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de ter os melhores resultados com o adensamento do concreto, principalmente para obras que utilizam o processo mecânico por vibração.
Veja aqui alguns detalhes que você não pode esquecer de conferir para garantir a qualidade da aderência do concreto nas estruturas:
- Cuidado com o excesso de vibração. Nem sempre mais vibração significa melhores resultados. Em excesso, ela pode causar segregação de agregados e afloramento da água de hidratação, causando ressecamento.
- Considere o raio de ação dos vibradores. É o raio de ação que vai determinar onde a agulha deve ser colocada em seguida para que não fiquem espaços não adensados entre uma área e outra.
- Não perca tempo antes do adensamento. Seja com o adensamento manual ou mecânico, o processo deve ser feito imediatamente após o lançamento do concreto. Deixar a massa descansar faz com que ela se torne muito menos eficiente e prejudique a qualidade. Considere isso na hora de elaborar seu cronograma de obras ao escolher o momento do dia em que vai lançar o concreto.
- Atenção às molduras e formas. É essencial respeitar a distância de 10 cm entre parede e forma e não deixar que as molduras trepidam durante o adensamento, a trepidação pode causar vazios em vez de eliminá-los.
Acompanhamento de projetos é diferencial de qualidade
O adensamento do concreto nas obras exige muito cuidado e constante acompanhamento.
Não considerar cronograma pode fazer com que o dia de trabalho exige horas extras ou as pausas para almoço não aconteçam, já que, uma vez que o concreto é lançado, o adensamento deve começar imediatamente e não pode ser interrompido.
Além disso, sem acompanhar o lançamento do concreto e suas particularidades, pode acontecer da frequência, amplitude ou técnica de adensamento serem aplicadas errado. Um erro e a aderência e durabilidade das estruturas em concreto são comprometidas e podem gerar retrabalho ou danos à estrutura com o uso.
Esse é apenas mais um exemplo de como estar constantemente acompanhando a execução de obras e seus detalhes faz a diferença na qualidade do projeto que a construtora entrega ao cliente.
Quer fazer um acompanhamento eficiente do adensamento do concreto na construção civil? Já é hora de adotar um RDO (Relatório Diário de Obras). Clique para conhecer esse documento e descobrir as vantagens que ele traz para construtoras e gestão de obras.